Sobrecarga de trabalho nos profissionais de RH: como evitar?
A sobrecarga de trabalho é uma realidade que, infelizmente, faz parte da rotina de muitos profissionais, inclusive na área de Recursos Humanos. Em um momento em que, cada vez mais, é exigido melhores resultados e produtividade, é necessário ter equilíbrio para evitar o esgotamento físico e mental dos profissionais.
O excesso de demandas, aliado a uma má gestão, pode resultar no aumento da rotatividade, falta de motivação no trabalho, além do desengajamento das equipes de uma empresa.
Neste post, você vai entender melhor a importância de falar sobre o assunto e como evitar que essa sobrecarga aconteça com o seu pessoal. Continue a leitura!
Quais são os efeitos da sobrecarga de trabalho no dia a dia?
Quando falamos em efeitos da sobrecarga de trabalho, os pontos que devem ser levantados são, principalmente, a produtividade e a assertividade dos processos realizados. Como o setor de Recursos Humanos é responsável pela gestão dos processos que envolvem pessoas, não há como ter produtividade se há um esgotamento do profissional.
Processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e retenção de talentos são exemplos de rotinas que demandam esforços, conhecimento e muita dedicação para que sejam executados da melhor forma.
Se o esgotamento físico e mental é uma realidade do profissional responsável por essas tarefas, não há como garantir bons resultados para o negócio, não acha? A consequência disso, naturalmente, poderá ser sentida em outras áreas da empresa e poderão, inclusive, afetar toda a produção.
Agora que sabemos que a falta de assertividade nas rotinas e a baixa produtividade são alguns efeitos da sobrecarga de trabalho, é importante entendermos o que é necessário ser feito para evitar.
O que fazer para evitar a sobrecarga de trabalho na empresa?
Existem várias práticas que contribuem para a redução da sobrecarga de trabalho, vamos citar algumas e explicar como podem ser usadas no cotidiano do RH. Acompanhe!
Faça uma boa gestão de processos
A integração entre todas as atividades que são responsabilidades do RH é uma forma comprovada para ajudar a distribuir melhor cada tarefa, assegurando mais controle sobre tudo que deve ser feito.
Um caminho simples para ter sucesso nessa gestão é usar fluxogramas, para detalhar a sequência de ações e os envolvidos.
Respeite o limite de cada pessoa
Todas as pessoas têm um limite físico e mental. Por isso, é necessário entender até qual ponto é possível ir sem comprometer a saúde. Respeitar essa linha é fundamental para que o profissional não se coloque em uma situação em que não consiga suportar.
Encontre novas soluções
A sobrecarga de trabalho pode ser causada por processos que são pouco produtivos, demandam esforços repetitivos ou que consomem energia excessiva dos profissionais. Para manter a harmonia é preciso sempre procurar soluções e novas formas para resolução de problemas.
Qual a importância de contar com inovação nos processos de RH?
Pensar em novas soluções é pensar em inovações tecnológicas. Algumas ferramentas e dispositivos foram criados para otimizar a rotina dos profissionais de RH e evitar a sobrecarga de trabalho.
Ter mais assertividade e segurança para realizar processos essenciais e tomar decisões é o melhor caminho para evitar retrabalhos. Com o uso de dados, People Analytics, Big Data e outras tecnologias no RH é possível ter mais conhecimento sobre como otimizar tarefas, ter mais precisão nos processos seletivos e até fazer uma melhor gestão de vagas e candidatos.
No longo prazo, tudo isso contribui, inclusive, para construir formas de retenção de talentos mais efetivas. Como uma rotina otimizada, os profissionais de RH se sentem menos sobrecarregados e terão mais tempo para se dedicar à questões mais estratégicas de Gente e Gestão.
Se você gostou do post e quer saber mais sobre como melhorar a rotina de trabalho na sua empresa, siga nosso perfil no LinkedIn. Postamos diariamente novos conteúdos por lá!