O que é soft skill? Conceito, exemplos e como desenvolver
Você sabe o que é soft skill? O termo é famoso e recorrente em conversas e planejamentos feitos por profissionais de Recursos Humanos. Uma vez que, os processos de recrutamento e seleção atuais levam em conta, principalmente, as habilidades comportamentais.
O mercado de trabalho vive um momento em que o potencial de performance de um profissional e suas características de comportamento e personalidade se sobressaem às habilidades técnicas. Afinal, estas podem ser aprendidas mais facilmente, sendo percebidas em diversos candidatos.
Neste post, você vai entender melhor o que é soft skill, quais as diferenças entre soft e hard skills, qual é a importância de cada uma delas nos processos seletivos e como aprimorá-las. Continue a leitura para conferir:
- O que são soft skills?
- Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
- Por que entender o que são soft skills?
- Quais as soft skills mais procuradas no mercado de trabalho?
- Como aprimorar as soft skills da minha equipe?
O que são soft skills?
Soft skills são habilidades relacionadas à maneira como uma pessoa interage ou se comporta com outros indivíduos e situações diversas, principalmente quando se trata do comportamento em equipe.
Os traços comportamentais ligados ao relacionamento interpessoal entram nessa categoria. Esses traços podem ser vistos em diversas competências, como a facilidade em se comunicar, a capacidade de trabalho em equipe, as atitudes colaborativas realizadas no dia a dia e a empatia.
Em um processo de Recrutamento e Seleção é essencial analisar essas habilidades para entender o potencial de cada pessoa.
Para isso, deve-se considerar aspectos como a capacidade de manter o foco, desenvolver ideias, reagir às situações cotidianas e agir com foco em resultados.
Veja algumas soft skills interessantes de serem avaliadas:
- colaboração: saber trabalhar bem em equipe;
- flexibilidade: conseguir se adaptar às inovações (mindset digital);
- trabalhar sob pressão: manter o foco em situações adversas;
- comunicação eficiente: saber ouvir e falar de uma forma que respeite a situação comunicativa;
- liderança: ter capacidade de gerir, engajar e direcionar os outros membros da equipe.
Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
Agora que sabemos o que é soft skill, é preciso entender o que as torna diferentes das hard skills. Como vimos, as soft skills são competências subjetivas e estão associadas a habilidades mentais e emocionais, influenciando comportamentos.
Já as hard skills são habilidades técnicas, que podem ser aprendidas em cursos, aulas, seminários ou palestras, por exemplo.
Além disso, as hard skills, normalmente, são apresentadas em currículos, de acordo com a trajetória de carreira de cada pessoa.
Dessa forma, é possível observá-las mais facilmente e analisar o desempenho de um candidato em relação a elas por meio de testes e provas específicos.
Isso não acontece com as soft skills, que são mais difíceis de serem medidas. Afinal, dizem muito sobre quem o indivíduo é e quais pensamentos e atitudes tem no dia a dia.
Portanto, o ideal é apostar em análises preditivas para conseguir mapear o perfil comportamental e ter mais segurança na tomada de decisões.
Por que entender o que são soft skills?
São o futuro do mercado de trabalho
Entender o que é soft skill é essencial para quem deseja se manter protagonista da sua jornada profissional. Afinal, cada vez mais, as habilidades comportamentais são essenciais para o mercado de trabalho.
Dentre as principais soft skills observadas, estão o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e o domínio das emoções.
Isso porque elas influenciam diretamente em aspectos como resolução de conflitos, visão estratégica e a manutenção de um bom clima organizacional.
Em contrapartida, segundo a Pesquisa de Escassez de Talentos 2023, o Brasil superou a média global de escassez de talentos em 3%. Ou seja, os dados mostram que o país apresenta uma carência de 80% no número de profissionais qualificados no mercado.
Isso justifica a alta demanda por hard e soft skills – aqui e no restante do mundo. Para se ter uma ideia, no Brasil, 82% das companhias têm investido no desenvolvimento dos colaboradores.
Enquanto, no restante do mundo, o número é de 71%. Além disso, 49% dos empregadores estão investindo na contratação de novos colaboradores aqui, ao passo que esse número aumenta para 51% nos outros países.
Otimizam o Recrutamento e Seleção
Pensando no sucesso dos processos de recrutamento e seleção, é indispensável compreender o que são soft skills e avaliar esse aspecto em candidatos.
Assim, será possível entender a compatibilidade de um profissional com a cultura organizacional, lideranças e equipes.
Além disso, é interessante que, ao abrir uma vaga, a pessoa recrutadora tenha, junto à gestão, realizado uma descrição objetiva da vaga.
Para isso, é ideal mencionar quais habilidades deve-se observar e são fundamentais para a adequação do perfil. Nesse momento, contar com ferramentas certas e as melhores soluções tecnológicas pode ser o melhor caminho.
Essas informações serão decisivas para aprimorar processos seletivos, pois vão auxiliar a compreensão sobre o perfil de uma pessoa, possíveis comportamentos, potencial de performance e expectativas de carreira.
Contribuem para o sucesso do negócio
O estudo Empresas Humanizadas do Brasil, apresentado em 2019, teve como foco mapear as empresas mais conscientes.
Para isso, levou em conta práticas humanizadas, sustentáveis e inovadoras, avaliando mais de mil empresas, 136 mil colaboradores e 900 mil consumidores.
Como resultado da pesquisa, foi possível afirmar que a rentabilidade de empresas humanizadas é duas vezes superior à média das maiores companhias do país.
Com isso, observam que a satisfação dos clientes é 240% superior em relação às demais. Além disso, o seu capital humano apresenta também uma satisfação 225% maior quando comparadas com a média do mercado.
Segundo o responsável pela pesquisa, os resultados obtidos reforçam que “as empresas que operam no Brasil, e são movidas por um propósito maior, com orientação para stakeholders, cultura consciente e uma liderança consciente de seu papel no mundo, são naturalmente mais lucrativas e prósperas que as demais companhias”.
Quais as soft skills mais procuradas no mercado de trabalho?
Conhecer e desenvolver diferentes soft skills da sua equipe trará muitos benefícios para o desempenho profissional e resultados entregues.
Afinal, como afirma o escritor e professor Peter Drucker: “as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.
Mas, quais habilidades comportamentais você deve considerar para construir times e desenvolver os profissionais da sua empresa?
Bom, quando pensamos no ambiente corporativo, algumas soft skills têm sido mais procuradas por recrutadores e valorizadas no universo corporativo. Saiba quais são as principais delas a seguir!
1. Reinvenção
A reinvenção é uma habilidade relacionada à capacidade de reaprender a aprender. Ela está muito associada ao conceito de reskilling, em que uma pessoa desaprende algo para aprender novamente e se atualizar.
No ambiente corporativo, ter uma equipe com indivíduos capazes de se reinventar pode ser uma boa estratégia para a gestão de mudanças e o desenvolvimento coletivo.
2. Adaptabilidade
Como o próprio nome já diz, a adaptabilidade se relaciona à facilidade de adaptação em diferentes contextos.
Essa flexibilidade tem muito valor para as empresas, pois remete a profissionais mais maleáveis e versáteis, dispostos a aprender e propor mudanças.
3. Bom humor
O bom-humor auxilia na sensação de bem-estar próprio e de quem está ao redor, sendo elemento transformador do clima organizacional e da relação entre equipes. Além disso, contribui para uma atitude positiva nas reações mentais, emocionais e físicas.
4. Autenticidade
A autenticidade pode ser um grande diferencial, pois remete à sinceridade e à coragem de ser quem é. Para isso, é essencial ter segurança para se expressar, ser criativo e agir livremente.
Por isso, valorizar a autenticidade pode ser a chave para formar equipes com uma boa confiança entre si, que se comunicam de forma aberta e trocam feedbacks com frequência.
5. Resiliência
A resiliência é uma soft skill extremamente importante para o trabalho, principalmente frente a desafios. Isso porque, ela demonstra a capacidade de lidar com as circunstâncias adversas com leveza, cautela e paciência.
Então, se a sua equipe é movida a resultados ou vivência a grandes desafios todos os dias, optar pela contratação de pessoas com uma resiliência bem desenvolvida pode contribuir para a manutenção do foco e do bom clima no setor.
6. Comunicação interpessoal
Outra competência importante é a de comunicação interpessoal, que está ligada até mesmo com a inteligência relacional. Isso porque saber se expressar de maneira clara, objetiva e empática pode melhorar (e muito) a maneira como as pessoas trabalham e se relacionam.
7. Criatividade
Ser capaz de buscar soluções criativas e propor ideias inovadoras pode ser um diferencial. Isso porque as empresas estão, cada vez mais, em busca de maneiras para se destacar nesta era tecnológica e de grande fluxo informativo.
Então, priorizar em sua equipe pessoas criativas pode ser um salto rumo ao sucesso do negócio.
8. Autodeterminação
Buscar profissionais com uma grande autodeterminação pode ser fator decisivo para o sucesso do seu negócio. Isso porque essas pessoas são mais independentes e práticas, se engajando ainda mais com as suas atividades.
9. Inteligência Emocional
Aprender a lidar com as emoções da melhor maneira é um exercício de autoconhecimento que auxilia em diversos fatores, como autocontrole, empatia, resiliência e visão sistêmica.
Principalmente para cargos de liderança, opte pela contratação de pessoas com uma inteligência emocional bem desenvolvida.
10. Autoliderança
A autoliderança (e a liderança por si só) é uma soft skill essencial para o trabalho, pois influencia na autonomia, na independência e proatividade das equipes.
Um profissional capaz de direcionar suas demandas e estabelecer prioridades pode, inclusive, influenciar seus colegas a serem ainda mais proativos.
Desenvolver as soft skills que você considera importantes para a sua empresa é uma excelente estratégia de negócio. Para identificar e trabalhar o aprimoramento dessas competências, existem diversas soluções e abordagens.
Uma das abordagens mais utilizadas hoje em dia é a psicologia positiva, que defende um aprendizado guiado pelas forças do profissional.
11. Raciocínio e solução de problemas
Outra soft skill bastante visada no mercado é o raciocínio e a solução de problemas. Essas características são muito importantes não somente para o desenvolvimento de lideranças.
Afinal de contas, elas demonstram que o colaborador é capaz de solucionar tarefas no dia a dia ou está preparado para colaborar em desafios mais complexos da equipe.
12. Tomada de iniciativa
Proatividade, sem dúvida, está entre as principais habilidades comportamentais buscadas pelos recrutadores. Tomar iniciativa é um indicativo de que o profissional está engajado e envolvido com o negócio. Além disso, essa skill é um ponto forte no plano de desenvolvimento de carreiras.
13. Colaboração e trabalho em equipe
A combinação de uma boa comunicação entre os funcionários e a colaboração gera um bom trabalho em equipe.
Afinal, é preciso buscar compreensão dentro da diversidade para que as distintas opiniões somem da melhor maneira nos projetos.
14. Confiabilidade e autodisciplina
Autodisciplina e confiabilidade são soft skills essenciais desde a contratação de um profissional. Sobretudo em tempos de trabalho remoto ou híbrido, ela passa a ser um requisito primordial para muitas empresas.
É importante para os gestores contarem com o time em todos os momentos — desde operação a estratégias diversas, passando a focar, assim, em tarefas específicas de gestão.
Como aprimorar as soft skills da minha equipe?
Estar em constante busca por aprimoramento é uma realidade do profissional que zela pela sua carreira e de equipes que caminham rumo ao sucesso.
Estar disposto a evoluir, mudar hábitos e ter agilidade no aprendizado (learning agility) são características muito valorosas no mercado de trabalho moderno.
Para potencializar o desenvolvimento profissional e o aprimoramento de soft skills, investir em uma consultoria especializada, metodologias inovadoras e tecnologias para Gente e Gestão pode ser uma ótima estratégia.
Uma boa alternativa, por exemplo, são soluções de análise preditiva e mapeamento de perfil comportamental. Essas ferramentas possibilitam identificar estilos de aprendizagem, compatibilidade com estilos de liderança e trabalho em equipe.
Para o recrutamento, seleção ou desenvolvimento de pessoas, essas informações ajudam na identificação do potencial de equipes, na construção de times mais harmônicos e, consequentemente, na excelência de resultados.
Além do auxílio de tecnologias no processo de trazer novas pessoas para o time, também é possível desenvolver a equipe já contratada. Veja, abaixo, o que pode ser feito!
Como desenvolver as soft skills do meu time?
Para desenvolver soft skills no dia a dia, visando os profissionais da sua equipe, é importante pensar em algumas ferramentas, estratégias e hábitos. Por isso, selecionamos algumas formas de trabalhar as soft skills na rotina de trabalho.
Estimule a pesquisa sobre o assunto
Recomende leituras sobre o assunto, conteúdos da internet – como canais, podcasts e perfis nas redes sociais – e cursos focados no desenvolvimento de habilidades interpessoais, como oratória e inteligência emocional, por exemplo.
Prepare dinâmicas focadas nas habilidades interpessoais
Uma forma de trabalhar as soft skills no ambiente de trabalho é criando interações entre os colaboradores. Dessa forma, as habilidades podem ser colocadas em prática, de forma que a Gestão de Pessoas observe, compreenda e estude as relações entre os funcionários.
Assim, é possível analisar a dinâmica de funcionamento entre pares, lideranças e demais setores da equipe, sendo possível propor melhorias aos pontos mais frágeis e seguir evoluindo aspectos positivos.
Proponha testes individuais voltados para soft skills
Além das dinâmicas em grupo, algumas soft skills podem ser trabalhadas individualmente. Exemplo disso são os desafios que exigem o desenvolvimento desse tipo de habilidade.
O que pode ser feito, nessa situação, é a atribuição de etapas importantes de um determinado projeto, apresentação ou tarefa para uma pessoa da equipe que se mostre interessada em se desenvolver.
Após o cumprimento da atividade, o gestor e o time de RH podem avaliar o desempenho do profissional e, quem sabe, ele pode avançar etapas no plano de carreira ou ganhar alguma bonificação, por exemplo.
Como consequência disso, no caso de resultados positivos, o colaborador se sente reconhecido, aumentando ainda mais seu desempenho. Caso o teste não apresente rendimento, a equipe segue funcionando normalmente, e o colaborador testado recebe os feedbacks necessários para continuar trabalhando sua evolução.
Agora que você já entende o que é soft skill, o que acha de saber mais sobre o próprio recrutamento preditivo?