Ownership: o que é e como ter talentos mais engajados na equipe
Sabemos que o mindset dos colaboradores está diretamente relacionado ao seu desempenho. Nesse cenário, o ownership torna-se crucial para motivar os talentos a impulsionarem suas contribuições e liderarem suas equipes em busca dos melhores resultados.
É por meio do ownership que profissionais se sentem mais pertencentes ao ambiente corporativo, elevando o engajamento e aprimorando as entregas.
Mas você sabe identificar o impacto do ownership na dinâmica da sua equipe?
Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa entender sobre o ownership antes de despertá-lo nos talentos da sua empresa. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
O que é o Ownership?
O termo ownership é derivado da tradução literal do inglês como “sentimento de dono”. Esse conceito representa uma perspectiva que incentiva colaboradores a agirem como verdadeiros parceiros nos negócios.
Esse sentimento inspira os funcionários a estarem mais engajados com suas responsabilidades profissionais. Afinal, para se colocar no lugar de donos da organização é necessário a preocupação com o futuro da marca e o desejo genuíno de conduzi-la ao sucesso.
Dessa maneira, o ownership pode ser percebido na rotina do profissional com pequenas atitudes. Contribuir com os colegas de trabalho, ser pontual, buscar novos aprendizados e pensar em soluções estratégicas para os desafios da empresa são alguns exemplos.
É importante notar que, em épocas passadas, essa abordagem era por vezes interpretada como uma forma de “bajulação” pelos líderes das equipes. No entanto, essa percepção mudou significativamente.
Hoje, o ownership tem ocupado cada vez mais espaço nas culturas organizacionais, sendo reconhecido como uma forma de comprometimento com os valores de toda a equipe.
Por que o Ownership é importante na empresa?
Como vimos, o ownership instiga nos talentos de uma empresa um forte senso de pertencimento e dedicação. Esse engajamento proporciona uma série de benefícios para colaboradores e empresas. A seguir, conheça os principais deles.
Fomenta a autorresponsabilidade
Ao nutrir a preocupação com o futuro da marca, os colaboradores desenvolvem mais responsabilidade em relação ao seu papel na empresa e ao impacto que exercem no negócio.
Dessa forma, prezar pelo ownership pode resultar em talentos mais comprometidos e que apresentam uma ampla visão sobre o que fazem.
Favorece a autonomia
Parte de se sentir dono dos negócios é estar mais à vontade com as atividades do trabalho. Por conta disso, o ownership pode trazer mais autonomia, permitindo que os colaboradores coloquem em prática suas atribuições de maneira mais efetiva.
Possibilita melhores resultados
Segundo Michael Mankins, sócio da consultoria Bain & Company, quanto maior o engajamento do colaborador com a empresa, maior será a sua produtividade.
Portanto, ter talentos com o mindset do ownership é ter presente na empresa profissionais empenhados em trazer melhores resultados.
Aumenta a lucratividade
Além de contribuir para melhores resultados, colaboradores com a perspectiva de ownership também impulsionam a lucratividade da organização. Afinal, a chave para o sucesso dos negócios é ter pessoas engajadas e satisfeitas com o que fazem.
Felicidade no trabalho
Além dos benefícios financeiros que o ownership proporciona à empresa, esse sentimento desempenha um papel fundamental no fortalecimento da cultura organizacional.
Afinal, com o sentimento de dono, colaboradores também experimentam uma maior sensação de felicidade no trabalho e na vida pessoal, pois se sentem à vontade com o cotidiano profissional e com a empresa onde trabalham.
Esse ambiente favorável também contribui para os objetivos estratégicos do setor de Gente e Gestão.
Ao promover o ownership, a empresa demonstra um compromisso genuíno com a saúde mental dos colaboradores, fortalece o employer branding e aumenta as chances de retenção.
Como despertar o Ownership nos colaboradores?
A importância do ownership para a empresa já está clara, mas como instigar esse sentimento e garantir a participação ativa dos colaboradores? É o que você confere a seguir!
Faça um planejamento estratégico
Antes de introduzir novas atividades na organização, é fundamental planejar cada etapa para atingir o objetivo esperado. Por isso, distribua o que será feito para levar o ownership à sua empresa em fases estratégicas e defina como cada uma delas será aplicada.
Para fazer isso, utilize um calendário para escolher as datas em que atividades serão colocadas em prática e combine com as equipes os colaboradores envolvidos.
Além disso, fazer um plano orçamentário também é essencial para otimizar os custos desse planejamento.
Incentive o ownership na cultura da organização
O ownership é um sentimento poderoso, capaz de impulsionar as entregas de um time. Então, nada melhor que incentivá-lo na empresa e ensinar aos colaboradores sobre a importância dessa perspectiva para o sucesso dos negócios e dos próprios talentos.
Para atingir esse objetivo, implemente o ownership no vocabulário das reuniões com as equipes e aproveite esses espaços para apresentar o conceito. Com isso, o ownership passará a ser parte dos valores da cultura organizacional da empresa.
Implemente treinamentos para as lideranças
O papel da liderança na mentalidade dos colaboradores é essencial. Por isso, ofereça treinamentos sobre o ownership para os líderes de cada equipe.
Nesses encontros, explique o que significa, quais os benefícios do conceito e como ele é aplicado no cotidiano profissional.
Com essa proposta, as lideranças poderão explicar sobre os impactos positivos desse conceito para seus liderados e propagar o ownership para a cultura de toda a empresa.
Ofereça trilhas de desenvolvimento para os colaboradores
Para incorporar talentos aos valores da sua empresa as trilhas de desenvolvimento são sempre protagonistas, e com o ownership isso não é diferente!
Implemente programas de aprendizado em que o sentimento de dono seja um dos principais assuntos abordados.
Outras ideias interessantes de temas que podem ser explorados nessas trilhas são o growth mindset e inteligência emocional.
Crie canais para trocas de feedback internos
Para avaliar os resultados da implementação de novas práticas na empresa, ouvir a opinião de talentos é importante para analisar a experiência dos colaboradores envolvidos. Então, que tal investir em canais de feedback?
Algumas atividades para motivar o feedback contínuo é a criação de formulários ou pesquisas para coletar percepções sobre como foi a experiência que você busca analisar.
Assim, você passa a entender a eficiência dos processos para levar o ownership à sua empresa e o que pode ser aprimorado nas etapas anteriores.
A forma como os colaboradores se sente no ambiente profissional e o ponto de vista deles sobre o que fazem é a raiz de boas entregas. Por isso, colocar essas medidas em ação para incentivar o ownership pode impulsionar os resultados dos negócios.
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