Competências socioemocionais: por que desenvolvê-las em talentos?
Você já deve saber que as hard skills não são as únicas habilidades a serem desenvolvidas no mercado de trabalho.
As competências socioemocionais, por exemplo, são essenciais para o alcance de bons resultados em uma empresa. É por meio delas que os profissionais aprimoram suas entregas, sua postura e contribuem para o crescimento do time e da organização como um todo.
Neste artigo, você entenderá tudo sobre as competências socioemocionais e como desenvolvê-las nos seus colaboradores. Reserve um tempo do seu dia, pegue papel e caneta e continue a leitura!
O que são competências socioemocionais?
As competências socioemocionais são habilidades relacionadas à personalidade individual, ou seja, ligadas à forma como cada um de nós se relaciona com suas emoções, sua realidade e com as outras pessoas.
Embora possam ser confundidas com a inteligência emocional, essas qualidades estão relacionadas a um conceito mais amplo: características positivas que se manifestam em todas as esferas da vida humana, inclusive no trabalho.
No aspecto profissional, por exemplo, elas são fundamentais para que os talentos alcancem a alta performance e ocupem posições estratégicas no futuro.
Quais são os principais exemplos de competências socioemocionais no trabalho?
1. Empatia
A empatia é fundamental dentro e fora de uma organização. Afinal, o ato de ser empático(a) contribui para as relações entre as pessoas e torna o convívio entre colegas de trabalho mais harmônico.
Em uma empresa em que a empatia é dominante entre as pessoas, há no clima organizacional mais compreensão, senso de contribuição e respeito mútuo.
Além disso, em áreas como Vendas e Comunicação, essa qualidade pode ser essencial para que profissionais tomem as melhores decisões, colocando-se no lugar dos clientes.
2. Responsabilidade
Um colaborador que não cumpre prazos e nem entrega suas obrigações não contribui em nada para os resultados de um time, concorda?
Por isso, é fundamental que os profissionais demonstrem senso de responsabilidade. Isso pode ser percebido naqueles que são éticos, dedicados e comprometidos com o que fazem.
Com esse perfil, um profissional pode levar os resultados da empresa ainda mais longe.
3. Adaptabilidade
A dinâmica das entregas em uma organização é frequentemente impactada por imprevistos. Por isso, profissionais que conseguem se adaptar a situações inesperadas são diferenciados.
A adaptabilidade impulsiona a resiliência e a flexibilidade nas situações em que é necessário mudar a trajetória ou a estratégia de algum processo ou projeto.
4. Organização
No dia a dia, é importante ser uma pessoa organizada para conciliar todas as tarefas da rotina – e no trabalho não é diferente!
A capacidade de organização é uma habilidade socioemocional que se relaciona com a gestão do tempo e com a forma como um profissional administra suas tarefas e prioridades.
5. Criatividade
Pensar fora da caixa é uma habilidade que pode levar um talento a trazer soluções para a empresa que não haviam sido pensadas antes.
Então, apostar no desenvolvimento da criatividade dos seus profissionais é uma maneira de se investir em inovação.
6. Comunicação
Comunicação é o pilar para o bom alinhamento entre as equipes ao longo de todo o processo de uma entrega. Afinal, a troca de informações é essencial para que cada etapa planejada de um projeto ocorra conforme e esperado.
Também é importante que cada talento saiba se expressar com clareza e objetividade no cotidiano de trabalho, contribuindo para o bom relacionamento entre as equipes e para os resultados alcançados.
7. Liderança
Diferentemente do que o consenso acredita, liderança não está relacionada somente com a habilidade de gerenciar pessoas e processos.
Liderar também representa a capacidade de ter uma visão ampla e saber administrar o próprio trabalho, seu tempo e as demandas individuais.
Como desenvolver as competências socioemocionais do seu time?
Agora que você conhece as principais competências socioemocionais e o impacto delas no sucesso de uma empresa, confira a seguir como desenvolvê-las na sua equipe.
1. Implemente trilhas de desenvolvimento
Para despertar ou potencializar habilidades, sejam elas voltadas para personalidade ou conhecimento técnico, o primeiro passo é planejar e executar trilhas de desenvolvimento.
Elabore quais treinamentos podem ser oferecidos para levar as competências socioemocionais aos times e quais profissionais ficarão responsáveis por cada um.
Nessa etapa, também é necessário estabelecer um cronograma para essas atividades e deixar claro o mapeamento de quais temas serão abordados.
Exemplos de assuntos estratégicos que podem ser relacionados às competências socioemocionais são soft skills e ownership.
2. Crie uma cultura de feedback
Depois de realizar as trilhas de desenvolvimento, é importante coletar opiniões dos colaboradores que foram treinados para entender a efetividade dessa iniciativa.
Pensando nisso, investir em uma cultura de feedback contínuo pode ser uma boa prática para entender como foi a experiência individual e coletiva e pensar em melhorias para as próximas ações.
3. Invista em processos de atração e seleção mais efetivos
Uma forma ainda mais direta de contar com pessoas que apresentam competências socioemocionais é contratar profissionais que já as possuem em sua personalidade!
Para isso, é fundamental saber como identificar essas qualidades em candidatos das oportunidades oferecidas pela empresa. Testes de personalidade e soluções de assessment podem ser aliadas nessa etapa.
Um processo de atração e seleção focado em identificar características específicas também trará, sem dúvida, talentos com as habilidades que você busca.
Para isso, invista em consultorias especializadas em recrutamento para selecionar as pessoas com o perfil certo para as posições que a sua empresa precisa.
Agora que você já entende o que são as competências socioemocionais e como desenvolvê-las, aproveite a leitura e confira o nosso artigo sobre Testes de Personalidade. Até a próxima!