Jornada do Colaborador: um guia para melhorar a performance da sua empresa
Você já se deparou com a situação de contratar um profissional cheio de garra e entusiasmo, mas que, com o tempo, deixou de apresentar os mesmos resultados?
Essa ainda é uma realidade comum, mas as organizações que investem em inovação estão repensando como envolver e inspirar seus colaboradores no longo prazo.
Quando essa abordagem é conduzida de forma orgânica e humanizada, os resultados se traduzem em retenção de talentos, desenvolvimento profissional das equipes e um posicionamento de destaque no mercado.
A Jornada do Colaborador vai muito além de uma série de experiências ao longo de uma carreira, ela é a base que molda a relação entre o funcionário e a marca empregadora.
Infelizmente, nem todas as empresas reconhecem essa importância, deixando de lado uma estratégia fundamental para a Gestão de Pessoas.
Para não cometer este erro, neste artigo você terá um guia sobre como trabalhar a Jornada do Colaborador e otimizar a performance do seu negócio. Boa leitura!
O que é a Jornada do Colaborador?
A Jornada do Colaborador é uma trajetória pela qual um profissional percorre ao iniciar em uma organização, desde a admissão até o desligamento.
Cada momento vivenciado nessa jornada influencia sua experiência e engajamento com as atividades.
Um profissional satisfeito com seu ambiente de trabalho tende a se comprometer mais com suas responsabilidades, valores e cultura organizacional.
Uma pesquisa citada pela revista Exame, realizada pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, concluiu que colaboradores felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores dos que os profissionais desmotivados.
Além disso, apresentam desempenho 27% superior aos colegas, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento e 46% mais satisfação com a função que exercem.
Agora que você sabe desses dados, vamos entender quais são essas etapas? Continue conosco e entenda mais sobre o assunto!
Mapeando a Jornada do Colaborador
1. Aquisição de Talentos
Na fase inicial da Jornada do Colaborador, a organização se empenha em identificar os candidatos mais qualificados para preencher uma posição. Este processo começa ainda no recrutamento e seleção.
Quando bem conduzido pelas equipes, engloba uma comunicação eficaz com os candidatos que forneça feedbacks e instruções claras, em caso de admissão ou não, contratações transparentes e alinhamento de expectativas.
2. Onboarding
O onboarding não é apenas o processo de integração de um novo membro à equipe, mas é um passo importante para uma jornada de sucesso.
Este é o momento de receber o colaborador, introduzindo-o à cultura e aos valores da empresa, enquanto o prepara com as ferramentas e recursos essenciais à execução da sua função.
Com o acolhimento, confiança e preparação adequada, o colaborador entende que a sua empresa é um bom lugar para se estar.
3. Fidelização
Muitos gestores se concentram somente nas primeiras etapas da Jornada, negligenciando o desenvolvimento contínuo dos talentos sob o risco de enfrentar o turnover com o tempo.
Nesse contexto, o desenvolvimento profissional deve ser uma prioridade das lideranças.
Isso pode ser feito por meio de ações e práticas que motivem, desafiem e inspirem os colaboradores a perseguirem seus objetivos profissionais em harmonia com a cultura da organização.
Todos os esforços nesse contexto envolvem a fidelização do funcionário.
Uma forma de valorizar e reconhecer os colaboradores, por exemplo, é oferecer treinamentos e cursos que complementem as habilidades e técnicas que eles já apresentam, alinhados às necessidades e interesses do time.
Outras iniciativas incluem o investimento em oportunidades de promoções e recolocações, gestão de benefícios e capacitação de lideranças para impulsionar a performance organizacional.
Praticar o ownership, incentivando os funcionários a agirem como protagonistas, também é uma excelente estratégia de engajamento e reconhecimento.
4. Offboarding
Conhecido como offboarding, o desligamento exige muita atenção e deve ser conduzido com cautela para garantir que a experiência do funcionário seja a mais positiva possível.
Seja por razão voluntária ou não, ainda é importante que o colaborador sinta que o seu tempo e dedicação foram importantes para a empresa.
Ter uma comunicação clara e profissionalismo são valores fundamentais nesse momento, ajudando a esclarecer possíveis ruídos e dúvidas.
Além disso, é interessante pensar em estratégias de acolhimento, ainda que simples, para demonstrar consideração pelas emoções do funcionário.
A forma como cada pessoa lida com o desligamento de uma empresa pode variar bastante, a depender das características e perfil comportamental.
Uma despedida respeitosa também abre portas para uma possível readmissão e contribui para que a empresa seja recomendada positivamente.
Da Jornada do Colaborador à Employee Experience: como impactar a cultura organizacional?
A Jornada serve como base para orientar as ações dentro de um contexto mais amplo conhecido como Employee Experience (EX), que se refere à vivência ou sentimento do funcionário em relação à empresa.
Afinal, uma organização que valoriza seus colaboradores se preocupa com a sua felicidade, satisfação e desenvolvimento ao longo de todo o ciclo, implementando ações que transformem essa experiência na rotina profissional.
Lembre-se de que não há uma etapa mais importante do que outra, nem um momento específico para priorizar esse cuidado.
Para simplificar esse processo, separamos algumas dicas de como transformar a cultura da sua organização conectando a Jornada do Colaborador à EX.
1. Prepare suas lideranças
Para executar uma Jornada do Colaborador com sucesso, é necessário ter lideranças com visão de futuro, que reconheçam a importância dos investimentos em pessoas e em suas necessidades.
Certifique-se de que os líderes da sua organização dominem esse conceito e ofereçam capacitações específicas sobre o tema.
2. Incentive a cultura do diálogo
Coloque-se na perspectiva do funcionário, refletindo sobre experiências passadas e considerando o que poderia ter sido diferente. Afinal, todos nós temos uma bagagem sobre a qual poderemos falar com autoridade.
Promova a realização de reuniões regulares onde as equipes possam compartilhar suas expectativas, experiências e sugestões para a melhoria do ambiente de trabalho. Essa prática enriquecerá a perspectiva da empresa sobre a Jornada do Colaborador.
3. Revise práticas e processos internos
Garanta que os processos na sua empresa sejam revisados periodicamente. Nem sempre o que já funcionou um dia, continuará dando os mesmos resultados.
A prática da empatia, da escuta ativa e do compromisso em garantir a satisfação das pessoas também são aspectos fundamentais.
Isso porque, não basta apenas promover mudanças aleatórias, mas estudar profundamente as necessidades das pessoas e experimentar na prática.
Uma excelente conduta é adotar pesquisas de clima organizacional, avaliando esse indicador de forma assertiva.
Como vimos, a Jornada do Colaborador é uma abordagem complexa de Gestão de Pessoas que exige um olhar atento sobre todos os fluxos de uma organização.
Conhecer boas práticas e estratégias eficientes podem te ajudar a seguir uma trilha de sucesso junto aos colaboradores.
Os ganhos são refletidos em aumento da satisfação no trabalho, do engajamento e da reputação da sua marca, interna e externamente.
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