Devolutiva comportamental: saiba conduzir com confiança e eficiência
A devolutiva comportamental faz parte da sua gestão de pessoas? Mais do que isso, os líderes da sua empresa sabem como apoiar genuinamente os seus profissionais neste momento?
Para além de uma reunião, a dinâmica é um momento muito rico para lideranças, colaboradores e times.
Afinal, é uma oportunidade para engajar e fomentar o crescimento dos talentos, promover a confiança mútua e facilitar a aprendizagem sobre a diversidade.
Como bônus, temos a construção de equipes mais engajadas, autoconscientes e alinhadas internamente.
Neste artigo, você aprenderá como conduzir uma devolutiva comportamental, focando nos objetivos de desenvolvimento do negócio e no amadurecimento das pessoas de cada time. Vamos lá?
O que é uma devolutiva comportamental?
A devolutiva comportamental é um momento no qual uma liderança ou um profissional de RH apresenta para o funcionário os resultados do processo de assessment.
A dinâmica visa discutir sobre um panorama de características comportamentais, desempenho e potencial de um colaborador.
Não serve apenas para apresentar o feedback de testes de competências emocionais e cognitivas, mas para orientar e apoiar os membros da equipe em direção a um aprimoramento contínuo em suas carreiras.
Muitas vezes, essa devolutiva é acompanhada por um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que identifica as tendências do profissional e cria estratégias de ação para potencializar a sua performance.
Esse processo é bastante comum quando as lideranças identificam oportunidades de crescimento em seus talentos, inclusive visando o alcance de posições estratégicas ou alta senioridade.
Na prática, em quais casos aplicar a devolutiva comportamental?
A devolutiva comportamental pode ser aplicada em diferentes etapas do Ciclo de Gestão de Pessoas. No processo de recrutamento e seleção, por exemplo, acompanha a triagem de currículo para um feedback mais completo.
No que se refere à gestão de carreira, é válida na condução de treinamento de especialistas, executivos C-level e lideranças em diversos momentos da empresa, visando o mapeamento e o estímulo a novas habilidades e comportamentos.
Lembre-se: é fundamental contar com um profissional especializado para realizar a devolutiva, que entenda os valores da companhia, as tecnologias e os conceitos que embasam os testes de avaliação comportamental.
Também é crucial que a pessoa à frente da dinâmica tenha a sensibilidade necessária para lidar com colaboradores de diferentes perfis e personalidades.
Além disso, que compreenda como as mudanças podem impactar em sua permanência e crescimento na empresa.
A partir dessa troca, é possível alinhar as expectativas, levando em consideração as projeções profissionais dos talentos.
A seguir, saiba como uma devolutiva planejada e conduzida com eficiência pode transformar a sua Gestão de Pessoas!
Benefícios da devolutiva comportamental para o time e para o negócio
1. Engajamento de lideranças
Orientar os colaboradores em suas jornadas, apresentando as suas forças e pontos de melhoria, é desafiador.
Por isso, a aplicação das devolutivas têm como consequência a preparação e o engajamento das lideranças.
Afinal, não basta conhecer em profundidade os conceitos dos testes comportamentais, mas também estudar as pessoas e a equipe de uma forma geral.
Também pode ser necessário investigar a melhor abordagem comunicativa, alinhar pontos com profissionais estratégicos ou investir em treinamentos para o autodesenvolvimento.
Quer entender melhor como isso ocorre na prática?
Bom, é comum encontrarmos nas companhias profissionais com diferentes traços de personalidade. Eles podem ser expansivos e influentes, discretos e perfeccionistas ou ainda centralizadores de decisões.
Enquanto algumas pessoas do time têm um nível elevado de autoconhecimento no âmbito profissional, outros podem ficar mais ansiosos com a avaliação, por se tratar de um momento novo.
Além disso, há quem tem maior abertura para devolutivas e funcionários que podem ficar desconfortáveis neste tipo de situação.
É por essas e outras razões que a aplicação da devolutiva tende a inspirar lideranças humanizadas, altamente especializadas em comportamento humano e comprometidas com a superação de limites.
2. Equipes mais alinhadas à cultura organizacional
Quando os talentos estão conscientes de suas características mais marcantes no ambiente corporativo, human skills e pontos de melhoria, é possível se engajar cada vez mais no alcance dos objetivos esperados.
Com esse conhecimento, as lideranças podem investir em dinâmicas de trabalho em equipe, aproximando as pessoas para aprender umas com as outras.
Também é possível identificar com mais clareza quais tipos de perfil comportamental a empresa deseja para determinadas posições.
Dessa forma, fica mais fácil criar job descriptions alinhados à cultura da companhia, além de mapear o desenvolvimento de competências específicas nos profissionais que já fazem parte do time.
A dinâmica faz com que os profissionais estejam mais conscientes, integrados e pertencentes à cultura, o que também favorece a promoção de um bom clima organizacional.
3. Autodesenvolvimento profissional
Os testes de perfil comportamental não têm o objetivo de apresentar uma verdade ou juízo sobre um funcionário, mas de indicar características predominantes de ser e se comportar.
E, na prática, entender quais são as vantagens e contrapontos desses comportamentos variados enriquece o autoconhecimento e o desenvolvimento profissional.
Afinal, ter a oportunidade de olhar para si, com a expertise e o apoio de um líder também interessado no seu crescimento, é extremamente valioso para alcançar maturidade e reconhecimento no meio corporativo.
Boas práticas de aplicação de devolutiva comportamental
1. Prepare o colaborador para a devolutiva
Envie o teste comportamental, ou quaisquer outras avaliações, com antecedência para o colaborador.
Isso é uma boa conduta para que o momento não seja uma surpresa para o profissional e ele consiga se preparar para tirar dúvidas ou pontuar outras questões do seu interesse.
Além disso, apresente a agenda da devolutiva de forma acolhedora, esclarecendo que ela serve para aprimorar competências socioemocionais e habilidades comportamentais que vão fazer o profissional crescer em sua carreira.
Em seguida, abra espaço para que o outro também compartilhe suas conclusões.
2. Estude, compare e explique os resultados do teste comportamental
Se possível, é preferencial que as lideranças ou profissionais de RH responsáveis pela devolutiva façam um comparativo com outros dados e referências da convivência com o colaborador.
Para isso, vale a pena colocar o teste comportamental em perspectiva com a visão de gestores estratégicos, avaliações complementares e o momento atual do profissional, pontuando assertivamente atitudes de valor e pontos de atenção.
Além disso, dê um feedback preciso e honesto. Se possível, com exemplos práticos de como comportamentos específicos — motivação, empatia ou proatividade — por exemplo, podem ser estratégicas para a posição da pessoa na empresa.
3. Evite focar em pontos negativos
Não existe uma personalidade ideal para o ambiente corporativo, mas uma gama de expressões de visão de mundo que nos fazem ser complexos, únicos e importantes.
Nesse sentido, o ideal é evitar rotulações ou afirmações muito definitivas sobre a atuação dos profissionais. A ideia é que a devolutiva apresente um panorama para reflexão e aprofundamento conjunto.
Uma abordagem valiosa de ser utilizada neste momento é chamar a atenção para valores e power skills já presentes nos colaboradores, enquanto estimula o aprimoramento de áreas sensíveis ou de melhoria.
4. Mantenha a disponibilidade e acompanhe o profissional
Depois de uma primeira devolutiva, é relevante que a liderança observe e acompanhe a trajetória do profissional.
Em um momento oportuno, faça comparações com avaliações antigas e pontue as áreas de mudança que se destacaram, por mais cotidianas que sejam.
Afinal, tão importante quanto a orientação, é o reconhecimento do esforço e das tentativas dos membros do time.
Você também pode perguntar sobre os desafios enfrentados no processo e se colocar à disposição para apoiar as transformações necessárias.
Como vimos, a devolutiva comportamental é um componente fundamental para uma gestão eficiente de pessoas. Portanto, deve ser conduzida com confiança, respeito e profissionalismo para alcançar os resultados esperados.
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