Gestão do conhecimento: guia completo para alavancar suas pessoas e seu negócio
Você já se perguntou por que algumas empresas conseguem se manter à frente da concorrência, enquanto outras parecem estagnar? A resposta está na forma como elas gerenciam seu capital intelectual.
Organizações que investem na gestão do conhecimento transformam seu referencial teórico e prático em vantagem competitiva.
Elas criam uma cultura de compartilhamento, em que o saber circula, é colocado em prática e impulsiona a inovação, a eficiência e o desenvolvimento contínuo de suas equipes.
Continue lendo este guia e descubra tudo que seu negócio precisa saber sobre gestão de conhecimento!
- O que é gestão do conhecimento?
- Qual a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?
- Qual a importância da gestão do conhecimento como estratégia organizacional?
- Quais são os princípios da gestão do conhecimento?
- Qual a relação entre gestão do conhecimento e mapeamento de competências?
- Qual o impacto da gestão do conhecimento no desenvolvimento de pessoas?
- Como implantar a gestão do conhecimento nas empresas?
- Como medir o impacto da gestão do conhecimento nas organizações?
- Quais empresas já implementaram a gestão do conhecimento em suas estratégias?
O que é gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento (conhecida em inglês como knowledge management) é um processo que visa identificar, capturar, organizar e disseminar o saber em uma empresa.
Ele pode ser explícito, como documentos e procedimentos, ou tácito, como experiências, competências e habilidades dos colaboradores.
Trata-se de uma visão multidisciplinar que vai além do simples armazenamento de informações. Ela se concentra na criação de um ambiente no qual o aprendizado é constantemente desenvolvido, compartilhado e aplicado de maneira eficaz.
Essa abordagem é fundamentada na visão de Peter Drucker, uma referência na administração moderna, que afirmava: “o conhecimento tem de ser continuamente melhorado, desafiado e aumentado, ou ele se deteriora.”
Portanto, a gestão do conhecimento é fator crucial para potencializar e transformar as empresas para buscarem continuamente a evolução e os aprendizados, garantindo agilidade e perenidade do negócio em um cenário de rápidas mudanças.
Qual a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?
Embora muitas vezes confundidos, esses conceitos se diferenciam e tem complementariedade na aplicação.
A gestão da informação organiza, armazena e recupera dados estruturados, como planilhas, relatórios e registros de transações.
Seu objetivo é garantir que esses conhecimentos estejam acessíveis e seguros, otimizando processos, consultas, análises e facilitando a tomada de decisões.
Por exemplo, um sistema de Customer Relationship Management (CRM) que armazena dados sobre clientes e histórico de transações é uma ferramenta típica de gestão da informação.
Já a gestão do conhecimento vai além de dados estruturados, abrangendo saberes tácitos e transformando-os em ativos estratégicos.
Um exemplo é a criação de um ambiente de trabalho em que haja espaço para os colaboradores compartilharem experiências e resultados obtidos, e possam aprender uns com os outros.
Qual a importância da gestão do conhecimento como estratégia organizacional?
A gestão do conhecimento transforma a cultura, implementa novos rituais de governança e potencializa na administração do dia a dia o capital intelectual da empresa, imprimindo um diferencial competitivo de ganho de sustentabilidade.
Ao integrá-la à estratégia organizacional, as corporações se transformam, mudam o modelo mental e alinham o desenvolvimento de habilidades às suas metas de negócio, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e inovação.
O processo começa, na maioria das vezes, com o patrocínio da alta liderança que gera valor às novas práticas de gestão, promove e valoriza o avanço dos conhecimentos e inicia a jornada de transformação!
No desdobramento do negócio a jornada é composta por sensibilização, engajamento, mapeamento dos saberes existentes, identificação das competências e práticas essenciais.
Além disso, envolve a análise dos processos e a construção do futuro esperado — que gera visão do caminho a ser seguido.
Isso acelera a transformação da cultura e reduz a dependência de profissionais específicos, garantindo que o conhecimento esteja acessível a todos.
Vantagens da gestão do conhecimento organizacional
1. Melhoria da eficiência operacional
A gestão do conhecimento otimiza processos internos ao sistematizar o compartilhamento de informações, especialmente as mais críticas.
O foco desta melhoria prevê a redução de retrabalhos, facilita o fluxo de demanda e melhora a eficiência operacional, garantindo que as equipes possam executar suas tarefas com mais agilidade e eficácia.
2. Preservação e disseminação do conhecimento
A rotatividade de pessoal pode levar à perda de saberes valiosos.
Com uma boa gestão do conhecimento, esse risco é minimizado, pois a empresa preserva e dissemina o know-how existente, assegurando a continuidade das operações e o fácil acesso a informações essenciais.
3. Desenvolvimento e capacitação de equipes
Essa estratégia fomenta um ambiente de aprendizado onde as melhores práticas, lições aprendidas e direciona o plano de treinamentos organizacionais para desenvolvimento de talentos.
Isso acelera o desenvolvimento de novas habilidades e ganho de experiências, e norteia a capacitação dos colaboradores, melhorando o desempenho individual e coletivo.
4. Base para decisões estratégicas
A gestão do conhecimento concentra informações para embasar a tomada de decisões estratégicas.
Isso permite que os líderes sejam mais assertivos em suas escolhas, melhorando os resultados e alinhando as ações em sinergia com os objetivos da empresa.
5. Redução de custos
Centralizando as informações e gerindo o conhecimento, os custos com treinamentos desalinhados ao core do negócio são reduzidos, impactando positivamente a eficiência do orçamento de RH.
6. Retenção de talentos
Quando uma empresa valoriza o compartilhamento do conhecimento, amplia-se o ganho de oportunidades em relação às trocas, potencializando a jornada de evolução do capital intelectual.
Isso contribui para um espaço de mais segurança psicológica e agilidade na implementação de novos temas e elementos de cultura, além de ampliar o protagonismo dos profissionais e times.
Essa abordagem engaja os colaboradores e, consequentemente, amplia o senso de pertencimento, fatores fundamentais para a retenção de talentos.
Quais são os princípios da gestão do conhecimento?
Agora que você já entende a importância e as vantagens da gestão do conhecimento para as organizações, é hora de conhecer os princípios que embasam essa área multidisciplinar. Vamos lá?
- Inteligência competitiva: coleta e análise de dados do mercado e concorrentes para apoiar decisões estratégicas, antecipando tendências e identificando oportunidades.
- Educação corporativa: capacitação dos colaboradores por meio de programas de treinamento, mantendo o time atualizado e preparado para desafios.
- Gestão de competências: identificação e desenvolvimento de habilidades dos profissionais para garantir que sejam aproveitados nas áreas certas.
- Gestão do capital intelectual: maximização do conhecimento acumulado na empresa, transformando-o em um fator de alavancagem.
- Gestão da informação: organização e disseminação eficiente dos dados, facilitando decisões rápidas e precisas.
- Aprendizagem organizacional: promoção do aprendizado contínuo para a empresa evoluir com suas experiências, se adaptar e melhorar processos.
Qual a relação entre gestão do conhecimento e mapeamento de competências?
A gestão do conhecimento e o mapeamento de competências são estratégias complementares que, quando integradas, oferecem uma abordagem eficaz para a administração de recursos humanos.
O mapeamento de competências traduz os direcionadores estratégicos e desdobra para os colaboradores os comportamentos valorizados, bem como os inegociáveis da cultura.
Isso permite direcionar comportamentos desejados para o alcance dos objetivos da empresa e fortalecimento da cultura.
Quando aplicados os repertórios de comportamento que sustentam a gestão do conhecimento, os colaboradores aplicam suas habilidades, conhecimentos e atitudes para desenvolverem iniciativas que promovem o desenvolvimento organizacional.
Algumas práticas podem ser aplicadas para orientar este caminho de aprimoramento. Rodas de conversa, treinamentos, comitês, grupos de estudos e mentorias são alguns exemplos.
Qual o impacto da gestão do conhecimento no desenvolvimento de pessoas?
O desenvolvimento das pessoas é um tema fundamental, no qual liderança e área de Gente e Gestão conduzem de forma continuada e conjunta.
A estratégia de employee experience é o ponto que conecta a jornada do colaborador à jornada do negócio.
Quando as informações estão acessíveis, os aprendizados vistos como oportunidades e a geração de ideias é valorizada, permitindo que equipes e a empresa avancem.
Nesta jornada, também é importante criar trilhas de capacitação que estejam alinhadas às estratégias do negócio e apoiem os desafios dos profissionais.
Ao adotar esse modelo, é intencionalmente fortalecida a capacidade de resposta a contratempos, fomentando uma cultura de agilidade, compartilhamento, desenvolvimento e autodesenvolvimento nas empresas de maneira proativa.
Além disso, essa prática cria uma base sólida para o aprendizado colaborativo, facilitando a troca de conhecimento tácito, muitas vezes não capturados por treinamentos formais.
Como implantar a gestão do conhecimento nas empresas?
Para implantar a gestão do conhecimento nas empresas, é necessário contemplar ações estruturantes que tenham o objetivo de evoluir o tripé formado por processos, pessoas e tecnologias e, consequentemente, evoluir a cultura organizacional.
A seguir, listamos os principais passos a serem aplicados.
1. Conheça o plano estratégico
O planejamento estratégico é o documento norteador que define a direção e as prioridades da empresa para alcançar seus objetivos no curto, médio e longo prazo.
Esta etapa sinaliza quais os movimentos de futuro e orienta os desafios, direcionando os investimentos relativos à gestão do conhecimento.
2. Faça benchmarking
Pesquisar práticas adotadas por outras instituições de mesmo porte ou segmento pode trazer insights importantes.
O benchmarking permite identificar novas soluções que podem ser adaptadas à realidade da sua organização e oportunidades para aperfeiçoar seus processos, aumentando a competitividade do negócio.
3. Realize o diagnóstico
O terceiro passo é realizar um diagnóstico detalhado para identificar o cenário atual, mapear processos, conhecimentos existentes e as necessidades de aprendizado da organização.
A análise deve colher todos os elementos necessários para ampliar a jornada atual e evoluir na construção do futuro.
Além disso, as lideranças precisam participar ativamente para trazer visão estratégica para a análise das habilidades e processos-chave.
Assim como os gestores, é importante que os funcionários estejam envolvidos no processo para participarem da evolução corporativa.
Treinamentos sobre o uso das tecnologias adotadas e processos de gestão são boas maneiras de garantir esse engajamento.
Por fim, deve constar nesta etapa os objetivos da gestão do conhecimento, as ações a serem desenvolvidas, diretrizes para registro de dados e os indicadores para medir o progresso dessa prática.
4. Desenvolva uma cultura do compartilhamento
Para o gerenciamento ser bem-sucedido, é crucial promover uma cultura de compartilhamento, na qual todos se sintam encorajados a trocar experiências, dificuldades, aprendizados e hard skills.
Criar incentivos como reuniões de equipe, fóruns online ou workshops internos são ações recomendadas para essa mudança cultural.
5. Treine os multiplicadores do conhecimento
Formar multiplicadores internos é uma iniciativa eficaz para manter o saber circulando na companhia.
Isso envolve treinamento para difundir boas práticas e garantir que todas as pessoas de uma equipe estejam cientes deste novo papel, atuando como guardiões do conhecimento ou embaixadores do conhecimento em suas áreas.
6. Selecione as ferramentas e tecnologias
A escolha de quais soluções usar para a gestão do conhecimento deve considerar as necessidades específicas da empresa e sua cultura, garantindo que as ferramentas sejam intuitivas e promovam a colaboração entre os talentos.
Plataformas de e-learning, intranets, sistemas de gestão de documentos e softwares de análise de dados são alguns exemplos que ajudam a centralizar e compartilhar o conhecimento de maneira eficiente.
Como medir o impacto da gestão do conhecimento nas organizações?
Medir os impactos da gestão do conhecimento organizacional é importante para avaliar a eficácia da estratégia e justificar os investimentos realizados.
Aqui estão algumas abordagens e indicadores que podem comprovar o valor dessa prática:
Aumento da produtividade
Compare a performance das equipes antes e depois da implementação da gestão do conhecimento, analisando métricas como o tempo gasto em tarefas, a velocidade de conclusão de projetos e a eficiência operacional.
Redução de custos
Reveja os custos relacionados a resolução de problemas e duplicação de esforços. A análise pode incluir, por exemplo, despesas de treinamentos adicionais que foram evitados devido à melhoria no compartilhamento de conhecimento.
Inovação gerada
Crie um ambiente em que novas ideias possam ser colhidas, mensure a viabilidade de implementação, comunique e premie!
Monitorar o volume de novas soluções, concepções e projetos que gerem valor para o negócio é sempre uma excelente alternativa para abrir espaço para as pessoas serem protagonistas no avanço dos resultados financeiros da empresa.
Nível de satisfação dos funcionários
Realize pesquisas para mensurar a satisfação dos colaboradores com o acesso e a qualidade do conhecimento disponível.
Verifique também se o compartilhamento interno está facilitando o trabalho e contribuindo para um espaço laboral mais colaborativo e ágil.
ROI da gestão do conhecimento
Calcule o retorno sobre o investimento (ROI) comparando os custos associados à gestão do conhecimento com os benefícios financeiros obtidos, como aumento de receita, redução de custos e melhorias na eficiência.
Quais empresas já implementaram a gestão do conhecimento em suas estratégias?
A gestão do conhecimento é uma prática estratégica adotada por grandes empresas para promover um ambiente de inovação, eficiência e desenvolvimento contínuo.
Veja, a seguir, alguns exemplos de sucesso nas organizações!
Salinor
A Salinor, a maior produtora de sal do Brasil, identificou a necessidade de consolidar a gestão do conhecimento do negócio, potencializando o capital intelectual da própria empresa.
Em parceria com a Selpe Advisory, foi criada a Escola Salinor, um projeto dedicado ao desenvolvimento e à formação de multiplicadores internos de treinamento.
Essa iniciativa foi desenhada e conduzida pelo time Selpe Advisory, que mapeou processos prioritários, guiou a Salinor na criação de uma estratégia eficaz de gestão do conhecimento com foco em desenvolvimento contínuo.
Além disso, nossos consultores criaram os recursos, treinaram as equipes envolvidas e entregaram o piloto da Escola Salinor. Este projeto é um embrião da Universidade Corporativa, que muito nos orgulha!
Petronas
A Petronas, empresa estatal de petróleo da Malásia, também escolheu impulsionar o desenvolvimento interno por meio da gestão do conhecimento e de um projeto de Formação de Multiplicadores.
O time de consultoria da Selpe Advisory, preparou um treinamento para preparar o time interno e ampliar o repertório para que mais pessoas pudessem ser impactadas com boas práticas de desenvolvimento por meio dos Multiplicadores.
Dessa maneira, o RH da companhia mapeou profissionais chaves e oportunizou a capacitação por meio das nossas entregas.
Este processo é reconhecidamente uma estratégia de sucesso que traz sustentabilidade para o negócio e retorno sobre o investimento significativo.
Veja outro cases do mercado:
Petrobrás
A Petrobrás é uma das empresas referência em gestão de conhecimento na Administração Pública Federal.
Ela implementou um modelo que valoriza o aprendizado com base em lições extraídas de experiências passadas, incentivando a troca de know-how e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
O programa “Mentor Petrobrás” é um exemplo concreto de como a estatal compartilha conhecimento entre seus colaboradores, dos mais experientes para os mais novos.
Amazon
Inicialmente especializada na venda de livros, a Amazon aproveitou o conhecimento adquirido nessa fase e o aplicou para diversificar seu portfólio.
O resultado foi a transformação da empresa em um gigante do e-commerce, comercializando desde eletrônicos até utensílios domésticos.
A capacidade da Amazon de capturar e distribuir saber internamente é um dos pilares que sustenta sua rápida adaptação às demandas do mercado.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil também é um exemplo de como a gestão do conhecimento pode transformar uma organização.
Reconhecendo o valor das conversas informais entre os funcionários, o banco criou um treinamento que simula um ambiente descontraído, como pausas para café e encontros casuais em corredores.
Essa ação incentiva a troca de saberes entre equipes de diferentes áreas e agências, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados e para o fortalecimento da cultura organizacional.
Como vimos, implementar a gestão do conhecimento exige estratégia, investimento em cultura, ações desenhadas e associação de recursos adequados, gerando avanço do negócio, inovação, eficiência e desenvolvimento de times.
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