R&S: 3 novas técnicas para elevar a sua performance
Com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho e a transformação digital, o RH das organizações precisa reinventar diversos processos — dentre eles, o recrutamento e seleção de pessoas.
Essa mudança acontece porque os jovens talentos têm sonhos e aspirações diferentes das gerações anteriores, e priorizam o desenvolvimento e o aprendizado em relação à estabilidade profissional e uma trajetória linear. Tudo isso apresenta novos desafios para o R&S.
Aspectos como a cultura organizacional, valores e o propósito vêm se tornando cada vez mais importantes e ocupam papel decisivo na busca por oportunidades profissionais. Em contrapartida, as organizações buscam por candidatos compatíveis com seu posicionamento, estratégia e necessidades.
Por isso, para recrutar bons candidatos e elevar a performance do seu RH, é preciso ir além da análise de currículos e entrevistas: é necessário estruturar processos originais e inovadores. Neste post, trouxemos algumas dicas sobre o assunto. Confira!
1. Invista em uma Página de Carreiras
Assim como o Marketing, o Recrutamento e Seleção também tem um funil de avaliação! Porém, enquanto o primeiro é voltado para prospecção e vendas, no R&S o foco é na qualificação e compatibilidade dos candidatos. Por isso, é preciso entender o processo de recrutamento e seleção de pessoas do início ao fim!
Tudo começa pelo momento em que um profissional procura por vagas de emprego e encontra o site da sua empresa. Esse é o primeiro contato do candidato com a sua marca, por isso, é preciso deixar uma boa impressão e instigar a curiosidade sobre a experiência na organização.
Além de ter um site bem estruturado, é essencial ter uma página de carreiras completa e intuitiva. Normalmente acessada pela página ‘Trabalhe Conosco’, essa janela é importantíssima para atrair profissionais alinhados aos seus valores. Nela, procure sempre responder às seguintes perguntas:
- quem é a empresa?
- no que acreditamos?
- por que é bom trabalhar aqui?
- como me inscrever no banco de candidatos?
- como participar dos processos seletivos?
Nesse sentido, a página de carreiras é, na realidade, o início da construção da sua marca empregadora. Então, aproveite para inserir fotos, vídeos e depoimentos dos seus colaboradores. O objetivo é evidenciar o clima de trabalho e a cultura organizacional.
2. Aposte no Recrutamento Inteligente
A gestão do seu processo deve ser planejada por inteiro, desde a atração e recrutamento de talentos. Por isso, é necessário reduzir ao máximo a burocracia e otimizar os primeiros passos.
Para isso, é fundamental automatizar tarefas mais simples do R&S. Uma alterativa eficiente é recorrer a uma plataforma de recrutamento inteligente, que realiza, de forma automatizada, tarefas que anteriormente eram manuais, como:
- a triagem de currículos;
- a seleção de candidatos qualificados para as próximas fases;
- o contato inicial com esses profissionais.
Assim, ao otimizar algumas funções, as metodologias inteligentes liberam o RH da sua empresa das demandas burocráticas, permitindo direcionar o foco para ações estratégicas. Isso faz com que o RH esteja alinhado às tecnologias e inovações para o setor.
3. Use Inteligência Artificial no recrutamento e seleção
Já refletiu sobre quais são os critérios de avaliação adotados pela sua empresa em processos seletivos? Esses aspectos perpassam por quais tipos de habilidades são priorizadas, a perspectiva de análise do candidato e as expectativas quanto a postura e desenvolvimento.
As escolhas avaliativas pautam o quão original é o recrutamento e seleção da sua organização. Além disso, oferecem os indícios iniciais da compatibilidade dos candidatos com a corporação.
Com isso, surgiram novas soluções para avaliar talentos mais profundamente e entender sua personalidade e soft skills, compreendendo melhor sua afinidade com a cultura da empresa. É nesse momento que surge a Inteligência Artificial no recrutamento e seleção.
Softwares dotados de Inteligência Artificial aparecem como ferramenta para analisar os candidatos, suas competências, seu potencial de performance e prever seus níveis de felicidade com a profissão. Dessa forma, é possível potencializar o sucesso da sua equipe!
Inteligência Artificial e cultura organizacional
Como vimos, a Inteligência Artificial é uma ótima maneira para mensurar a compatibilidade de um candidato com a empresa, permitindo, inclusive, a realização de análise preditiva.
Quando pouco valorizada na seleção, a falta de compatibilidade pode trazer desafios como altos índices de turnover, isto é, candidatos são aprovados em processos seletivos e, eventualmente, evadem a empresa por não se identificarem com o ambiente, com os colegas de trabalho e/ ou com os benefícios oferecidos.
Por outro lado, quando o fit cultural e alinhamento de expectativas são prioridade, benefícios como aumento no engajamento, na produtividade e na motivação são rapidamente percebidos. Isso impacta diretamente nos resultados da empresa, na manutenção da cultura e na garantia de um bom clima organizacional.
Inovações no RH
Todo esse cenário nos traz reflexões sobre os parâmetros de avaliação adotados pelo RH das empresas durante processos seletivos. Afinal, as expectativas tanto de candidatos quanto de empresas são cada vez mais altas e a felicidade se torna fator decisório.
Por isso, no universo do R&S, sempre há novas tecnologias e métodos à disposição. Eles trazem diversos benefícios para liderança, RH e colaboradores, sendo essencial investir na inovação.
Essas novidades tornam o RH muito mais estratégico, promovendo agilidade e precisão na tomada de decisões, além de melhores resultados a médio e longo prazo.
Quer saber mais sobre como elevar a performance do RH da sua empresa e revolucionar seus processos de atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento? Confira nosso portfólio de produtos e serviços!