A Inteligência Artificial vai comandar os processos de RH?
A quantidade de informações circulando no mundo é cada vez maior. Além disso, a maneira e os métodos de lidar com o conhecimento mudaram até mesmo a forma de conduzir os negócios. Os processos manuais do setor de RH, por exemplo, estão sendo substituídos, gradativamente, por softwares e ferramentas digitais de Gente e Gestão.
Até mesmo a forma de contratar, reter e desenvolver profissionais mudou — e a tecnologia é a mola que impulsiona todas essas mudanças. Nesse cenário, a Inteligência Artificial faz toda a diferença, especialmente por meio de People Analytics.
A questão inquietante é: em um futuro próximo os robôs farão todos os processos de Recursos Humanos? O People Analytics veio para substituir os profissionais de RH? Continue a leitura e saiba mais!
Qual a relação entre Inteligência Artificial, People Analytics e RH?
Voltando à grande questão que trouxemos, é importante deixar claro que o profissional de RH será sempre necessário: para monitorar os softwares, para garantir sua eficácia e para identificar pontos e análises que completem e consolidem os relatórios de dados e Analytics.
Todo trabalho de inteligência intelectual e criatividade, que agrupa e ressignifica, os “robôs” não fazem. A análise humana terá sempre o seu lugar. Por outro lado, não há como negar que os dados podem direcionar as melhores decisões, especialmente no que diz respeito à processos seletivos e gestão de pessoas.
Como transformar dados e referências para tomar decisões estratégicas com mais precisão?
O fator humano ainda é o motor de toda gestão e processos para alavancar os negócios. Os dados, nesse cenário, é o que pode ajudar no empoderamento dos profissionais para tomar decisões mais estratégicas, menos enviesadas e com mais precisão.
Talvez o grande segredo é ter o apoio de softwares e ferramentas capazes de fornecer análises completas sobre diversos aspetos. Ao analisarmos perfis profissionais, por exemplo, ter relatórios sólidos sobre hard e soft skills, além dos principais motivadores e indicativos de raciocínio lógico, pode ser o principal diferencial competitivo para formar equipes mais produtivas, engajadas e harmônicas.
Todo setor de Gente e Gestão está se renovando. Recrutar, desenvolver, selecionar e toda gestão dos processos tem se aperfeiçoado com a incorporação tecnológica. Até mesmo a forma de analisar um currículo mudou.
O que muitas empresas com altos índices de turnover mostram é que as que pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas e dispensadas por falta de habilidades comportamentais. Então como analisar essas atitudes tão peculiares ligadas à personalidade? Sem dúvida, o recrutamento preditivo, que tem base na I.A. e no People Analytics, pode ser a forma mais inteligente.
Quer saber mais sobre o uso de tecnologia no RH e como você pode se beneficiar com isso? Acesse nosso post sobre o assunto!