Cultura organizacional: o guia completo para fortalecer a identidade da sua empresa!
Muito se fala sobre a importância da cultura organizacional. Mas você sabe o seu verdadeiro significado e o impacto nos negócios?
Podemos dizer que a cultura organizacional é o principal recurso de uma empresa, a força que move as ações de employer branding e guia toda a experiência dos colaboradores.
Ela deve ser a base da estratégia do RH e das lideranças em todos os processos internos, além de sustentar o relacionamento com equipes, clientes e stakeholders.
Continue a leitura e descubra:
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- O que é cultura?
- O que é cultura organizacional?
- Quais elementos formam a cultura de uma empresa?
- Qual a importância da cultura organizacional?
- Quais são os principais tipos de cultura organizacional?
- O que difere uma cultura organizacional forte ou fraca?
- Como fortalecer a cultura organizacional?
- Como medir e avaliar a cultura organizacional?
- Como avaliar a cultura organizacional em empresas remotas ou híbridas?
O que é cultura?
A cultura é associada a diversas manifestações sociais. Ela está presente na música, literatura, teatro e dança, bem como nos costumes de países, regiões e grupos de pessoas.
Segundo o antropólogo brasileiro Laraia, autor do livro “Cultura: um conceito antropológico”, o homem é um ser predominantemente cultural.
Isso significa que nossos comportamentos, ações e pensamentos não são biologicamente direcionados. Tudo depende, inteiramente, de um processo de aprendizado por meio da convivência social.
Para o antropólogo neozelandês Felix Keesing, “não existe correlação entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais”.
Então, uma criança humana pode ser educada em qualquer ambiente se for inserida desde o início em situação de aprendizado.
Esses estudos são fundamentais para compreendermos o conceito de cultura de maneira viva e dinâmica, podendo ser moldada pelas pessoas que a constituem ao longo da história.
E o que é Cultura Organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de pressupostos, valores e normas compartilhados que orientam o comportamento dos profissionais em uma empresa, segundo Edgar Schein, autor de “A cultura Organizacional”.
Ela é formada tanto por convenções e regras coletivas quanto por elementos implícitos que refletem a identidade da organização. Sem uma definição clara, não é possível estabelecer uma estratégia de negócios eficaz.
Confira, a seguir, alguns processos diretamente influenciados por essa cultura:
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- branding;
- comunicação interna;
- atração e retenção de talentos;
- planos de desenvolvimento individual e em grupo;
- estratégias de employee experience.
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Quais elementos formam a cultura de uma empresa?
No processo de construção da cultura organizacional, a missão da empresa consolida práticas naturais, experiências, marcas de linguagem e relacionamento interpessoal que definem o que ela é.
Assim, os elementos que a formam são únicos e adaptáveis com o passar do tempo, como:
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- valores organizacionais: transparência, comunicação eficiente, flexibilidade, tolerância, abertura à diversidade;
- influências: estilos de liderança e como agregam suas habilidades;
- rituais: atividades que demonstram comportamentos em grupo, como pausas para o lanche, aniversariantes do mês, festividades e reuniões.
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Qual a importância da cultura organizacional?
Promover uma cultura organizacional forte como parte da estratégia corporativa é essencial para engajar colaboradores e posicionar sua empresa de maneira eficaz no mercado.
Quando bem desenvolvida, ela fortalece a identificação dos talentos e o senso de pertencimento, melhorando o fit cultural, a satisfação e a produtividade no trabalho.
A seguir, conheça outros benefícios que uma identidade organizacional eficiente traz para sua empresa!
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- melhora no desempenho: entregas de qualidade e desenvolvimento profissional contínuo.
- redução de turnover: colaboradores são embaixadoras da marca e querem permanecer na empresa.
- fortalecimento da imagem e reputação: presença sólida e reconhecimento no meio corporativo.
- alinhamento entre gestão e liderança: vivência dos valores pelas equipes e confiança mútua.
- melhora no clima organizacional: ambiente saudável, produtivo e propício ao desenvolvimento coletivo.
- aumento do engajamento e autonomia no trabalho: não há necessidade de microgerenciamento.
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Quais são os principais tipos de cultura organizacional?
É importante conhecer cada tipo de cultura organizacional para implantar aquela que esteja mais alinhada com os objetivos do negócio.
Vale ressaltar que as empresas podem mesclar aspectos de mais de um modelo. Entenda a seguir!
Cultura de resultados
A cultura de resultados prioriza o crescimento da empresa, guiando o comportamento das lideranças e contribuindo para que os colaboradores se engajem com as suas metas.
Métricas de avaliação do desempenho, como os KPIs, guiam a tomada de decisões e os colaboradores recebem recompensas ao alcançarem resultados estipulados pela gestão.
Cultura de poder
Essa cultura é caracterizada por centralizar a figura do líder, mais comum em pequenas empresas, em que os gestores têm maior poder de decisão e influência.
Nesses tipos de organizações, é comum que as decisões sejam tomadas exclusivamente pela alta gestão, com práticas e políticas que apresentam pouca flexibilidade para mudanças.
Cultura de pessoas
Esse tipo de cultura organizacional prioriza a valorização das pessoas, colocando-as no centro da estratégia.
Assim, a jornada do colaborador é considerada, de ponta a ponta, e os resultados da sua dedicação são frequentemente reconhecidos.
Uma prática comum nesse estilo de gestão é a celebração das conquistas dos funcionários, por meio de políticas como “Funcionário do Mês”, bonificações financeiras e dias de folga.
Cultura de feedback
O intuito da cultura de feedback é criar um ambiente saudável na empresa, no qual todos têm voz e oportunidades de desenvolvimento.
Por meio de feedback contínuo e devolutiva comportamental, essa prática facilita diálogos sobre performance, entregas, pontos fortes e melhorias, apoiando o crescimento organizacional.
Cultura da inovação
O objetivo da cultura de inovação é promover a criatividade e apoiar as ideias vindas de todas as áreas dentro da empresa.
Essa abordagem facilita a adaptação às mudanças do mercado, melhorando a capacidade competitiva e performance do negócio, especialmente em situações desafiadoras.
O que difere uma cultura organizacional forte ou fraca?
Força da marca empregadora
Empresas com uma identidade forte são admiradas por suas equipes internas, e essa imagem é refletida em potenciais candidatos.
Por outro lado, companhias que ainda não desenvolveram boas estratégias podem lidar com funcionários insatisfeitos e uma reputação negativa no mercado.
Adaptação às mudanças
Consistência e alinhamento são características comuns em culturas sólidas.
Esse cenário favorece adaptações e mudanças, pois não compromete a estabilidade geral do negócio ou a relação de confiança entre líderes e equipes.
Engajamento e senso de inovação
Organizações com valores bem definidos tendem a ter talentos motivados e engajados. Isso não apenas impacta positivamente a performance, mas também impulsiona a inovação.
Quando as ações da empresa não correspondem às expectativas das pessoas, a tendência é o aumento das desistências silenciosas.
Employer branding
A falta de investimento no ambiente cultural prejudica a reputação da instituição em variados cenários.
Isso implica todas as ações e iniciativas a favor de uma boa experiência para os profissionais, como estratégias de retenção, reconhecimento e desenvolvimento no longo prazo.
Se não há uma estrutura interna forte e aderente às pessoas, sua confiabilidade é abalada para clientes, parceiros e stakeholders, afastando oportunidades de relacionamento.
Crescimento contínuo
Como vimos ao longo do texto, a cultura influencia diversos processos estratégicos para o desenvolvimento sustentável de uma empresa.
Quando é negligenciada, há uma clara dificuldade no alcance de metas, em todas as áreas, que afetam sua expansão no mercado.
Como fortalecer a cultura organizacional?
Fortalecer a cultura organizacional não é uma tarefa fácil. Porém, é fundamental para o alinhamento de objetivos e alcance de resultados.
Dessa forma, existem algumas práticas que os líderes, com a área de gente e gestão, podem adotar para promover essa melhoria. Veja a seguir!
1.Aposte no desenvolvimento das lideranças
As lideranças são essenciais na elaboração e no fortalecimento da cultura organizacional.
Esses profissionais estão à frente da gestão de pessoas e, com experiência e treinamento, podem gerar grandes transformações.
Isso inclui, por exemplo, a construção de equipes alinhadas às estratégias organizacionais, a gestão de conflitos, e o estímulo à inovação.
2.Invista na comunicação interna
A comunicação interna é o elo entre a organização e seus colaboradores e é a partir dela que a cultura organizacional é disseminada. Por isso, precisa ser transparente e bem estruturada, criando um ambiente de confiança.
Para isso, pode-se investir na criação de materiais institucionais e informativos, e-mail marketing corporativo e momentos de interação e integração entre as áreas.
3.Repense as condutas
Como vimos, a cultura organizacional orienta os colaboradores sobre como devem agir. Portanto, analise as condutas das pessoas e, se necessário, pense e implemente iniciativas de alinhamento.
Além disso, garanta que seus processos de contratação, onboarding, avaliação de desempenho e planos de sucessão estejam ancorados em sua cultura.
4. Fortaleça a estratégia de recrutamento e seleção
Incorporar a cultura organizacional no processo de recrutamento e seleção estratégico é essencial para atrair os talentos certos.
Para isso, há soluções e tecnologias de R&S que facilitam a análise das características dos candidatos, principalmente o seu perfil comportamental.
Com o fit cultural, a organização fortalece suas práticas e processos, atraindo profissionais que compartilham de seus valores.
5. Promova treinamentos internos
Treinamentos e palestras regulares reforçam os princípios da sua empresa e favorecem a integração entre as pessoas.
Isso irá favorecer a realização de projetos mais complexos em equipe e o engajamento com as ações de Gente e Gestão.
No médio e longo prazo, essas ações contribuem para mudar a maneira como os colaboradores veem sua empresa e defendem sua marca.
6. Pratique a diversidade e inclusão
Uma das principais maneiras de fortalecer a cultura organizacional e obter novos insights sobre o negócio é investir em diversidade e inclusão.
Além de reforçar a employer branding, ter pessoas com diferentes histórias e perspectivas pode ajudar a liderança e o setor de Gente e Gestão a repensar suas ações e soluções.
Como medir e avaliar a cultura organizacional?
Agora que você já sabe como fortalecer a identidade da sua organização, pode estar se perguntando como avaliar a cultura de uma empresa e se ela está coerente com os objetivos e visão de negócio.
Aqui estão algumas dicas para avaliar e medir na prática!
Realize pesquisas de clima
É comum que os profissionais apresentem dificuldades em expressar incômodos, insatisfação ou desafios no ambiente de trabalho.
Nesse contexto, as pesquisas de clima se mostram muito eficazes, pois oferecem um espaço anônimo para que os colaboradores compartilhem suas opiniões.
Por sua abrangência, elas também podem abordar aspectos que, muitas vezes, não são identificados pelas equipes.
Invista em one a one com as equipes
Complementar à pesquisa, reuniões de 1:1 entre lideranças e liderados são importantes para compartilhar e aprofundar opiniões sobre a cultura organizacional.
Nesta conversa, podem ser consideradas a avaliação do profissional sobre o ambiente de trabalho, estilo de gestão e nível de satisfação geral.
Avalie o desempenho dos profissionais
Um bom indicador da cultura organizacional é a avaliação de desempenho dos colaboradores.
Quando os profissionais estão felizes com o seu espaço laboral, isso é refletido diretamente na eficácia das entregas e no desejo de continuar evoluindo.
Observe o relacionamento do time
A qualidade das interações entre os membros da equipe também traz um cenário importante sobre a cultura organizacional.
Afinal, conflitos frequentes, falta de conexão ou desmotivação duradoura podem sinalizar a necessidade de repensar práticas e processos internos.
Tenha atenção ao turnover
Um alto índice de rotatividade pode ser um reflexo da insatisfação com o ambiente de trabalho, seus valores, práticas e gestão.
Mais do que isso, o turnover voluntário também representa uma dificuldade muito clara do negócio em identificar e tratar fragilidades em sua cultura.
Como avaliar a cultura organizacional em empresas remotas ou híbridas?
Presença de e-leadership
Para ter uma cultura remota e híbrida bem-sucedida é essencial observar o perfil da liderança.
O ambiente virtual exige uma atenção especial para a gestão de pessoas e processos, e o e-leadership pode encontrar as melhores soluções alinhadas aos objetivos do negócio.
Adaptação de políticas internas
Durante momentos de transição, muitas empresas passam a adotar modelos de trabalho remoto ou híbrido.
No entanto, nem sempre reavaliam suas políticas internas para se adequar ao ambiente virtual.
Sem essa reestruturação, a cultura organizacional pode ser enfraquecida, resultando em desalinhamento interno.
Fortalecimento da comunicação
Uma comunicação ineficiente evita que os colaboradores compreendam como a companhia opera, sua rotina e o que é esperado para o alto desempenho das equipes.
Investir em ferramentas, tecnologias e plataformas bem aceitas pelos membros do time é fundamental para preservar a cultura organizacional.
Promoção de bem-estar e análise de clima
Não é porque os profissionais trabalham fora dos escritórios, que não é necessário checar o seu nível de satisfação e bem-estar com a cultura.
Portanto, explore as possibilidades da sua empresa e promova um ambiente confortável e propício para que todos possam se relacionar, aprender e compartilhar experiências.
Avaliação contínua
Essa prática é válida para todos os tipos de cultura organizacional, especialmente em ambientes remotos ou híbridos.
Avaliar regularmente a clareza da missão institucional entre os talentos, a eficácia dos processos, a gestão dos líderes e a flexibilidade da empresa às mudanças pode embasar a tomada de decisões do RH.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre cultura organizacional e como fortalecer e medir os resultados dessa estratégia para o crescimento de qualquer negócio.
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