Assertividade no local de trabalho: use-a da forma certa!
Você sabe como ter assertividade no local de trabalho? Ou melhor: você entende o real significado de ser assertivo?
Esta é uma palavra que foi (e ainda é) muito usada de maneira distorcida. Na grande maioria dos casos em que é aplicada, o contexto costuma estar relacionado a algo que é “preciso”.
Assertividade não vem da palavra “acerto” e sim de “asserto”. Mas qual é a diferença entre elas? Continue a leitura para descobrir e entender melhor o assunto!
O que é ser uma pessoa assertiva?
Antes de começarmos a explicar sobre assertividade no local de trabalho, vamos retomar ao que perguntamos antes: a diferença entre “acerto” e “asserto”. Veja só:
- Acerto: certeza, acertamento, atino, correção, exatidão, justeza, perfeição, precisão.
- Asserto: afirmação, alegação, asserção, assertiva, asseveração, certeza, comprovação, confirmação, declaração, enunciado.
Quando entendemos melhor esses conceitos, percebemos também que assertividade é algo que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo. Ao trazermos isso para o ambiente profissional, podemos dizer que a assertividade também é uma das soft skills de uma pessoa.
Um profissional assertivo tem segurança ao falar e sabe tomar decisões com confiança. São pessoas que têm facilidade em se posicionar com pensamento positivo e proatividade. No mercado de trabalho, essas características comportamentais são muito valorizadas em diferentes cargos.
Quais os benefícios de saber ter assertividade no local de trabalho?
A assertividade é uma maneira de comunicação muito clara e precisa, mas que também torna as pessoas mais abertas a ouvirem o que o outro tem a dizer.
Ao ter atitudes mais assertivas no local de trabalho, um profissional é capaz de:
- passar a mensagem de forma mais clara;
- ser mais confiante nas tomadas de decisão;
- ouvir os outros e aprender com isso;
- gerenciar melhor situações de conflito;
- ter mais equilíbrio no dia a dia da empresa;
- ser mais comprometido com suas responsabilidades;
- ter mais controle emocional.
É interessante observar também que, ainda que alguém não seja naturalmente assertivo, esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da trajetória profissional e pessoal.
Uma forma bem inteligente de identificar esse tipo de característica comportamental é por meio de uma análise de perfil mais aprofundada. Essa avaliação pode ser feita no processo de recrutamento e seleção ou até mesmo como forma de trabalhar o desenvolvimento de um colaborador que já trabalha na organização.
Esse potencial pode ser identificado por meio de ferramentas específicas, capazes de ajudar gestores e lideranças a preverem o potencial de performance e a aderência de seus profissionais para determinado cargo e, até mesmo, à própria cultura organizacional.
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