Como fazer um Job Description que funcione?
Você sabe como fazer um job description realmente capaz de atrair o candidato certo? A descrição de uma vaga vai além de apenas informar os seus pré-requisitos — o objetivo é atrair candidatos com um perfil profissional aderente à cultura da empresa e às necessidades de uma vaga (técnicas e comportamentais).
Ao selecionar alguém que tenha os valores, propósito e objetivos alinhados ao que a organização precisa, o RH consegue trazer vários benefícios para o negócio. Dentre eles, a redução de custos na contratação, a diminuição das taxas de turnover e a otimização dos processos internos da área de Gente e Gestão.
Neste post, você vai entender melhor o que é um job description, como criá-lo e como ele pode ajudar a atrair os candidatos mais aderentes a uma posição. Continue a leitura e saiba mais!
- O que é Job Description?
- Como criar um Job Description? Confira 6 passos!
- O que evitar ao usar a ferramenta?
- Qual a importância de fazer um bom Job Description?
- Qual o papel estratégico do job description para o RH?
- Por que a empresa precisa se interessar pelo potencial dos seus candidatos?
- Por que tudo isso vai ajudar no Job Description?
O que é Job Description?
Job Description é o termo usado pela área de RH para se referir a descrição de cargo de uma vaga de emprego. É esse descritivo que traz a apresentação da vaga em si, suas atribuições técnicas, perfil profissional desejado, pré-requisitos e benefícios corporativos, por exemplo.
Indispensável nos processos seletivos, esse recurso busca ser um filtro inicial no processo de atração de talentos. Além disso, também pode refletir o perfil da própria empresa contratante, auxiliando no employer branding.
Como fazer um Job Description na prática? Confira 6 dicas!
Para montar um bom job description é preciso ter como base as principais informações sobre a vaga, a partir da perspectiva da liderança e do RH. Afinal, nessa descrição de cargo deve constar as principais informações sobre a vaga e sobre a empresa.
Mas, mais do que apenas descritiva, ela precisa ser atrativa o suficiente para brilhar os olhos de quem está em busca de uma oportunidade profissional, concorda? É nesse momento que o apoio técnico e consultivo de uma consultoria de RH, por exemplo, pode fazer a diferença.
Para ajudar, listamos 6 dicas para você fazer um job description mais efetivo na prática. Confira!
1. Escreva um título claro e objetivo
O título é o primeiro ponto de atenção quando uma pessoa lê um texto ou um anúncio — e o mesmo acontece com a descrição de uma vaga. Por isso, é importante que ele seja atrativo, claro e objetivo para impactar as pessoas certas.
2. Descreva as responsabilidades do cargo
O segundo passo é apresentar claramente os objetivos da função, isto é, quais serão as responsabilidades do profissional contratado. Além disso, liste as tarefas diárias e os principais desafios. Dessa forma, é possível criar uma identificação por parte do candidato.
3. Informe sobre a empresa
Acrescentar informações sobre a empresa também é importante para atrair profissionais mais compatíveis com a vaga e fit cultural. Portanto, conte brevemente a história da companhia, como é a cultura organizacional e o ambiente de trabalho e quais elementos marcam a sua missão, visão e valores.
4. Desenhe as qualificações e habilidades necessárias
Além de listar os pré-requisitos para a vaga, não deixe de evidenciar as hard e soft skills esperadas. Cursos complementares, certificações e outras experiências relacionadas com as atribuições da função também devem ser descritas.
5. Informe os benefícios corporativos e diferenciais
Lembre-se de incluir os benefícios oferecidos pela empresa no job description. Alguns mais recorrentes são vale-transporte, vale-alimentação e plano de saúde, mas há também vantagens como flexibilidade, home office, bonificações e auxílio bem-estar.
Ademais, acrescentar informações sobre a construção de um plano de carreira pode ser um grande diferencial para conquistar profissionais que queiram crescer com a empresa.
6. Ajuste os dados de acordo com o canal de divulgação
Por fim, para contar com um job description eficiente é necessário ajustá-lo de acordo com o canal de divulgação. Nesse cenário, há a possibilidade de campanhas de comunicação online e offline, bem como a construção de uma página de carreira personalizada, por exemplo.
Para definir quais recursos serão usados, avalie quem é o público alvo da vaga, a cidade em que a empresa está situada e quais métodos de recrutamento serão adotados.
O que evitar ao fazer um Job Description?
Agora que você já sabe como criar um bom job description, chegou o momento de entender quais práticas precisam ser evitadas durante essa construção. Tenha em mente que a falta de alinhamento em uma etapa do processo pode prejudicar toda a seleção.
Entre as práticas que o setor de Recursos Humanos deve evitar, estão:
- não informar a empresa que está contratado;
- apresentar a função de maneira genérica;
- exigir requisitos fora da realidade da vaga;
- usar uma comunicação agressiva;
- elaborar um job description muito longo e incoerente com o cargo.
Qual a importância de elaborar um bom Job Description?
Um job description bem feito faz toda a “publicidade” da sua empresa em um pequeno anúncio de vaga. Esse primeiro contato pode contribuir para um trabalho de construção da imagem da marca empregadora e fortalecendo o employer branding.
Além disso, como vimos, uma boa descrição das funções de um cargo e do propósito da companhia pode ajudar também na atração de talentos mais aderentes à cultura organizacional.
Para além desses, existem outros benefícios do job description para a área de Gente e Gestão e para o negócio como um todo. Confira a seguir!
- Auxiliar na atração e retenção de talentos.
- Favorecer a cultura e o clima organizacional.
- Otimizar o processo de recrutamento e seleção.
- Contribuir para a redução do turnover.
- Favorecer o employee experience.
- Fortalecer o alinhamento de propósitos.
Qual o papel estratégico do job description para o RH?
Com a alta competitividade do mercado, contar com um job description estratégico pode ser a chave para atrair talentos em potencial. Afinal, quando a descrição está bem elaborada e informativa, o candidato já inicia a seleção com as expectativas e objetivos alinhados com a realidade do negócio.
Além de trazer melhoria para a atração de novos funcionários, o job description exerce também um papel fundamental em outras atribuições da gestão de pessoas. Veja a seguir!
Processos seletivos bem estruturados
Para desenvolver um bom processo seletivo, o RH precisa ter em mente quais são as reais necessidades e expectativas do cargo. Seja relacionado às habilidades e comportamentos dos profissionais ou a questões específicas da organização. Essas informações podem ser obtidas a partir de um job description completo e transparente.
Onboarding
Uma clara descrição de cargo pode levar o futuro colaborador a compreender a cultura da empresa, bem como o seu clima organizacional. Dessa forma, além de contribuir para contratações mais certeiras, facilita a integração desses talentos à equipe, otimizando o onboarding.
Banco de talentos mais qualificado
Como vimos, o job description busca facilitar a atração de pessoas com um perfil profissional aderente ao cargo e à empresa. Assim, o setor de RH pode montar um banco de talentos mais qualificado, reduzindo o tempo de busca em novos processos de recrutamento.
Conexão entre RH e gestão
Por meio do job description, é possível também melhorar a conexão entre o RH e a gestão. Afinal, para montar uma boa descrição de cargo é preciso ter um alinhamento sobre o perfil a ser procurado. Ademais, essa definição ajuda na construção das estratégias da liderança, servindo como referência na chegada de novos gestores.
Avaliação de desempenho e treinamento organizacional
No job description devem constar as atribuições e habilidades dos funcionários, certo? Com essas informações, fica mais fácil para a gestão de pessoas realizar a avaliação de desempenho, identificar pontos de melhoria e propor ações de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores.
Tudo isso contribui para que o candidato escolha a sua empresa em relação à concorrência. Além de ser uma excelente estratégia de retenção de talentos.
Por que a empresa precisa se interessar pelo potencial dos seus candidatos?
Você sabia que as habilidades técnicas de um profissional duram cerca de dois anos? Depois desse tempo, é esperado que quase 50% dessas competências perca relevância. Esse processo é conhecido como fenômeno da obsolescência de habilidades.
Com o ritmo acelerado com que as mudanças acontecem no mercado de trabalho, as aptidões que agora são consideradas fundamentais podem não ser mais adequadas em um curto período de tempo. Mas, se não podemos confiar no que as pessoas são capazes de fazer hoje, em que se baseiam as decisões de seleção?
A melhor maneira de recrutar pessoas capazes de se adaptar é selecionando não por suas habilidades técnicas, mas pelo seu potencial e soft skills. Assim, os profissionais serão capazes de fazer o trabalho que a empresa lhes oferece hoje, mas, acima de tudo, terão o desejo de aprender e crescer com o tempo.
Quais são os três pilares do potencial?
Hoje, o potencial é definido por três elementos principais:
- habilidade;
- motivação;
- personalidade.
As habilidades equivalem ao que uma pessoa pode fazer. Referem-se à capacidade de processar informações e gerar entregas.
Já a motivação se refere à energia interna e aos fatores justificadores de uma escolha. Elas correspondem às necessidades fundamentais que caracterizam um indivíduo e guiam suas buscas diárias.
Finalmente, a personalidade diz a você como uma pessoa vai se comportar naturalmente, seja em circunstâncias cotidianas, seja sob estresse.
Por que tudo isso vai ajudar no Job Description?
A criação do job description é o momento de pensar na estratégia de atração e dar o tom desejado à comunicação. O seu objetivo deve ser atrair profissionais compatíveis com a cultura da empresa, a equipe e a liderança.
A descrição do trabalho também é a primeira experiência que um candidato terá com a companhia. Por isso, é preciso que ele seja verdadeiro, transparente e destaque tudo o que há de mais importante sobre o negócio, o setor para o qual o talento será alocado e as expectativas para o futuro.
Além disso, apenas divulgue o que já estiver consolidado na companhia. Então, se organização ainda não desenvolveu totalmente ações de diversidade e inclusão, por exemplo, não divulgue que você privilegia a diversidade. Afinal, as pessoas que serão contratadas vão vivenciar a realidade de outra forma.
Sabemos que selecionar aqueles que vão tornar a empresa bem-sucedida não é fácil — e o papel dos recrutadores é particularmente crucial nesse aspecto. Portanto, para cumprir essa missão, é essencial ter dados confiáveis e objetivos.
Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe tudo o que é preciso sobre um bom job description. Se quiser saber mais sobre como atrair os melhores profissionais e se destacar no mercado, aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre atração de talentos!