Indicadores de Desempenho: principais tipos, para que servem e como fazer

Indicadores de Desempenho: principais tipos, para que servem e como fazer

Acompanhar a performance das equipes e os resultados da empresa é fundamental para garantir melhores estratégias de negócio. Por essa razão, observar seus indicadores de desempenho regularmente pode ser um grande diferencial!

Será por meio desses indicadores de desempenho organizacional que você conseguirá entender os pontos fortes e a melhorar de cada área da empresa, inclusive da Gestão de Pessoas.

Quer entender melhor o assunto e conferir os principais indicadores? Continue a leitura!

O que são Indicadores de Desempenho Organizacional?

Os indicadores de desempenho, também chamados de indicadores de performance, são as métricas usadas para mensurar a eficiência das ações de um negócio.

Também conhecidos como Key Performance Indicator (KPI), são indicadores-chave que funcionam como um termômetro para a organização. Isso porque sinalizam o que tem ou não dado certo, sem subjetividade.

Por isso, ela pode (e deve!) ser medida com o uso de índices que estejam alinhados ao planejamento estratégico organizacional. Isto é, a missão, visão e valores que norteiam as metas e objetivos almejados.

Vale ressaltar que existem índices quantitativos e qualitativos. Eles abrangem os ativos tangíveis (financeiros, por exemplo) e intangíveis (impactos na sociedade, por exemplo) de uma corporação.

Quais são os tipos de Indicadores de Desempenho Organizacional mais usados?

Os indicadores de desempenho não devem ser utilizados pensando somente em resultados financeiros. Para uma boa gestão de desempenho amparada por dados, é necessário monitorar diferentes tipos de índices.

Alguns deles avaliam aspectos como a performance junto aos clientes, outros aos processos internos e à performance das pessoas e inovações. Confira!

Indicadores financeiros

Certamente a saúde financeira de uma organização é primordial e, por isso, deve ser acompanhada de perto. Afinal, dela dependem os investimentos, o lucro, a redução de custos, entre outros. Para medir esses índices, pode-se avaliar:

  • indicador de lucratividade;
  • indicador de rentabilidade;
  • indicador de custos fixos;
  • indicador de faturamento;
  • indicador de recebimento;
  • indicador de crescimento de vendas, entre outros.

Indicadores de qualidade para os clientes

A reputação, ou a força de marca (employer branding), de uma empresa também é um capital de alto valor para todas as instituições. Ela engloba a percepção da sua participação no mercado, a qualidade de seus produtos ou serviços e a satisfação dos clientes internos e externos.

Veja alguns indicadores de qualidade:

  • indicador de eficácia;
  • indicador de competitividade;
  • indicador de valor;
  • indicador de satisfação do cliente, e outros.

Indicadores dos processos internos

A busca pelo aperfeiçoamento contínuo é comum nas corporações. Afinal, otimizar as entregas e os processos e desenvolver novas soluções é determinante para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Conheça os indicadores de performance mais usados para avaliar processos internos:

  • indicador de produtividade no trabalho;
  • indicador de eficiência;
  • indicador de capacidade;
  • indicador de desempenho dos projetos, dentre outros.

Indicadores de crescimento e aprendizagem

Iniciativas focadas em treinamento e desenvolvimento organizacional devem estar no foco das estratégias corporativas. Para mensurar esses índices, pode-se utilizar indicadores como:

Lembre-se de que, independentemente da sua estratégia, é importante garantir que os indicadores sejam integrados em todos os setores da empresa.

Quais Indicadores de Desempenho usar para a Gestão de Pessoas?

Para a gestão de pessoas, os indicadores de desempenho ajudam a conhecer melhor diversas questões. Dentre elas, o nível de produtividade das equipes, o engajamento, a assiduidade e o retorno sobre os investimentos feitos.

A seguir, confira alguns exemplos de índices que podem ser analisados.

Nível de satisfação e lealdade

Identificar a satisfação no trabalho e a lealdade dos colaboradores é um grande desafio. Existem algumas pesquisas que podem ser aplicadas, contudo, por vezes são cansativas e não oferecem o resultado esperado.

Nesse sentido, um dos indicadores de desempenho mais conhecidos e eficazes é o E-NPS (do inglês Employee Net Promoter Score). O seu objetivo é realizar uma única pergunta ao profissional — chamada de “a pergunta definitiva” — para entendê-lo. Confira:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria nossa organização para se trabalhar a um amigo ou familiar?

É possível classificar as respostas em três categorias:

  • promotores (9-10), funcionários realmente satisfeitos e que vestem a “camisa” da empresa;
  • neutros (7-8);
  • detratores (0-6), aqueles que estão insatisfeitos com a organização.

Para identificar a pontuação final de E-NPS, é só subtrair o percentual total de detratores do percentual total de promotores. O ideal é que esse número fique acima de 50 pontos.

Indicadores de desempenho para produtividade

Sabe-se que a produtividade dos profissionais é essencial para o crescimento e continuidade de um negócio. Com equipes de alta performance, é possível aproveitar melhor os recursos disponíveis, otimizar a lucratividade e o sucesso empresarial.

O problema é que, em algumas empresas, os profissionais de RH deixam de considerar o cálculo da produtividade das equipes, que é simples. O cálculo segue a relação entre a produção e os recursos usados:

Produtividade = resultado obtido / recursos utilizados

Imagine que uma concessionária vendeu 145 carros em fevereiro, um mês com apenas 28 dias. Ao aplicar o cálculo, relacionando o resultado (145 carros) pelo recurso disponível (28 dias), é possível averiguar um índice de 5,17 de produtividade. Ele deverá ser comparado aos outros meses.

Percentual de evasão de profissionais

Um indicador de desempenho que, certamente, deve ser acompanhado é o de evasão dos colaboradores, o tão conhecido turnover.

Essa rotatividade, até certo ponto, pode ser considerada natural. Contudo, quando elevada, diminui a lucratividade do negócio, implica na perda de talentos e até mesmo na credibilidade da marca empregadora. Confira:

Turnover (em %) = número de funcionários que saíram / total de funcionários no mesmo período

Não há um percentual ideal de turnover, isso vai variar bastante de acordo com a política de retenção de cada empresa. Se acontecer de o turnover ficar muito elevado, é importante avaliar o cenário corporativo com mais cuidado e atenção.

Uma das medidas que podem ser adotadas é a entrevista demissional (também chamada de entrevista de desligamento). Comece a questionar o motivo dos pedidos de demissão, depois, analise como o problema pode ser solucionado.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Este é um dos indicadores de desempenho mais conhecidos e usados na gestão, que pode ser aplicado por qualquer setor da empresa. Seu objetivo é avaliar o retorno — especialmente financeiro — obtido com os investimentos feitos.

Na gestão de pessoas, é possível averiguar como o investimento em treinamentos ou aquisição de talentos têm beneficiado a organização. Veja como usar:

Retorno (em %) = (retorno obtido – investimento inicial) / investimento inicial x 100

Imagine que o time de vendas participou de um workshop na cidade vizinha, com um custo de R$10.000,00 — incluindo todas as despesas.

Com os contatos feitos, foi possível fechar novos negócios, o que rendeu R$83.000,00 em receita para a empresa. Ao aplicar a fórmula, identifica-se um retorno de 730%.

De modo geral, quanto maior o retorno obtido, melhor para a corporação e equipes envolvidas. Com esse indicador de desempenho, também é possível identificar o que tem dado certo na gestão de pessoas e o que merece prioridade.

Nível de absenteísmo dos colaboradores

Por fim, é necessário considerar o nível de absenteísmo das equipes de trabalho. Esse indicador mensura o número de faltas e atrasos de um colaborador ou equipe, avaliando se estão comprometidos e motivados.

Quando esse índice é elevado, existem diversos problemas. Afinal, alguns trabalhadores ficam sobrecarregados, o nível de produtividade tende a cair e o clima organizacional é prejudicado.

Absenteísmo (em %) = horas não trabalhadas (pode ser individual ou do coletivo dos colaboradores) / horas efetivamente trabalhadas x 100

O ideal é que o percentual de absenteísmo seja o mais próximo possível de zero por cento. Lembre-se de desconsiderar os atrasos ou faltas justificadas (como doença, comparecimento a consultas médicas etc.) para que o resultado seja ainda mais autêntico.

Como definir Indicadores de Performance para a sua equipe?

Para definir os indicadores de performance de uma empresa, é importante ter em mente que cada organização tem necessidades e expectativas únicas. Por isso, deve implementar indicadores customizados para atender aos seus objetivos específicos.

Além disso, é necessário que o colaborador também estabeleça metas individuais de performance que estejam alinhadas às do negócio. Por fim, realize feedbacks para entender quais aspectos têm dado certo e quais precisam ser aprimorados.

Quais os principais desafios na aplicação dos Indicadores de Desempenho?

Cerca de 60% das empresas que fecharam nos primeiros 4 anos de atividade apresentavam indícios de que não acompanhavam seus Indicadores de Desempenho, afirma o SEBRAE. Uma porcentagem que merece atenção, concorda?

Mas mesmo as organizações que têm observado esses índices podem vivenciar alguns desafios. Veja!

Dificuldade na circulação de informações

As informações precisam ser acessíveis e de fácil compreensão para que se possa estabelecer uma comunicação eficiente em qualquer empresa, certo?

E não é diferente quando pensamos na aplicação dos indicadores de desempenho!

Por isso, é essencial que todos os colaboradores conheçam as metas e objetivos firmados no planejamento estratégico. Dessa forma, saberão em que direção devem guiar seus esforços.

Desalinhamento dos objetivos e estratégias da empresa

É fundamental que os objetivos estratégicos estejam bem elaborados e alinhados com todos os departamentos da empresa. Apenas dessa maneira será possível mensurar a performance.

Vale ressaltar que esses objetivos devem ser específicos, ou seja, delimitados, mensuráveis e desafiadores, porém alcançáveis. Ou seja, devem estar dentro da realidade dos times.

Visão focada no presente, desconsiderando a visão de futuro

Quando pensamos no planejamento estratégico de uma organização, temos objetivos de curto, médio e longo prazo, certo?

Assim também deve ser quando se analisa a performance dos profissionais em relação a eles. Afinal, diferentes ações demandam diferentes investimentos e tempo de execução para trazerem bons resultados.

Alto volume de métricas

Um alto volume de informações é fornecido quando são mensurados os indicadores de desempenho. Uma vez que, como vimos, eles devem ser implementados em todos os setores da empresa.

Por isso, é fundamental priorizar os índices que tragam conhecimentos práticos para uma análise efetiva desses dados.

Por que é importante acompanhar os Indicadores de Desempenho?

Acompanhar os indicadores de desempenho é uma necessidade para as organizações, sendo um processo dinâmico e ajustável.

Por meio do acompanhamento dos índices, pode ser feita uma mudança quanto às escolhas de monitoramento e a efetividade das atividades. Isso permite também avaliar se a empresa está tendo todo o seu potencial aproveitado.

Além disso, deve ser considerado o momento do negócio e sua estrutura. Para tal, considere processos como o de transformação cultural que pode ocorrer para acompanhar as tendências do mercado.

Tenha em mente a importância de observar as prioridades, os objetivos e, consequentemente, os indicadores de desempenho.

Com eles, será possível ter uma visão sistêmica da gestão de pessoas, do nível de produtividade e dos resultados entregues em cada período. Consequentemente, mudanças estratégicas e funcionais também serão mais viáveis para a empresa.

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A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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