Avaliação de Desempenho e Feedback: quando usar um ou outro?
A melhor forma para saber qual é o momento certo para usar ferramentas de gestão, como a avaliação de desempenho e o feedback, é identificar a necessidade de melhoria na atuação dos colaboradores para alcançar os objetivos da empresa.
Para formar uma equipe de alta performance, é fundamental estimular e acompanhar a evolução dos colaboradores. Entre soft skills e hard skills é possível oferecer condições de desenvolvimento. Mas, para isso, os profissionais precisam saber o que pode e deve ser melhorado.
Neste post trazemos o conceito de avaliação de desempenho e feedback, assim como suas diferenças. Continue lendo e veja também quando aplicar esses dois métodos na empresa e como um software especializado pode ajudar nesse processo!
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para mensurar o desempenho individual dos colaboradores de uma empresa. Quando aplicada, permite um comparativo entre a performance esperada e os resultados efetivamente entregues.
Com esse parâmetro, a empresa consegue entender os pontos fortes e a melhorar de cada colaborador. Dessa forma, será mais fácil auxiliar os profissionais em sua jornada de desenvolvimento das habilidades e competências, por meio da gestão de desempenho.
De modo geral, a avaliação de desempenho tem aplicabilidade trimestral, semestral ou anual, e é conduzida pelos gestores de área com o apoio da equipe de RH. Durante o processo, diversos critérios que impactam no desempenho, como motivação, engajamento, salário, planos de carreira, e outros, são avaliados.
Além disso, as avaliações podem vir associadas a metodologias de incentivo ao desenvolvimento, como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
O que é feedback?
O feedback é, também, uma forma de avaliar o desempenho, porém, de uma maneira menos estruturada. Ele se baseia na rotina e atuação dos colaboradores em projetos e questões pontuais do dia a dia.
É atemporal, ou seja, não demanda um cronograma específico e pré-determinado, podendo ser aplicado a qualquer momento que a gestão perceber o subdesempenho de um ou mais membros da equipe, tanto em relação às demandas, quanto em postura.
Qual a diferença entre avaliação de desempenho e feedback?
Os dois métodos são usados na avaliação do desempenho profissional, porém, sua diferença mais significativa está na forma de aplicação. Enquanto a avaliação de desempenho demanda estruturação para levantamento de dados mensuráveis, o feedback se baseia na rotina.
Para a realização da avaliação de desempenho, o investimento de tempo, de equipe e, por vezes, de recursos financeiros, é maior. Por isso, muitas empresas preferem utilizar o feedback como instrumento de medição do desempenho.
No entanto, uma ferramenta não substitui a outra. Isso porque a abordagem do feedback é mais simplificada, tratando de elementos quantitativos. A avaliação de desempenho, por sua vez, oferece mais segurança e consistência de resultados.
Quando utilizar essas duas formas de avaliação na empresa?
Como o feedback é um retorno sobre a performance, normalmente é utilizado após a aplicação da avaliação de desempenho. O colaborador avaliado precisa receber uma devolutiva sobre sua atuação, que ocorre por meio do feedback.
A escolha entre avaliação de desempenho e feedback depende, também, dos propósitos da empresa em relação à profundidade e abrangência do que ela deseja avaliar. Os dois métodos são importantes e eficazes, cada um dentro dos planos de melhoria organizacional.
Em diversos contextos, um bom feedback comportamental é suficiente para que o colaborador se realinhe aos objetivos da empresa. Já em outros, a avaliação é necessária para estruturar e categorizar os pontos mais relevantes que envolvem habilidades técnicas e emocionais.
Portanto, é possível usar essas ferramentas juntas ou separadas, mas somente com uma análise bem fundamentada, lideranças e RH encontrarão o melhor caminho para auxiliar no desenvolvimento de equipes.
Vale ressaltar a importância de ter uma ferramenta especializada para registrar e conduzir feedbacks e avaliações de desempenho, com foco em melhoria contínua e desenvolvimento profissional, para alcançar a tão sonhada vantagem competitiva por meio do trabalho de qualidade do capital humano.
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