Satisfação, motivação ou engajamento no trabalho? Descubra!
Embora sejam termos semelhantes, satisfação, motivação e engajamento no trabalho apresentam significados e papéis muito distintos. Esses três conceitos estão associados à ideia de propósito e são complementares para garantir o sucesso do negócio.
Por isso, é essencial que liderança e RH trabalhem em conjunto para entender o perfil das equipes e desenvolver ações para motivar e engajar seus colaboradores.
Neste post, você vai saber mais sobre cada um desses conceitos e como identificá-los nos profissionais da sua empresa. Vamos lá?
O que é satisfação?
A satisfação é quase “estado de espírito”, e pode ser influenciada por diferentes aspectos. No geral, ela pode ser definida como uma somatória da satisfação individual com o bem-estar coletivo.
Pensando no ambiente de trabalho, a satisfação perpassa por questões como salário, benefícios, tarefas, ferramentas e recursos, constituindo uma relação transacional.
Exemplo disso é aquele colaborador que se sente respeitado e reconhecido no trabalho. Ele tem um bom salário, boas condições para fazer suas atividades e uma rotina no expediente que o agrada.
Nesse cenário, estar satisfeito com o trabalho reflete nas atitudes do próprio colaborador e na forma como ele executa suas demandas.
Isso também pode revelar o quão capacitado aquele profissional se considera para a função e como a liderança tem oferecido suporte e reconhecimento pelo seu esforço.
Como ter funcionários mais satisfeitos?
A satisfação é parte importante do sucesso de uma organização. Dessa forma, priorizar o funcionário e investir em estratégias para ter uma equipe mais satisfeita e feliz é também promover os resultados da empresa.
Pensando em ajudar você e a sua equipe de RH, separamos algumas dicas para promover a satisfação dos colaboradores:
- tenha um canal aberto de comunicação;
- crie um ambiente de trabalho seguro e saudável;
- ofereça benefícios e invista no descanso da equipe;
- invista no desenvolvimento dos colaboradores;
- priorize as boas relações entre a equipe;
- promova feedbacks.
Como a satisfação influencia a rotina corporativa?
Ter funcionários satisfeitos é essencial para estruturar uma rotina produtiva e saudável. Dessa forma, a satisfação contribui para o aumento da produtividade, bem como:
- colabora para a redução do turnover;
- promove a saúde mental dos colaboradores;
- auxilia na melhora da qualidade e volume de entregas;
- torna a empresa uma boa marca empregadora.
O que é motivação?
A motivação acontece de dentro para fora, sendo algo individual e que precisa ser trabalhado conforme as características de cada pessoa. O termo, derivado do latim “movere”, diz respeito ao impulso para ir além do esperado e promover a inovação.
Dessa forma, a motivação é o conjunto de fatores pessoais e externos que influenciam num sentimento interno de inquietação, movendo a criatividade, a tomada de decisões e o impulso para realizar tarefas.
Entender o que motiva um profissional é essencial para elaborar estratégias de valorização e desenvolvimento. Assim, a equipe se sentirá motivada a alcançar suas metas e objetivos e reconhecida pelos resultados individuais e coletivos.
Como identificar os motivadores da equipe?
A motivação pode ser intrínseca ou extrínseca. Além disso, está relacionada à produtividade e ao bom clima organizacional. Esse fator é extremamente importante para a rotina de trabalho, pois:
- promove a autoestima e confiança dos colaboradores, que passam a ser mais proativos e ter um olhar positivo sobre si mesmos;
- auxilia no crescimento pessoal e profissional, uma vez que o talento tem mais disposição para aprender e se capacitar;
- colabora para o trabalho em equipe e as boas relações interpessoais, já que motivação e engajamento estão relacionados;
- otimiza o uso do tempo e contribui para o aumento da produtividade, visto que a motivação afeta a concentração e criatividade.
Identificar quais são os motivadores de cada membro da equipe é fundamental para desenvolver ações em prol da motivação coletiva.
Para isso, uma ferramenta muito conhecida são os moving motivators, um conjunto de cartas com 10 aspectos que podem motivar ou desmotivar o colaborador:
- aceitação: o profissional deseja aprovação;
- curiosidade: o desejo pelo aprendizado;
- liberdade: o gosto pela independência e autonomia;
- status: o talento deseja ter uma posição elevada na empresa;
- meta: o propósito refletido no trabalho;
- honra: os valores pessoais são refletidos no trabalho;
- maestria: o trabalho é desafiador, mas o profissional é capacitado;
- ordem: a necessidade de conviver com normas e regras;
- poder: o desejo por exercer influência;
- relações: a felicidade em ter uma boa rede de contatos.
Utilizar dessa ferramenta é uma ótima alternativa para conhecer mais profundamente a sua equipe e traçar estratégias mais efetivas para acessá-la e motivar o potencial máximo de performance de cada profissional do time.
Nesse sentido, embora os principais fatores motivadores sejam internos, é necessário entender também o papel da experiência externa na motivação dos funcionários. Entenda melhor!
Motivação intrínseca ou interna
Esse tipo de motivação está relacionado às características e forças individuais dos colaboradores, podendo ser potencializada de acordo com seus objetivos, metas e interesses.
Por isso, apesar de ser inerente ao ambiente de trabalho e às relações interpessoais, pode ser impactada pelas vivências do cotidiano e pelos estímulos da liderança e equipe.
Motivação extrínseca ou externa
Já a motivação extrínseca tem relação com a vivência coletiva e com aspectos externos que podem incentivar um profissional a elevar sua produtividade.
Essa motivação pode ser facilmente alcançada com premiações ou bonificações por resultados alcançados, por exemplo. Além disso, é potencializada por capacitações, dinâmicas de grupo e treinamentos que auxiliem na conquista de resultados.
Contudo, é importante ressaltar que a motivação externa deve ser sempre associada a automotivação.
O que é engajamento no trabalho?
O engajamento vai muito além da satisfação e da motivação: está relacionado a um alto nível de comprometimento com a empresa e suas tarefas. Assim, pode ser entendido como uma vontade de ir além e pensar nas oportunidades futuras.
No trabalho, o engajamento é o reflexo do tempo, esforço e criatividade investido pelos colaboradores no sucesso da organização. Contudo, para que isso aconteça, é preciso haver um alinhamento de expectativas, propósito e valores.
Como identificar pessoas engajadas?
O funcionário engajado é apaixonado pelo que faz, se sente pertencente à organização e parte das suas escolhas e conquistas. Por isso, o engajamento é resultado da identificação com os ideais da empresa, da autonomia para propor soluções e da valorização dos resultados obtidos.
Dessa forma, para identificar pessoas engajadas, é interessante observar os seguintes comportamentos e características:
- propósito: a pessoa com propósito entende o porquê de executar suas demandas e enxerga além do trabalho nas suas entregas;
- autonomia: um profissional com a autonomia bem desenvolvida é proativo e tem sentimento de dono em relação à organização;
- crescimento: colaboradores engajados têm a sensação constante de aprendizado e desenvolvimento;
- resultado: para além de conhecer os resultados do setor e da empresa, a pessoa reconhece seu papel nessas conquistas;
- conexão e senso de pertencimento: a pessoa confia e dialoga com demais membros da equipe, promovendo a conexão entre pessoas, mas também com a cultura organizacional.
Para liderar bem uma equipe e incentivar seu engajamento, é preciso investir em treinamentos contínuos, comunicação efetiva e em estabelecer laços de confiança, bem como promover iniciativas de reconhecimento e melhoria de clima organizacional.
Como identificar funcionários satisfeitos, motivados e engajados?
Para identificar funcionários satisfeitos, motivados e engajados, é preciso que a liderança se mobilize em busca de ações para conhecer e analisar o perfil dos colaboradores, suas expectativas e percepções sobre a empresa.
O primeiro passo consiste na criação de um ambiente seguro e confortável, em que exista diálogo aberto, sincero e respeitoso. Assim, será possível entender as experiências, anseios, características e conquistas de cada um na equipe.
Além disso, investir na manutenção de um bom clima organizacional e na valorização da cultura é fundamental. Afinal, isso faz toda a diferença para mapear profissionais que se identificam com seus valores e os promovem em sua rotina, demonstrando satisfação com o ambiente, motivação para executar demandas e engajamento para com o propósito do negócio.
Para entender melhor a relação entre os três conceitos e como eles impactam no sucesso da sua empresa, confira o vídeo realizado por Hegel Botinha, sócio-diretor da Selpe.
Confiança, engajamento e liderança
A base para todas as ações em prol do bom clima entre a equipe é a confiança. Dessa forma, a segurança psicológica e a preocupação com a saúde mental são essenciais para as pessoas se sentirem engajadas.
Para construir esse ambiente seguro e respeitoso, a liderança precisa ter presença e ser próxima dos seus liderados. Para isso, a escuta ativa e a dedicação em conhecer a história de vida das pessoas lideradas, suas ambições e inseguranças é essencial.
Além disso, o bom líder é capaz de mostrar vulnerabilidade e permitir que a equipe se aproxime dele, tornando a exposição de seus limites uma atitude de coragem e confiança. Isso, inclusive, motivará a equipe a ser vulnerável e dialogar sempre que preciso.
Agora, você já entende as diferenças e a complementariedade entre satisfação, motivação e engajamento no trabalho. Caso queira saber mais sobre gestão de equipes, confira o artigo “Entenda como potencializar talentos da sua equipe”.