Como aplicar a Psicologia Positiva na Gestão de Pessoas?
Dar destaque aos pontos fortes pode trazer resultados mais significativos para um negócio. Afinal, equipes felizes e que tem seus esforços valorizados são mais produtivas. Porém, sabemos que no ambiente corporativo os desafios e conflitos podem interferir nesse processo. Por isso, a importância de aplicar a psicologia positiva.
A psicologia positiva é uma vertente da ciência que se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional dos talentos. Para isso, dá ênfase nos aspectos positivos sem, contudo, deixar de estimular o aprendizado. Assim, as boas práticas para melhorar a performance e promover o bem-estar resultam em equipes mais engajadas e motivadas.
Neste texto, explicamos o que é a psicologia positiva e como utilizar esse conceito na sua equipe. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Psicologia Positiva?
A grande premissa que guia a psicologia positiva é a percepção da felicidade como ponto de partida do comportamento e conduta humanos — dentro e fora das organizações. Dessa forma, a psicologia positiva se concentra em ações que visam aumentar a sensação de satisfação e bem-estar.
O psicólogo americano Martin Seligman, considerado o pai da psicologia positiva, apresentou o conceito nos anos 90. A teoria defende que a ciência deve ir além das doenças mentais e focar no que funciona verdadeiramente.
Por isso, diferentemente da psicologia tradicional, essa vertente canaliza as atenções para o aprimoramento daquilo que já é forte no perfil de cada pessoa. Os moldes tradicionais, por sua vez, se detêm na identificação das questões patológicas que envolvem a mente e interferem no desempenho.
Nesse contexto, a nova visão sobre o estado psicológico humano aborda, também, outros elementos. Assim, são observados aspectos como otimismo, emoções positivas, inteligência emocional, propósito e outras questões relacionadas ao bem-estar e à felicidade. Afinal, pessoas felizes sempre enxergam o copo meio cheio.
Quais são os principais pilares da Psicologia Positiva?
De acordo com Martin Seligman, a psicologia positiva é baseada em três pilares que precisam ser estudados, investigados, trabalhados e desenvolvidos. São eles:
- as características individuais: esse pilar estuda as virtudes, as forças pessoais, a capacidade para o afeto, o perdão, a espiritualidade, o talento, a sabedoria e as habilidades interpessoais;
- a experiência subjetiva: estuda o bem-estar subjetivo dos estados de fluxo, do otimismo, das emoções positivas referentes ao passado, florescimento e felicidade em relação ao futuro;
- as comunidades e instituições: estuda as virtudes cívicas e instituições que movem os indivíduos rumo à cidadania.
Para sustentar ainda mais o conceito, Seligman, em seu livro “Felicidade Autêntica”, estabeleceu um modelo de felicidade utilizando outros cinco pilares, representados pelo acrônimo PERMA. Veja, a seguir, o que ele explica sobre cada um deles.
Positive emotions (emoções positivas)
Representa a letra P do acrônimo. Esse pilar engloba as emoções positivas, indo além da alegria e satisfação. Ele também inclui sensações como entusiasmo, otimismo, orgulho, admiração, garra e perseverança.
Nesse pilar, o indivíduo deve ser estimulado a manter os estados emocionais positivos e treinar o cérebro para um melhor controle emocional. Dessa forma, será capaz de priorizar os sentimentos e gatilhos internos que potencializam a felicidade e o bem-estar.
Engagement (engajamento)
O próximo pilar é o engajamento, representado pela letra E. Ele se refere ao envolvimento em atividades que despertam interesse, proporcionando um estado voluntário e imersivo de dedicação a um determinado objetivo.
Embora esse seja um fator subjetivo, quando identificado, pode levar as pessoas a enxergar as atividades da rotina como ações realmente especiais e importantes.
Relationships (relacionamentos)
Os relacionamentos, ou a letra R no acrônimo, contemplam as relações familiares, profissionais, românticas e de amizade em geral. Afinal, elas são essenciais para alimentar as emoções positivas.
Isso porque a forma como as pessoas interagem e buscam apoio umas nas outras tende a fortalecer o desejo de aprimoramento das qualidades e de correção das falhas. Essa é uma tendência que acontece, principalmente, quando o suporte vem de pessoas positivas e otimistas.
Meaning (significado)
O meaning, traduzido por significado, é a letra M da sigla. Ele é o sentido e propósito que guia as emoções humanas, motivando a ação conforme os sonhos, as necessidades ou aquilo em que se acredita.
Por isso, é fundamental que cada indivíduo encontre um significado para a vida. Afinal, ele deve justificar os momentos de crise e dificuldades, dando forças para superar os desafios.
Accomplishments (realizações)
Agora, vamos para a última letra do acrônimo, o A. Ele engloba a busca pelo sucesso, podendo ser individual ou coletivo. Dessa forma, traz a ideia de planejamento das atividades sob a ótica da realização positiva. Com isso, esse pilar contribui para o melhor aproveitamento das conquistas, sem perda de tempo com o que não é relevante.
A partir desses pontos de abordagem, a psicologia positiva introduz e aprimora as técnicas de avaliação das forças pessoais e virtudes humanas. Afinal, quanto mais eficiente o processo investigativo, mais fácil será definir boas ações que colaborem para a prevenção de problemas de comportamento e até mesmo de doenças.
Qual a importância da Psicologia Positiva para o desenvolvimento na carreira?
O estado emocional provoca reações que podem ser positivas ou negativas, conforme a situação vivenciada. Porém, quando a empresa consegue avaliar as emoções dos colaboradores e entender suas necessidades, pode atuar priorizando os aspectos fortes e positivos.
É a oportunidade para que o RH, junto com as lideranças, crie e coloque em prática um programa de desenvolvimento de carreira e humano. Assim, ao priorizar as questões emocionais e dar ênfase aos pontos positivos, os colaboradores se enxergam no centro. Isso faz com que se vejam como eixo importante para o negócio, aumentando o engajamento e a motivação.
O bem-estar como pauta nas organizações
A saúde mental e o bem-estar, assim como os meios para a promoção, são assunto de pauta na maioria das organizações. Isso mostra a urgência de encontrar mecanismos que valorizem muito mais os pontos fortes dos colaboradores. Essa mudança de mentalidade contribui para melhorar a satisfação e o desempenho das equipes.
São essas nuances que determinam os rumos de um negócio, principalmente ao considerar que as pessoas são as principais responsáveis pela produtividade e resultados. Portanto, a psicologia positiva é um ganho essencial para empresas que enxergam na força de trabalho, seu bem mais precioso.
Dessa forma, valorizar o potencial individual, evidenciar qualidades e estimular sentimentos positivos é o caminho mais adequado para que cada um encontre equilíbrio dentro de si. Essa harmonia vai ajudar a lidar com as emoções em situações de desafios e incertezas, fazendo com que as pessoas optem por ver os aspectos positivos da vida.
Como a gestão pode trabalhar a Psicologia Positiva?
Depois de conhecer o conceito e os pilares da psicologia positiva, se torna mais fácil entender o quanto ela pode ser benéfica para uma empresa.
Tanto o RH, quanto os gestores de modo geral, podem se valer desses princípios. Eles são fundamentais para promover ações que foquem na felicidade como força motriz para a motivação e realização.
Nesse contexto, é possível escolher caminhos que levam a um estado positivo de desenvolvimento organizacional. Isso acontece a partir da identificação e entendimento das emoções pessoais e do seu impacto no coletivo. Assim, é possível direcionar esforços para aprimorar e evidenciar os pontos fortes de cada profissional.
Veja alguns elementos que podem ser trabalhados dentro da organização!
Formação e desenvolvimento de líderes melhores
A liderança exerce grande influência sobre as equipes, sendo um dos responsáveis pelo comportamento dos colaboradores. Portanto, desenvolver seus aspectos positivos vai permitir que esse profissional seja capaz de identificar e enaltecer as virtudes humanas.
Ao valorizar as potencialidades de cada talento, reconhecendo seus pontos fortes, o relacionamento entre líder e equipe tende a melhorar. Isso, evidentemente, sem deixar de lado a importância de desenvolver os pontos fracos. Esse equilíbrio é bom para o ambiente de trabalho e para o crescimento pessoal e organizacional.
Desenvolvimento de talentos
Por mais que o foco da psicologia positiva seja evidenciar e valorizar o que cada pessoa tem de forte, ela é também voltada para o aprimoramento. Então, se existem habilidades e competências a desenvolver, é importante que a gestão esteja atenta e promova ações que favoreçam esse aprendizado.
Afinal, os profissionais mais talentosos são aqueles que não se descuidam e estão sempre buscando melhorias em sua carreira. Logo, é fundamental oferecer oportunidades de desenvolvimento para que todos se sintam encorajados. Assim, vão ter meios e incentivo para aprimorar competências e explorar potencialidades.
Construção de equipes mais harmônicas
A maioria das empresas sonha em ter um ambiente de trabalho harmonioso e com um clima organizacional saudável. Para alcançar esse nível, é preciso que as equipes estejam alinhadas entre si e com suas lideranças. Essa harmonia pode ser conquistada por meio de diversos fatores, como:
- o nivelamento entre as necessidades dos colaboradores e os objetivos da empresa;
- a relação de confiança entre lideranças e pessoas lideradas;
- uma comunicação institucional clara e objetiva;
- a valorização e o desenvolvimento que desencadeiam o senso de pertencimento.
Todos esses fatores são fundamentais para promover uma identificação dos colaboradores com a empresa. E, a partir disso, aspectos como satisfação, criatividade e engajamento são também melhorados.
Cultura organizacional positiva
A essência de uma organização se traduz em sua cultura, ou seja, o conjunto de valores, condutas e regras que norteiam a sua existência. Quanto mais positiva e estruturada for a cultura, maior será o enfoque nas virtudes e potencialidades.
Uma boa cultura organizacional fortalece os laços e o relacionamento entre a empresa e os indivíduos que nela trabalham. Assim, os colaboradores vão se sentir mais valorizados e impulsionados a uma participação mais efetiva. Isso colabora para que se sintam mais confortáveis para expressar opiniões e sugerir inovações.
Como a Psicologia Positiva pode ser uma estratégia corporativa?
A velocidade das mudanças que ocorrem no mundo e no cenário organizacional tem feito com que as empresas precisem se reinventar. As organizações devem rever conceitos e agregar mecanismos para se adequar a novos formatos — o que requer o aprimoramento da gestão de pessoas.
Como você viu, a psicologia positiva é uma potente ferramenta. Além de cuidar dos aspectos subjetivos da condição humana, ela apresenta uma visão diferenciada do valor que as pessoas devem ter para uma organização.
Portanto, investir na felicidade e bem-estar é uma estratégia inteligente, que transforma e melhora as relações e o ambiente de trabalho. Mas, mais do que isso, modifica também as pessoas de dentro para fora, independentemente da posição ocupada na empresa. E é esse o propósito da psicologia positiva!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso outro conteúdo e aprenda como identificar satisfação, motivação e engajamento no trabalho!