Propulsores de Carreira: entenda o que são e como usar para o desenvolvimento profissional
Os planos de carreira são parte fundamental para o desenvolvimento profissional. Com eles, é possível entender como aprimorar falhas, bem como utilizar habilidades e competências de destaque como propulsores de carreira. Mas você sabe o que são esses impulsionadores e como utilizá-los a favor da sua equipe?
Ao explorar suas forças, um profissional pode ampliar seu potencial de performance, acelerando o processo de aprendizado e especialização. Isso revela uma grande capacidade de usar o autoconhecimento a favor do trabalho. E, por isso, é também uma das principais características da construção de carreiras bem-sucedidas.
Quer entender melhor o que são propulsores de carreira e como usar para o desenvolvimento profissional? Continue a leitura!
Entenda o que são os propulsores de carreira
Os propulsores de carreira são características e habilidades que auxiliam na melhora da performance profissional. Consequentemente, colaboram para que um talento vivencie um avanço mais rápido na sua trajetória.
Dessa forma, os propulsores de carreira são entendidos a partir do desenvolvimento de hard e soft skills importantes para a jornada de trabalho. Mas, mais do que isso, são pautados no autoconhecimento e na capacidade de identificar forças e fraquezas.
Assim, a partir da autoanálise e de estratégias corporativas, é possível perceber quais habilidades explorar e quais precisam ser aprimoradas para atingir o sucesso profissional.
Com isso, essas informações podem ser utilizadas como impulsionadores da carreira. Ou seja, podem ser usadas para ampliar a performance, a produtividade e a qualidade das entregas de um talento. Então, quem sabe ao observar propulsores de carreira e investir em desenvolvimento você não consegue, inclusive, levar sua equipe a um estado de flow?
Saiba como identificar propulsores de carreira
Agora que você já entende o que são propulsores de carreira, é preciso saber como identificá-los. Assim, você poderá potencializar o seu desenvolvimento e da sua equipe de forma ainda mais estratégica!
Invista no autoconhecimento
A base para identificar propulsores de carreira é o autoconhecimento. Afinal, entender a fundo suas forças e fraquezas é um potente motivador do desenvolvimento.
Ao investir em uma análise cuidadosa de si, um talento se permite avaliar sua postura, habilidades e trajetória com um olhar mais crítico. Com isso, a pessoa entende também quais de suas qualidades se destacam e o que pode ser melhorado.
Dessa forma, o profissional poderá explorar esse conhecimento para buscar atividades em que possa se sobressair aos demais. Além disso, será capaz de procurar cursos e capacitações direcionados à melhoria de falhas.
Reflita sobre suas conquistas recentes
Outra atividade que pode ajudar a perceber quais competências podem ser utilizadas a favor da ascensão profissional é avaliar suas conquistas recentes.
Elas provavelmente estão relacionadas às escolhas de vida e às demandas em que uma pessoa se destaca. Por isso, são importante fonte de conhecimento! Afinal, ao observar aquilo que deu certo, é possível encontrar forças e identificar estratégias bem-sucedidas.
Essa reflexão retoma a importância do autoconhecimento, não é mesmo? Mas ter o suporte do RH, das lideranças e de colegas de equipe pode ser interessante neste momento. Isso porque podem identificar conquistas e habilidades que talvez ainda não tenham sido percebidas.
Defina metas profissionais
A definição de metas profissionais é uma boa maneira de identificar propulsores de carreira. Essa é uma alternativa interessante porque, no geral, as pessoas buscam aprimorar em si aquilo que acreditam ser importante para atingir seus objetivos.
No ambiente corporativo, por exemplo, um profissional tende a mapear quais habilidades são necessárias para o cargo ou função que almeja e buscar métodos para aprimorá-las. Por isso, estabelecer metas profissionais e construir um plano de carreira é fundamental para impulsionar a trajetória de desenvolvimento.
Assim, além de entender o que precisa ser feito para alcançar objetivos em médio e longo prazo, é possível perceber quais habilidades e competências explorar para isso!
Busque orientação especializada
Ainda que todas as dicas sejam essenciais para identificar propulsores de carreira, contar com orientação especializada pode ser um diferencial!
Afinal, com o apoio do RH da empresa e de especialistas em desenvolvimento de carreira, será ainda mais fácil perceber habilidades de destaque e competências para aprimorar. Para isso, os profissionais atuam com base em análise de dados, estratégias de gestão de pessoas e programas consolidados de desenvolvimento.
Saiba como desenvolver seus propulsores de carreira
Como vimos, todo desenvolvimento profissional perpassa pelo investimento em propulsores de carreira — a partir da valorização de atributos positivos e da melhoria de falhas.
Por isso, para desenvolver essas habilidades e características, é preciso, primeiro, identificar quais delas são diferenciais competitivos no mercado. Além disso, é essencial entender quais competências devem ser trabalhadas para a função desejada. Assim, será possível, de fato, investir em programas de desenvolvimento eficientes.
Mas, mais do que desenvolver propulsores de carreira, é fundamental saber aproveitar as oportunidades. Afinal, visão sistêmica, criatividade e inovação são a base para o sucesso corporativo.
Além disso, toda ação que visa a ascensão profissional deve estar alinhada a um objetivo maior: o propósito. E, caso queria saber mais sobre o assunto, recomendamos o artigo “Desenvolvimento profissional e propósito: é possível aliar os dois? Como atrelar o propósito de vida ao trabalho?”.