Equipe de sucesso: qual é o papel da liderança?
Você conhece a frase “o segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe”? Ela pertence ao autor Murilo Cintra e reflete sobre um fator organizacional cada vez mais importante para os nossos dias: o trabalho em conjunto. Mais do que isso, reitera a importância de construir uma verdadeira equipe de sucesso.
Estar integrado a um grupo é o mesmo que criar um esforço coletivo para concluir determinados objetivos. Para isso, cada um deve desempenhar uma função, se dedicando junto aos demais para concluir suas metas e alcançar o propósito comum.
Dessa forma, o sucesso de um time surge como resultado da dedicação conjunta e do alinhamento entre pares. Para entender melhor como formar e desenvolver equipes de sucesso, continue a leitura e esclareça suas dúvidas!
- O que define uma equipe de sucesso?
- Qual é o conceito de liderança?
- Qual é o papel da liderança na formação de uma equipe de sucesso?
- Quais são as principais características de uma equipe de sucesso?
- Como estruturar uma equipe de sucesso?
- Qual é o papel do feedback no desenvolvimento profissional?
O que define uma equipe de sucesso?
Uma equipe de sucesso é formada por pessoas movidas por um mesmo ideal, com habilidades e pensamentos que se complementam e engajadas com suas tarefas. Construídos a partir do alinhamento de necessidades, expectativas e propósitos, são times comprometidos consigo mesmos, com o outro e com os resultados a serem alcançados.
Além disso, pode-se dizer que uma equipe de sucesso é aquela que está em constante desenvolvimento e busca a inovação em tudo o que faz. Afinal, o sucesso é uma jornada contínua, não um estado permanente.
Por isso, formar grupos como esse e realizar a gestão de pessoas, processos e resultados pode ser um grande desafio para os gestores de uma empresa.
Qual é o conceito de liderança?
Liderança é uma competência interpessoal relacionada com a capacidade de influenciar pessoas, conectar objetivos e pensar estrategicamente. Muito associada aos cargos de gestão, pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, independentemente do seu momento profissional.
Em linhas gerais, bons líderes são capazes de identificar as potencialidades das pessoas, guiar o seu aprendizado e apoiar na solução de desafios. Mais do que isso, são bons em incentivar os outros, mapear oportunidades e trabalhar o próprio autoconhecimento. Com isso, estão em constante descoberta e alinhados com seus liderados.
Mas, afinal, qual é o papel da liderança? Como ela impacta na construção de equipes de sucesso? Entenda no próximo tópico!
Qual é o papel da liderança na formação de uma equipe de sucesso?
Para liderar bem uma equipe, é preciso inspirar, colaborar e proporcionar um ambiente de trabalho harmônico, baseado na confiança e na produtividade saudável. Porém, para alcançar esse nível de excelência, o líder deve ter como guia o constante processo de aprendizagem individual e coletiva.
Por isso, é essencial investir em treinamentos de liderança para desenvolver a visão estratégica e o pensamento analítico. Assim, ela será capaz de cumprir com maestria algumas funções. Entenda a seguir!
Gestão de pessoas
Uma das principais atividades da liderança é estruturar e executar iniciativas de gestão de pessoas. Afinal, o líder é a principal referência em um grupo e deve ser capaz de ouvir os anseios, expectativas, desafios e ideias de seus liderados.
Na construção de uma equipe de sucesso, essa tarefa se relaciona principalmente à busca por atender às necessidades de todos, sem perder de vista as definições do negócio. Além disso, impacta também na intermediação de conflitos e no alinhamento de objetivos dentro do time.
Gestão de demandas e processos
Cada pessoa dentro de uma empresa é responsável por demandas específicas e deve seguir os processos previamente definidos. Por isso, cabe aos gestores acompanhar como está o andamento de cada atividade, seus prazos, qualidade das entregas e fatores pendentes.
Essa análise tem como objetivo identificar falhas que podem prejudicar o sucesso da equipe, seja por afetar as relações entre pares ou por comprometer os resultados. Aqui, cabe ressaltar que essa gestão serve tanto à gerência dos setores quanto a coordenadores de áreas.
Definição do escopo de trabalho do time
A liderança é responsável por realizar o desenho dos times. Para isso, deve considerar quais tarefas são realizadas, o volume de demandas e quantas pessoas são necessárias para consolidar boas entregas.
Além disso, precisa avaliar o momento do time e mapear as habilidades e competências necessárias ao departamento, criando um perfil ideal. Dessa forma, conduzirá a distribuição de atividades, o mapa de papéis e responsabilidades, as promoções, desligamentos e a abertura de novas vagas.
Essa é uma das maiores responsabilidades do líder, que deve ter visão sistêmica e estratégica para tomar as melhores decisões. E, nesse processo, pode contar com o apoio do setor de Recursos Humanos para análises mais aprofundadas sobre os talentos.
Promoção de iniciativas de desenvolvimento
Por fim, um ponto crucial para formar uma equipe de sucesso, e que faz parte do papel do líder, é estruturar e promover ações de treinamento e desenvolvimento organizacional. Isso porque, o líder é um dos responsáveis por guiar o processo de amadurecimento profissional da equipe e deve propor projetos que caminhem lado a lado com isso.
Além disso, como vimos, o sucesso é um caminho a ser percorrido todos os dias e, para tal, estar em constante aprendizado e em busca de melhorias é fundamental.
Quais são as principais características de uma equipe de sucesso?
Quando pensamos em times de alta performance, logo nos vem à mente profissionais qualificados e comprometidos com suas tarefas e com o time, certo?
Porém, é essencial lembrar que as equipes são formadas por pessoas com características e competências diferentes, sendo preciso combinar perfis e alinhar expectativas.
Por isso, equipes de sucesso têm habilidades bem desenvolvidas, propósitos compartilhados e objetivos bem definidos de acordo com a estratégia da empresa. Com isso, dentre as principais características de um time de sucesso, podemos listar:
- objetivos em comum;
- responsabilidades e papéis claros;
- confiança na liderança;
- suporte igualitário do líder para toda a equipe;
- apoio entre pares na busca por aprendizado e na solução de dificuldades;
- voz ativa e pertencimento aos projetos;
- o coletivo é prioridade em relação ao individual.
Essas características podem evidenciar se o seu time está no caminho certo para o sucesso e quais os aspectos precisam ser aprimorados para vocês chegarem lá!
Como estruturar uma equipe de sucesso?
1. Invista no processo de recrutamento e seleção
O primeiro passo para estruturar uma equipe de sucesso é aprimorar o processo de recrutamento e seleção da empresa. Afinal, são nas etapas de atração e de avaliação dos talentos em que suas habilidades técnicas e comportamentais são percebidas.
Por isso, investir em metodologias eficientes e modernas, em soluções tecnológicas, dinâmicas e uso de assessments pode ser um grande diferencial. Dessa forma, será mais fácil encontrar profissionais aderentes a uma vaga e ao time, considerando seus conhecimentos, experiências e fit cultural.
2. Defina bem o escopo de atuação dos profissionais
Para desempenhar bem suas tarefas e conquistar bons resultados trabalhando em equipe, um colaborador deve ter uma definição clara de quais são suas responsabilidades. Além disso, ter um bom escopo de time ajudará a otimizar até mesmo as relações no setor, aproximando pessoas com mais pontos em comum.
3. Crie metas e objetivos possíveis
O sucesso está muito associado ao cumprimento de metas e ao alcance de resultados positivos. Por isso, para ter um time de alta performance é preciso medir seu desempenho a partir de indicadores ou OKRs, por exemplo. Isso ajudará na compreensão de sucesso e na construção de uma visão compartilhada de missão, visão e valores.
4. Invista no desenvolvimento de habilidades comportamentais
Além do domínio técnico (hard skills), a liderança deve conseguir orientar seus liderados para que desenvolvam suas habilidades comportamentais (soft skills).
Isso porque essas habilidades estão associadas ao convívio diário, influenciando principalmente as relações e o comportamento da equipe. Além disso, na rotina corporativa, podem surgir diferentes obstáculos a serem contornados, sendo necessário equilíbrio, atitude colaborativa e boa gestão das emoções.
Dessa forma, ao investir em programas de desenvolvimento, será possível construir pouco a pouco uma equipe de sucesso, capaz de revolucionar processos, propor ideias inovadoras e alcançar os melhores resultados!
5. Crie um ambiente saudável e de segurança psicológica
Entre os fatores que impactam o desempenho, engajamento e a performance no trabalho, destacam-se o bem estar e a felicidade. Afinal, a motivação é fruto de um senso de pertencimento à equipe, do alinhamento de propósitos e da identificação com a cultura organizacional.
Além disso, em um ambiente saudável e de segurança psicológica, o verdadeiro potencial de cada pessoa é valorizado. Afinal, será possível destacar qualidades e estimular emoções positivas para que toda a equipe encontre o equilíbrio e o bem estar.
A vantagem de apostar em ambientes assim é a facilidade propiciada para lidar com situações desafiadoras e incertas. Isso permite que a equipe se sinta segura e capaz de superar diferentes desafios.
Ademais, espaços como esse possibilitam consolidar boas práticas de feedback, como veremos a seguir. Vamos lá?
Qual é o papel do feedback no desenvolvimento profissional?
Ter pontos fortes e outros que precisam ser aprimorados é uma característica comum a todas as pessoas, mesmo aquelas que estão em uma equipe de sucesso. E, para ajudar a identificar quais são esses aspectos, existe uma importante ferramenta de gestão de pessoas: o feedback.
Implementar uma cultura de feedback é algo que facilita a troca de experiências na empresa, incentivando o desenvolvimento. Isso acontece pois em um ambiente onde há diálogo aberto, respeitoso e construtivo, existe também um melhor relacionamento entre as pessoas.
Com isso, é criado um espaço de maior vulnerabilidade e disposição para aprimorar o que for preciso, promovendo um ambiente saudável e de aprendizado.
Agora você já sabe como desenvolver equipes de sucesso e quais são as suas principais características, além de entender o papel do feedback nesse processo. Então, que tal aproveitar a sua visita ao blog para aprender mais sobre o assunto?
Recomendamos o artigo “Feedback Positivo e Negativo: como aplicar o Feedback de Desenvolvimento?”. Nele, além de aprofundarmos no tema, disponibilizamos modelos de abordagem para você aplicar na sua empresa! Boa leitura!