Gestão da Privacidade de Dados como um diferencial competitivo? Entenda!
Você e sua empresa entendem a importância da Privacidade e da Proteção de Dados (P&PD) para alavancar os seus negócios?
O mundo, hoje, é digital. Não é possível desvincular a realização de nenhuma atividade na sociedade sem a contribuição da tecnologia. Afinal, é por meio dela que surgem novos desafios e realidades, sejam elas econômicas, jurídicas ou culturais.
Nesse contexto é importante ratificar uma recente e notável mudança que evidencia a dimensão do cuidado que as organizações devem ter: proteção de dados agora é um direito fundamental.
O problema é que, no que se refere à privacidade, um estudo da IBM aponta que 96% dos brasileiros acreditam que as empresas não protegem seus dados pessoais.
Mas como podemos nos adaptar a essa realidade e como isso envolve a competitividade dos negócios? Continue a leitura e entenda!
Como ter a Gestão da Privacidade de dados a favor da empresa?
A guinada para a compreensão da importância da Privacidade e da Proteção de Dados (P&PD) é uma via de mão dupla. Não basta que apenas uma parcela da companhia esteja ciente e atenda aos requisitos propostos.
Por isso, um plano de conformidade efetivo pede que toda a empresa — colaboradores parceiros e até mesmo fornecedores — estejam em sintonia. Esse é o segredo do sucesso na gestão da privacidade e da proteção de dados.
Dito isso, algumas ações podem contribuir para que sua empresa se adapte:
- induza à cultura da sua organização a pensar em privacidade desde a elaboração dos projetos (privacy by design);
- adeque os processos da empresa para estar em conformidade com as leis de proteção de dados;
- crie um canal de comunicação para o usuário e o encarregado pela proteção de dados pessoais.
Para aplicar as sugestões acima e ter a privacidade como aliada do seu negócio, um negócio pode tomar como base três fatores:
- Privacidade desde a elaboração: é preciso inspirar os colaboradores. Para isso, é importante o apoio da alta direção da empresa para conseguir evidenciar a importância da privacidade, o que facilitará o trabalho.
- Adequação: para adequar os processos, é importante mapear todos eles. Esse esquema permitirá entender quais processos envolvem dados pessoais e quais necessitam ser priorizados. Esse também é um bom momento para atualizar as políticas da empresa e revisar os demais processos.
- Conformidade: está registrado na Lei Geral de Proteção de Dados a obrigação da empresa que utiliza dados pessoais em manter um canal de comunicação entre o titular e a empresa para atender as solicitações. Por isso, esteja em conformidade em todos os pontos!
Diante dessa responsabilidade, convidamos você a fazer uma reflexão: imagine estar em um provador de roupas e, no momento em que você está se trocando para provar as peças que escolheu, a cortina do provador é aberta por alguém.
Você a fecha e, novamente, ela é aberta sem a sua autorização. A situação se repete novamente e você perde o controle sobre isso. Com certeza, isso é algo que incomoda muito! Você não iria querer voltar a essa loja para comprar mais nada, certo?
Toda empresa que utiliza dados pessoais precisa aprender a usar os elementos que resultam da privacidade como um aliado do negócio. Para isso, deve-se difundir na instituição de forma que todos os colaboradores sejam informados sobre direitos, deveres, condutas, aplicabilidade e penalidades em relação a essa política de privacidade.
Certamente, chegaremos ao dia em que a gestão da privacidade será uma prática comum e entendida por todos. Enquanto esse caminho é trilhado pelas companhias brasileiras, contar com uma gestão da privacidade pode ser um diferencial competitivo.
Se você quer entender melhor a relação entre a Lei Geral de Proteção de Dados e a área de RH, acesse nosso post sobre o assunto!