Talent Acquisition: o que é e como funciona? Entenda a estratégia em 7 passos!
Você já ouviu falar sobre talent acquisition? Com a evolução das demandas de Gente e Gestão, o setor de RH vem adaptando seus processos, principalmente o recrutamento. Devido a essa necessidade, surgiu o profissional especializado em aquisição de talentos.
Diferentemente do recrutamento e seleção tradicional, esse modelo de contratação visa os resultados no longo prazo. Para isso, promove a atração de talentos e a integração desses profissionais.
Neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre talent acquisition! Continue a leitura e entenda o que é essa estratégia e como aplicar na sua empresa. Vamos lá?
O que é Talent Acquisition?
Talent acquisition é uma técnica utilizada pelas equipes de atração e seleção de forma contínua e cíclica. O foco está em identificar, atrair e integrar os melhores profissionais para uma empresa ou posição. Dessa forma, atua estrategicamente na construção de redes de relacionamento, nutrindo o pipeline de talentos.
Traduzida para o português como aquisição de talentos, a estratégia tem como objetivo otimizar o fechamento de vagas em longo prazo. Para isso, busca garantir que a organização terá profissionais qualificados e com as habilidades necessárias e desejadas para a função.
Como resultado, o negócio que investe nessa metodologia consegue integrar os talentos certos para as vagas certas, obtendo melhores resultados.
Como surgiu o conceito de Talent Acquisition?
O conceito de talent acquisition surgiu a partir das diversas mudanças que a sociedade e as próprias empresas vêm vivenciando. Afinal, hoje, tudo é ágil, prático e tecnológico. Por isso, empresas, candidatos e colaboradores precisam se adaptar.
Embora seja difícil determinar quando o conceito surgiu, podemos dizer que a estratégia é moderna, tendo poucas décadas de aplicação nas empresas.
Afinal, há alguns anos bastava contratar mão de obra apta para desempenhar funções operacionais e, por vezes, administrativas, não é mesmo? Mas com as mudanças sociais e econômicas dos últimos tempos, as organizações começaram a passar por um processo de transformação cultural.
Com isso, aspectos como fit cultural, potencial de performance e experiência profissional passaram a ser ainda mais observados por recrutadores. Por essa razão, os modelos de atração, seleção e desenvolvimento precisaram ser adequados.
Qual é o objetivo do Talent Acquisition?
No geral, o objetivo da talent acquisition é encontrar os melhores profissionais para os negócios, promovendo conexões que geram resultados. Além disso, contribui para que a companhia tenha um rico banco de talentos, que é nutrido frequentemente.
É importante lembrar que essa estratégia deve ser desenvolvida de forma constante ao longo do tempo. Dessa forma, com o surgimento de uma oportunidade, a equipe de RH já terá a pessoa certa para indicar.
Assim, apostar na metodologia vai favorecer diversos indicadores de Gente e Gestão, contribuindo para outros objetivos organizacionais. Dentre eles, a redução do turnover e a melhora no desempenho das equipes.
Qual a importância e principais benefícios de investir nessa estratégia?
Investir na estratégia de talent acquisition é importante para garantir o sucesso das equipes. Afinal, traz inúmeros benefícios para o negócio, como:
- fortalecimento da marca empregadora (employer branding);
- redução do turnover e absenteísmo;
- melhora na atração e retenção de talentos;
- contratações com perfil comportamental alinhado à equipe;
- agilidade e precisão nos processos seletivos;
- construção de banco de talentos para o futuro;
- foco nas pessoas e no desenvolvimento.
Como funciona o Talent Acquisition na prática? Entenda a estratégia em 7 passos!
1. Análise de contexto e pensamento estratégico
O primeiro passo para implementar novas ações e estratégias em uma empresa é analisar o contexto organizacional e as necessidades do negócio. Assim, será possível traçar um plano de ação claro para a construção de um banco de talentos coerente.
Afinal, para investir em talent acquisition na prática é preciso conseguir prever demandas, ter visão sistêmica e conhecer bem a cultura organizacional.
2. Uso de metodologias inovadoras e tecnologias no RH
Os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento atuais já contam com o uso de tecnologias para RH. Assim, é possível realizar análises preditivas, mapeamentos de perfil comportamental e avaliações inteligentes, desvendando o potencial dos talentos.
E, para a estratégia de talent acquisition não poderia ser diferente! Por ser uma iniciativa ainda mais complexa, abrangente e detalhada, a tecnologia se torna parte do processo.
3. Descrição dos perfis profissionais desejados
A partir do entendimento sobre a empresa e da previsão de possíveis cenários e necessidades para o futuro, a equipe pode começar a atuar.
Nesse sentido, é parte de suas atividades entender qual é o perfil de profissional que a empresa pode vir a precisar e já mapear possíveis talentos.
4. Investimento em employer branding e EVP
Uma parte fundamental para uma estratégia de talent acquisition que funciona e traz bons resultados é investir em employer branding e EVP. Afinal, ambos são fatores decisivos na atração e retenção de talentos.
O employer branding é como a empresa se apresenta, a força e posicionamento da marca empregadora. Por essa razão, ter uma boa percepção da marca, contribui para atrair talentos com fit cultural.
Já o EVP, ou employee value proposition, é a proposta de valor ao colaborador. Ou seja, quais benefícios e investimentos são realizados para incentivar esses profissionais. Pensando na aquisição de talentos, é um diferencial ter um EVP atrativo, que despertará o desejo de candidatos em ser parte da equipe.
5. Foco em nutrição, desenvolvimento e onboarding
O talent acquisition anda lado a lado com o pipeline de talentos, não é mesmo? Por isso, ter uma boa relação com os profissionais mapeados, enviar conteúdos relevantes e contribuir para o seu desenvolvimento é essencial.
Além disso, quando um desses candidatos for contratado para a empresa, é interessante apostar em programas de desenvolvimento e um bom onboarding. Com isso, a pessoa se sentirá valorizada e que fez a escolha certa ao se conectar à empresa.
6. Honestidade e transparência
Parte dessa estratégia está em ter transparência e sinceridade na comunicação. Tanto internamente, para o alinhamento das demandas, quanto com os talentos para o entendimento sobre sua atuação e possibilidades.
7. Atenção às tendências de RH
Outro ponto importante para a atuação do profissional de talent acquisition é ter atenção às tendências no universo do RH. Dentre as principais, estão:
- valorização das soft skills;
- flexibilidade na rotina;
- zelo pela experiência do candidato;
- rapidez e praticidade;
- uso de tecnologias diversas;
- aposta na diversidade e inclusão.
Entenda a diferença entre Talent Acquisition e recrutamento de pessoas
Embora pareçam semelhantes, recrutamento de pessoas e talent acquisition tem propostas e aplicações muito distintas.
O primeiro é linear e tem como foco o preenchimento de uma vaga específica que está em aberto na empresa, tudo de maneira imediata. Já o segundo ocorre de forma cíclica, pensando em demandas futuras.
Por essa razão, a aquisição de talentos é um processo mais estratégico e abrangente, que busca solucionar as principais dores da organização. Isso porque contribui para a redução do turnover e a maior retenção de talentos.
Outra perspectiva interessante é a de que o recrutamento é parte da atuação do time focado na integração de talentos. Afinal, ela inclui atividades como atrair, avaliar, entrevistar e selecionar profissionais, estruturando um funil de candidatos.
Ou seja, a estratégia busca fomentar um banco de talentos altamente qualificado e com fit cultural, para eventuais necessidades futuras. Já o recrutamento busca contratar um profissional para um cargo já disponível.
O que faz o profissional de Talent Acquisition?
O profissional de talent acquisition é responsável por identificar, atrair, avaliar e contratar profissionais para uma empresa. Por isso, pode atuar dentro da área de RH de uma empresa ou ser parte de um setor que atua em parceria com ele.
Em linhas gerais, esse profissional deve ter habilidades para atuar em processos de:
- atração e seleção;
- employer branding;
- onboarding;
- gestão de pessoas.
Como aplicar essa estratégia nas empresas?
Agora que você já sabe o que é talent acquisition e como a estratégia funciona, confira algumas dicas práticas para aplicar na sua empresa!
- Realize a coleta e análise de dados, identificando falhas e propondo soluções.
- Proponha um plano de ação e uma estrutura para o andamento dos processos.
- Invista no protagonismo do RH e na qualificação de profissionais e equipes para a função.
- Utilize dados e tecnologia para prever demandas.
- Construa um portfólio de candidatos e o alimente de forma constante.
- Aposte em estratégias de hunting e outros meios de atração.
- Tenha as pessoas como foco.
Agora que você já conferiu este guia completo sobre talent acquisition, é hora de colocar essa estratégia em prática! E se quiser saber mais sobre o universo de Gente e Gestão, assine nossa newsletter quinzenal para ficar por dentro de todas as novidades!