Recrutamento Online: o que é, vantagens e como fazer
Em um mercado de trabalho dinâmico e em constante mudanças, ter processos de recrutamento online pode ser um diferencial estratégico muitas empresas.
Afinal, por meio da otimização do tempo e recursos que esse tipo de recrutamento proporciona, se torna possível atrair e selecionar talentos em qualquer lugar.
Continue a leitura e entenda como funciona esse processo e quais as principais vantagens e desvantagens implementá-lo.
O que é o recrutamento online?
O recrutamento online, ou eRecruitment, é o processo de recrutamento e seleção feito por meio de plataformas e recursos na Internet.
No geral, novas contratações são realizadas em diferentes momentos para atender necessidades estratégicas de uma empresa. E, para alcançar bons resultados, estratégias e metodologias diversas são usadas.
No recrutamento assíncrono, a etapa de entrevistas também é feita à distância, possibilitando um maior alcance de candidatos.
Como funciona o recrutamento online?
Com o uso da tecnologia no setor de Gente e Gestão é possível realizar avaliações de personalidade e testes de fit cultural.
Por meio dessas ferramentas, conhecimentos técnicos e comportamentais são mapeados, indicando dados para que os recrutadores consigam encontrar pessoas compatíveis com determinada vaga.
Nos processos de recrutamento e seleção online, algumas etapas são adaptadas e tem atraído e engajado talentos, por exemplo:
- apresentações em vídeos;
- interações no metaverso;
- uso da gamificação;
- investimentos em avaliações online;
- campanhas de marketing de atração digitais.
Para as novas gerações, pessoas estagiárias e trainees, o recrutamento online torna-se mais efetivo, pois traz flexibilidade, dinamismo e diferentes possibilidades de interação.
Quais são as vantagens do recrutamento online?
Os benefícios que a inovação tecnológica apresenta não param de nos surpreender.
Afinal, ela tem potencializado o sucesso nas contratações e dado o protagonismo necessário ao RH para exercer sua função estratégica nas ações de Gente e Gestão.
Veja, abaixo, 4 vantagens de apostar no recrutamento online!
Maior alcance e efetividade na triagem inicial
Como vimos, o alcance de um grande volume de pessoas é um benefício do recrutamento online para a realização de processos seletivos.
Porém, além de atingir um maior número de candidatos, com a tecnologia é possível também realizar a triagem desses currículos de maneira automatizada, com mais agilidade e efetividade.
Diversidade na seleção
Adotando o recrutamento online é possível realizar processos seletivos que eliminam vieses ideológicos e preconceitos (conscientes ou inconscientes) dos responsáveis pela atração e seleção.
Com o recrutamento às cegas, por exemplo, são levados em consideração somente aspectos que de fato impactam na realização das atividades que o cargo exige. Assim, aumentam as chances de compor times plurais, diversos e inclusivos.
Melhor experiência do candidato
Para o setor de Gente e Gestão, as pessoas são o foco das ações. Assim, priorizar e garantir que os candidatos que desejam fazer parte do time tenham uma boa experiência durante o processo é fundamental.
Para isso, é importante investir no Employee Experience como estratégia corporativa para aprimorar a força da marca empregadora. Lembre-se de contemplar desde a abertura e divulgação das vagas, o agendamento e realização das entrevistas e os retornos para os candidatos até a efetivação dos profissionais.
Quais são as desvantagens do Recrutamento Online?
O recrutamento online apresenta um desafio que pode ser caracterizado como uma desvantagem quando é mal executado. A principal dificuldade está em realizar o processo sem torná-lo muito distante e impessoal.
Por não contemplar etapas presenciais, em que há contato direto entre RH e candidato, é possível que alguns vínculos escapem durante a seleção.
Assim, para reverter essa situação, é fundamental que o recrutador adote boas técnicas de gestão de pessoas para ir além das informações obtidas por meio da tecnologia.
Para os candidatos, outra desvantagem é perder o engajamento durante as fases do processo. Isso pode acontecer por falta de feedbacks, falhas de comunicação, erro nas plataformas ou problemas de conexão.
Visando evitar situações como essas, é fundamental ter uma comunicação assertiva e eficiente desde o início do processo, além de disponibilizar canais de atendimento de fácil acesso.
Como implementar o Recrutamento Online?
O recrutamento online pode ser implementado com o uso de soluções de ATS (Applicant Tracking System), que é um sistema de rastreamento de candidatos. Através dele é possível automatizar processos, armazenar e analisar um grande volume de dados e avaliar os perfis dos candidatos com agilidade e precisão.
Dentro da ferramenta podem ser feitas todas as etapas do processo de recrutamento e seleção online. Por exemplo, a elaboração e integração dos testes, entrevistas e feedbacks automatizados, garantindo a excelência no recrutamento.
Vale ressaltar que cada negócio tem as suas particularidades e necessidades. Por isso, é fundamental que a seleção dos candidatos seja feita de maneira personalizada para atingir os objetivos e metas estipulados pela empresa.
Agora que você já sabe tudo sobre recrutamento online, que tal conferir o nosso texto “Recrutamento e Seleção Interno: o que é, vantagens e como fazer em 5 passos”?