Candidate Persona: o que é e como aplicar para estágio e trainee?
Contar com jovens talentos na empresa, como estagiários e trainees, pode ser muito positivo para o desempenho das equipes e para o futuro da organização. Contudo, ao iniciar o processo seletivo para programas de estágio e trainee, é importante traçar estratégias para atrair o candidato certo. E é aqui que entra a candidate persona!
Além de identificar o perfil do profissional desejado pela sua empresa, esse método acelera o processo de recrutamento e seleção. Afinal, se o RH sabe quem está procurando, fica mais fácil saber onde encontrar, concorda?
Para ajudar você e seu time de Gente e Gestão, preparamos este artigo! Aqui, vamos explicar o que é candidate persona, como ela funciona e quais os benefícios para a contratação de estagiários e trainees. Vamos lá?
O que é candidate persona?
Candidate persona é um personagem semifictício que representa o candidato ideal de uma determinada vaga. Ele tem nome, idade, objetivos profissionais, experiências e todas as características pretendidas no colaborador.
Inclusive, esse conceito também é muito comum nas áreas de marketing e vendas. Nesse contexto, a persona é a versão fictícia do cliente perfeito.
Por essa razão, algumas organizações têm utilizado dessa estratégia para realizar a contratação de modo mais assertiva. Isso porque, a candidate persona ajuda compreender qual é o melhor candidato para ocupar uma vaga, que tenha fit cultural alinhado com o propósito da empregadora.
Quais os benefícios de construir uma boa candidate persona voltada para estágio e trainee?
Além das vantagens que citamos acima, apostar em uma persona bem detalhada trará vários outros benefícios para a sua empresa, especialmente para os programas de estágio e trainee.
Afinal, esses programas tendem a atrair um grande número de candidatos, tornando as etapas do processo de recrutamento e seleção ainda mais desafiadoras.
Então, veja, abaixo, os 7 principais benefícios!
- Melhora no direcionamento da vaga.
- Redução de turnover.
- Melhora na comunicação com o candidato.
- Possibilidade de efetivação de jovens talentos.
- Divulgação nos lugares certos.
- Maior retenção de talentos.
- Menor tempo de desenvolvimento.
Tenha em mente que, apesar de o foco dessa estratégia ser a atração de novos talentos, as vantagens de criar uma candidate persona vão muito além. Afinal, no médio e longo prazo, ela pode contribuir até mesmo com o fortalecimento da cultura organizacional.
Como criar uma Candidate Persona para seu processo seletivo? Confira 3 passos essenciais!
1° passo: entrevistar seus colaboradores
O primeiro passo antes de começar a desenhar o candidato ideal para a vaga, é entrevistar os funcionários e jovens talentos da sua própria empresa. Ao conhecer mais de perto suas habilidades, metas, objetivos e interesses, fica mais fácil entender e definir o perfil do profissional desejado.
Além disso, é importante conversar com os gestores. Afinal, eles têm contato direto com os colaboradores e sabem o que é necessário para o bom andamento das equipes.
Depois de coletar as informações, é preciso avaliar quais qualidades são compatíveis com as esperadas no candidato.
2° passo: registrar essas informações
Como vimos, a candidate persona deve ter características pessoais. Então, nome, idade e experiências são fundamentais para essa construção. É nessa etapa que o seu personagem vai se tornando cada vez mais parecido com uma pessoa.
Porém, é importante lembrar que essas informações servem para humanizar a persona e não direcionar a seleção de forma literal. Ou seja, se a sua candidate persona tem 23 anos, não significa que você deva contratar pessoas somente nessa faixa etária.
3° passo: finalizar a criação
Por fim, é hora de organizar os traços selecionados e definir quem você quer recrutar. Assim, com o perfil do jovem talento estabelecido, a empresa tende a fazer uma contratação mais certeira e eficiente.
Além de trazer bons resultados para os programas de estágio e trainee, a construção de uma candidate persona pode ser realizada em todos os processos de recrutamento e seleção da sua empresa!
Agora que você já sabe o que é e como montar a candidate persona, que tal dar uma olhada no nosso conteúdo sobre marketing de atração de candidatos? Boa leitura!