Tipos de Recrutamento: conheça os mais utilizados
Encontrar a pessoa ideal para uma vaga na sua empresa não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Por isso, conhecer os tipos de recrutamento pode ser um diferencial para o setor de RH na busca por bons resultados.
Isso porque, cada um deles tem suas características e vantagens. Logo, conhecendo todas elas, você consegue analisar melhor qual modelo será ideal para a oportunidade disponível. Afinal, as vagas também tem exigências distintas.
Neste post, vamos explicar quais são os tipos recrutamento e seleção e como escolher o melhor método para o processo da sua organização. Continue a leitura e saiba mais!
O que é recrutamento?
Recrutamento é o processo utilizado para atrair candidatos para vagas em aberto. Por essa razão, é uma das funções mais importantes dentro das empresas.
Afinal, é através dele que o time de Gente e Gestão busca profissionais qualificados e alinhados com a cultura organizacional para integrar à equipe.
Como já vimos, ele pode ser realizado de várias maneiras. Confira a seguir quais são os tipos de recrutamento mais utilizados!
Quais são os Tipos de Recrutamento?
1. Recrutamento externo
O recrutamento externo é o mais comum nas organizações e tem como foco a atração de talentos de fora da empresa. Ou seja, a busca acontece no mercado de trabalho.
Entre os seus principais benefícios estão: maior número de candidatos para o preenchimento da vaga, entrada de novas ideias e a facilidade de estabelecer novas práticas corporativas.
Contudo, costuma ser um processo lento. Afinal, anunciar o cargo, receber e fazer a triagem dos currículos e realizar testes e entrevistas fazem parte da seleção.
2. Recrutamento interno
Já no recrutamento interno, a busca por candidatos qualificados é feita dentro da empresa. No geral, trata-se de uma possibilidade de promoção ou mudança de setor para o seu colaborador.
Além disso, diferente do modelo externo, ele não demanda muito gasto e é mais ágil, visto que o candidato já faz parte da equipe.
3. Recrutamento misto
O recrutamento misto é a mistura dos dois modelos anteriores. Ele acontece quando o RH inclui a participação de talentos internos e externos no mesmo processo seletivo.
Inclusive, ele pode ser uma ótima garantia de contratações assertivas. Afinal, é uma excelente forma de contar com os melhores profissionais disponíveis no mercado.
Essa metodologia pode ser realizada de três maneiras:
- recrutamento externo seguido do interno;
- recrutamento interno e depois o externo;
- os dois ao mesmo tempo.
4. Recrutamento online
O recrutamento online é o processo de seleção de candidatos feito por meio de plataformas e recursos digitais, que dependem do uso de internet.
Assim, apostar nesse método pode trazer algumas vantagens para a sua empresa. Dentre elas, redução de custos, maior agilidade, facilidade em encontrar candidatos com o perfil desejado e automatização de um grande número de tarefas.
5. Recrutamento às cegas
O recrutamento às cegas é o método menos conhecido. O seu principal objetivo é priorizar as competências técnicas e comportamentais do profissional.
Dessa forma, informações como idade, cor, gênero, nome e foto, por exemplo, são descartadas logo na triagem.
Nesse sentido, ele é o processo mais justo. Além de ser uma ótima estratégia para fomentar a diversidade na organização e diminuir a incidência de discriminação (consciente e inconsciente) nas etapas de recrutamento e seleção.
O que são fontes de recrutamento e seleção?
As fontes de recrutamento e seleção são os canais utilizados para encontrar candidatos para uma vaga. Ter várias opções de fontes é fundamental para atrair os melhores talentos para a sua equipe.
Veja, abaixo, as principais fontes de recrutamento!
- Redes sociais (com recrutamento ativo e a atuação de headhunters);
- indicações;
- páginas de carreiras;
- Universidades e cursos profissionalizantes;
- banco de dados de processos seletivos anteriores;
- Consultorias de RH especializadas;
- banco de dados da empresa.
Como saber qual Tipo de Recrutamento é o melhor para minha empresa?
Para escolher entre os tipos de recrutamento é importante avaliar qual se adequa melhor às necessidades da empresa e o perfil da vaga a ser preenchida. Por isso, é fundamental conhecer a fundo todos os modelos.
Além disso, a equipe de Gente e Gestão não precisa se limitar apenas a uma opção. Afinal, cada um tem seus pontos fortes e fracos, que podem ser melhor aproveitados em situações específicas (ou até mesmo em conjunto com outro).
Dessa forma, selecionar o método ideal pode diminuir a taxa de rotatividade nas equipes e melhorar a produtividade e o engajamento dos profissionais.
Gostou deste artigo e quer conhecer outros tipos de recrutamento? Aproveite a visita ao blog e confira também nosso conteúdo sobre recrutamento especializado. Boa leitura!