Candidate Experience: melhore seus processos seletivos em 5 etapas
Compor equipes alinhadas ao propósito de uma empresa está entre os maiores desafios das equipes de recrutamento e seleção. Para isso, entender como melhorar a candidate experience tem sido uma prioridade em diferentes empresas.
A área de Gente e Gestão sabe que é necessário abranger toda a jornada do candidato para garantir engajamento, retenção de talentos e resultados para o negócio. Para isso, proporcionar uma boa experiência para os candidatos é essencial.
Continue a leitura e entenda o que é candidate experience, suas vantagens e como colocar ações de melhoria em prática!
O que é Candidate Experience?
Candidate experience, ou experiência do candidato, é toda a jornada dos profissionais em um processo seletivo, desde a atração de talentos até a seleção final.
Em programas de estágio e trainee, essa experiência positiva é ainda mais importante. Afinal, iniciar a jornada profissional em uma empresa conectada com os seus valores pode impactar positivamente, certo?
Lembra do ditado popular que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Podemos usá-la para exemplificar a impressão que o candidato terá de uma empresa ao participar de suas seleções.
A maneira como o processo é conduzido traz alguns indícios que costumam ficar marcados no colaborador durante todo o seu tempo de permanência na empresa.
Por isso, é um grande desafio para o RH realizar todo esse processo de forma humanizada, com ética e responsabilidade.
Quais as vantagens de apostar em boas práticas para melhorar a Experiência do Candidato?
Além das impressões que uma empresa pode causar, o Candidate Journey, como também é conhecido, é um fator decisivo na escolha de um profissional.
Isso porque, uma boa experiência com a empresa pode favorecer a escolha por trabalhar em sua organização. Descubra agora outras vantagens!
Fortalecimento do Employer Branding
Você já teve dúvidas se deveria ou não apostar em uma oportunidade de trabalho? Provavelmente, sim. Para tomar uma decisão mais acertada, é possível que tenha procurado informações sobre as experiências de quem trabalha lá ou já participou de processos seletivos.
Assim, ao se identificar com a trajetória da organização e com seus valores, é provável que queira fazer parte da equipe e, em caso de aprovação, se adeque facilmente à cultura organizacional. Por isso, é tão importante que as empresas construam uma sólida força de marca empregadora, ou Employer Branding.
Participação nos processos seletivos
Quanto maior o engajamento dos candidatos, maior será o número de inscrições e de aprovados nas fases finais. Com isso, há maiores chances também de reunir grandes talentos para a sua equipe, certo?
Quando uma empresa aposta na experiência do candidato, ela implementa bons processos de recrutamento e seleção. Os participantes fazem testes que apontam para o seu perfil comportamental e obtêm insights de pontos que podem desenvolver.
Além disso, uma boa experiência durante as fases da seleção desperta o desejo de pertencimento e de engajamento dos seus futuros colaboradores!
Construção do pipeline de talentos
Contar com um pipeline de talentos é uma vantagem competitiva para o setor de RH. Afinal, um banco de talentos bem consolidado é uma rede de contatos qualificados que otimizará futuras seleções.
Com um bom relacionamento foi estabelecido, por meio de uma candidate experience agradável ou por contato em outras ocasiões, será ainda mais fácil encontrar talentos. Dessa forma, entrar em contato para verificar o interesse e a disponibilidade do profissional será suficiente para garantir sua candidatura a uma oportunidade.
Como melhorar a Candidate Experience na sua empresa?
Oferecer a melhor experiência para os candidatos (candidate experience) é uma estratégia quase que essencial para garantir o engajamento dos candidatos e transmitir uma boa imagem da marca.
Afinal, zelar por toda a jornada do candidato no processo seletivo demonstra cuidado com as pessoas e valorização dos potenciais.
Mas, como promover uma boa experiência para os talentos?
1. Escreva um job description estratégico
Em muitos casos, o primeiro contato do candidato com a empresa acontece por meio do anúncio da vaga. Por isso, o job description precisa ser claro e objetivo.
2. Fortaleça sua marca e divulgue a cultura organizacional
Não é mais a empresa que escolhe o melhor talento, é ele quem seleciona a melhor organização para atuar.
Por essa razão, é fundamental fortalecer a imagem do seu negócio, principalmente na internet. Isso porque os profissionais têm pesquisado cada vez mais sobre a performance das empresas.
3. Facilite a candidatura
A inscrição deve ser prática e objetiva, tornando a experiência mais agradável. Afinal, interfaces complicadas podem gerar muitas desistências.
Assim, desde o princípio, o profissional já saberá que as etapas do processo de recrutamento e seleção serão descomplicadas, se animando para as próximas fases.
4. Personalize a comunicação e dê retornos
Apostar em uma comunicação personalizada também é essencial. Dessa forma, fica mais fácil para que o candidato compreenda a sua relevância para a empresa.
Além disso, ele precisa estar sempre atualizado em relação às etapas do processo, para que fique mais engajado.
Os feedbacks a cada etapa são importantes para que o profissional, mesmo que não seja selecionado, mantenha-se disposto a se desenvolver.
5. Invista em Programas de Desenvolvimento
Novos talentos buscam por oportunidades de aprendizado e crescimento. Por essa razão, oferecer programas de desenvolvimento poderá ser um fator determinante, principalmente em programas de trainee e estágio.
Além de agregar valor para a experiência dos candidatos, por meio desses programas é possível preparar novos talentos para cargos estratégicos no futuro.
É importante ressaltar que cada negócio tem uma realidade, necessidades e vivências específicas. Porém, independentemente do porte ou área de atuação, ter uma boa reputação e proporcionar uma candidate experience de qualidade é fundamental.
Agora que já conhece a importância da jornada do candidato, aproveite para conferir nosso infográfico gratuito com dicas práticas para construir um Pipeline de Talentos. Até a próxima!