Lifelong Learning: como potencializar o sucesso de trainees
Em um mundo com constantes mudanças é fundamental cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo. Nesse sentido, o lifelong learning pode preparar os talentos para que consigam se manter atualizados sobre novos assuntos e conhecimentos.
Permanecer em desenvolvimento constante impacta na sua jornada, mas não é só isso! Os desdobramentos do conhecimento provocam transformações nas empresas e na sociedade como um todo.
E quando o aprendizado pessoal está alinhado com as expectativas e necessidades da empresa o benefício é ainda maior! Assim, ambos aproveitam o aprimoramento das habilidades para conquistar objetivos em comum.
Por isso, neste texto você vai entender melhor o que é lifelong learning, e como implementar a cultura de aprendizado na sua empresa. Vamos lá? Boa leitura!
O que é Lifelong Learning?
Traduzindo o termo, lifelong learning significa formação contínua. Ou seja, esse conceito trata da jornada de aprendizagem que o indivíduo assume ao longo da vida.
Essa habilidade de aprender, desaprender e reaprender é importante para todos os níveis profissionais. Porém, é fundamental despertar essa mentalidade desde o Estágio e Trainee. Dessa forma, os jovens irão lidar de forma mais efetiva com mudanças, inovações e as novas necessidades que surgem no dia a dia.
Por isso, esse tema vem ganhando importância nos setores de Gente e Gestão. Afinal, colaboradores que aderem a essa prática são aqueles que estão sempre se atualizando e potencializando a sua performance.
Vamos conhecer as bases desse conceito? Confira no próximo tópico!
Quais são as bases do Lifelong Learning?
Primeiro pilar: repensar a aprendizagem
Repensar a maneira como lidamos com a aprendizagem é um dos pilares do lifelong learning. Isso considerando que enfrentamos novas exigências diariamente e, com isso, novas habilidades precisam ser acessadas.
Durante a sessão “Acelerando a revolução da requalificação“, do Fórum Econômico Mundial, especialistas trouxeram dados importantes. Dentre eles, que até 1 bilhão de pessoas precisarão de requalificação, treinamento e aprendizado ao longo da vida até 2030.
Por isso, é preciso ter em mente que o aprendizado não termina quando saímos da faculdade ou concluímos um novo curso. A busca pelo conhecimento deve ser continuada em nossas carreiras.
Segundo pilar: repensar a realização de tarefas
A segunda base do conceito está ligada ao modo como fazemos as tarefas. Não é porque ela sempre foi desempenhada de uma determinada maneira que não possa ser aprimorada, certo?
Profissionais que investem no conhecimento estão preparados para propor novas soluções e, com isso, trazer inovação para o trabalho. Além disso, buscam aperfeiçoar o trabalho em equipe com uma comunicação assertiva.
Terceiro pilar: desenvolver habilidades interpessoais
O terceiro pilar trata da habilidade de convivência. O bom convívio e o exercício da empatia são aspectos fundamentais no lifelong learning, uma vez que com o convívio social temos espaço para a troca de conhecimentos.
Além disso, desenvolver essa habilidade contribui para o bom clima organizacional, resultando em um ambiente produtivo e harmônico, que é favorável ao trabalho.
Quarto pilar: desenvolver o autoconhecimento
Em quarto lugar, o pilar abrange a necessidade de aprender a ser. Ou seja, o autoconhecimento para que os profissionais consigam identificar as habilidades que precisam desenvolver. Por exemplo, as soft skills que o ajudarão a ser melhores e mais aptos para responder aos desafios do dia a dia.
Qual a importância desse conceito para o desenvolvimento de trainees?
Os trainees, profissionais recém graduados ou que estão próximos da formação, atuam de maneira estratégica nas empresas. Isso porque são treinados para exercer cargos de liderança e gestão no futuro.
Para esses jovens potenciais que ingressam nas organizações, o lifelong learning pode auxiliar no aprendizado multidisciplinar. Além disso, contribuem para a preparação dos programas de desenvolvimento que serão implementados para esses profissionais.
Esses talentos chegam cheios de informações novas e precisam de espaço e incentivo para colocar em prática todo esse conhecimento. Apresentando novas ideias, formas de realizar as rotinas e implementando inovação, eles contribuem para a cultura do aprendizado contínuo entre os colaboradores.
Como aplicar a cultura de aprendizagem organizacional? Confira 5 práticas!
Agora que você já sabe o que é lifelong learning e a importância desse conceito, vamos aprender como colocar em prática? Confira!
1. Onboarding Personalizado
Implementar um onboarding bem estruturado e personalizado é essencial para uma boa integração dos profissionais às equipes. Afinal, alinhar expectativas pode ser um atrativo para o engajamento desses colaboradores.
Isso porque, ao conhecer a cultura organizacional serão transmitidas informações importantes sobre o negócio. Por exemplo, os valores e objetivos da empresa, as ferramentas que são utilizadas, as principais lideranças, entre outras informações.
2. Trilhas de Aprendizagem
Adotar trilhas de aprendizagem é uma estratégia que pode tornar o lifelong learning ainda mais presente na rotina da sua empresa.
Isso porque cada colaborador conta com uma trilha personalizada para potencializar a sua jornada profissional. Nela, são identificados conteúdos específicos de acordo com as competências que serão aperfeiçoadas.
Essa estratégia funciona como fator de motivação e engajamento para os colaboradores. Afinal, todos saem ganhando com a aprendizagem contínua, não é mesmo?
3. Treinamento e Desenvolvimento Organizacional
As empresas que disponibilizam Treinamento e Desenvolvimento Organizacional (T&D) para os seus colaboradores melhoram a sua força de marca.
Pois, através dele, os funcionários se qualificam e otimizam o seu desempenho. Ao aprimorar as suas habilidades técnicas, é possível formar profissionais de alta performance para compor as equipes.
Sem dúvidas isso é um diferencial competitivo e estratégico para as organizações reterem os melhores talentos, concorda?
4. Microlearning
O microlearning é outra metodologia que ajudará a criar uma cultura de aprendizado contínuo entre os funcionários. Essa técnica consiste em pílulas de micro aprendizado com o uso de conteúdos menores e objetivos.
Para isso, pequenas doses de materiais, como cursos, pílulas de dicas e vídeos curtos, são inseridos na rotina dos profissionais. Assim, os estudos entram como uma demanda diária, sendo prioridade na jornada dessas pessoas.
5. Job Rotation
Apostar no job rotation entre as equipes de uma organização é um estímulo para a aplicação do lifelong learning. Isso porque, através da rotação em diferentes setores da empresa, os colaboradores aprendem novos ofícios e se tornam multidisciplinares.
Afinal, por meio de um treinamento prático, as pessoas de outras áreas de atuação têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos ao mudar de função. O que cumpre o princípio de aprendizado contínuo, dando aos colaboradores versatilidade e amplitude de visão dentro da empresa.
Qual a relação entre Lifelong Learning e tecnologia?
Os processos estão cada vez mais automatizados dentro das corporações e pandemia da COVID-19 antecipou ainda mais transformação digital. Inclusive, dados do relatório “The Future of Jobs 2020” apontam que 34% das empresas planejam expandir sua força de trabalho devido à integração de tecnologia.
Então, para não ficar para trás, é necessário adotar uma mentalidade aberta, pensamento analítico e foco no autodesenvolvimento. Para isso, a tecnologia pode (e deve!) ser uma grande aliada na implementação de programas de desenvolvimento dos colaboradores.
Utilizando as soluções adequadas, sua empresa será capaz de realizar análises preditivas, conhecendo as motivações e zonas de aprendizado das equipes. Além disso, terá o suporte necessário para acompanhar seu desempenho e metas.
Quais os desafios de investir nesse conceito?
A implementação de processos de transformação e inovação podem causar inseguranças em algumas pessoas com um mindset mais tradicional. Isso é natural, porém é importante abrir a mentalidade para se manter competitivo no mercado.
Até mesmo as pessoas que ocupam cargos de liderança podem sentir essa inquietação com a necessidade de estar sempre atualizado. O fundamental de investir no lifelong learning, nesses casos, é mudar essa forma de pensar.
Uma dica para isso é começar por assuntos de grande interesse. Procure oferecer cursos e mentorias sobre temas que seus profissionais gostam e desejam aprender ainda mais. Dessa forma, se sentirão mais estimulados para inserir esse hábito na sua rotina.
Além disso, lembre-se que é preciso valorizar a qualidade no lugar da quantidade. Para manter uma aprendizagem contínua é melhor ter pequenas doses de conhecimentos e recebe-las com foco do que consumir diversos conteúdos sem atenção.
Quer saber como incentivar a cultura de aprendizagem contínua? Veja 4 dicas!
Como vimos, a construção de uma cultura de aprendizado contínuo possibilita muitos benefícios para as empresas e os colaboradores.
Ela permite que as pessoas compreendam a si mesmas, a organização e o ambiente que estão inseridas. Isso faz com que novas mentalidades e atitudes se estabeleçam nas relações de trabalho.
Por isso, é tão importante estimular essa estratégia nos negócios! Veja agora 4 dicas práticas para isso:
1. Realize contratações preditivas
Você sabia que é possível prever o potencial de performance de uma pessoa? Isso mesmo! Isso se dá por meio da análise preditiva. Ela usa a tecnologia para gerar modelos que irão servir como base para identificar os talentos certos.
Através da coleta e análise de dados relacionados à personalidade, motivações e habilidades cognitivas dos talentos é identificado o perfil comportamental dos candidatos.
Munido com essas informações, as contratações são feitas de maneira mais adequada. Além disso, elas auxiliam na estruturação de estratégias de desenvolvimento individual e de equipe.
2. Estimule o compartilhamento de conhecimento
A cultura da busca contínua pelo aprendizado é um processo que ultrapassa o conhecimento individual. Ela envolve as interações entre os colaboradores e as trocas dentro da organização.
Para isso, as empresas podem investir em debates, webinars, palestras, entre outras formas de compartilhar o saber. Entre os membros de uma equipe, por exemplo, pode-se combinar de um apresentar para o outro o conteúdo que aprendeu em determinado curso.
Dessa forma, um ambiente de colaboração mútua é criado. Nele, o conhecimento coletivo, as inovações e a criatividade ganham espaço para se desenvolver.
3. Promova feedbacks
A promoção de feedbacks, positivo ou negativo, é o segredo para o bom andamento do lifelong learning. Através dessa ferramenta, é possível alinhar as expectativas, os objetivos e até mesmo as metodologias adotadas para aquisição do conhecimento.
Provavelmente, você já recebeu devolutivas que mudaram sua forma de pensar, ou de conduzir determinada situação, não é mesmo? Saber dar e receber feedbacks é essencial para termos a oportunidade de aprender, rever conceitos e atitudes.
Para a empresa, essa estratégia pode ser usada para alinhar os interesses de aprendizagem do indivíduo com as necessidades do negócio.
4. Desenvolva a liderança
Os líderes desempenham um papel fundamental para a adoção da aprendizagem continuada. Isso tendo em vista que uma das suas principais atribuições é potencializar os talentos da sua equipe.
Desse modo, promover o treinamento de liderança é fundamental para estarem aptos a propiciar o desenvolvimento, conectar pessoas e estimular a criatividade.
Como vimos, implementar o lifelong learning traz muitas vantagens competitivas para a empresa, além de incentivar os colaboradores a serem aprendizes por toda a jornada.
Ademais, a consciência de manter-se relevante em um mundo altamente competitivo ajudará no engajamento e felicidade na busca do autodesenvolvimento. E para o sucesso dos trainees não é diferente, pois a dedicação pelo aprendizado contínuo o tornará mais confiante na sua trajetória profissional.
Agora que você já sabe tudo sobre lifelong learning, que tal aprender a planejar programas de desenvolvimento? Confira nosso e-book “Trainee e Estágio: por que implementar um programa de desenvolvimento na sua empresa”. Até breve!