Organograma Empresarial: o que é, como fazer e principais tipos
Ter uma empresa organizada é fundamental para alcançar bons resultados e se destacar no mercado. Para isso, um dos métodos usados pelo setor de Recursos Humanos é o organograma empresarial.
A partir dele, é possível saber qual a hierarquia e a responsabilidade de cada pessoa na organização. Além disso, se torna mais fácil criar estratégias para o crescimento do negócio e da equipe.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é organograma empresarial, como ele funciona, quais os principais tipos e como criar um modelo para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Organograma Empresarial?
O organograma empresarial é a representação gráfica da estrutura interna de uma empresa. Por meio dele, é apresentado o nível hierárquico de todos os cargos e funções do negócio, indicando com quem cada setor deve se comunicar e prestar contas.
Dessa forma, trata-se de uma ferramenta fundamental para a área de Gente e Gestão, pois demonstra como a organização funciona. Além disso, ele pode ser montado de várias formas, desde gráficos e linhas até planilhas e tabelas, a depender das necessidades de cada instituição.
Como funciona um Organograma Empresarial e como implementar nas empresas?
A função do organograma empresarial é demonstrar a estrutura de uma organização. Com isso, seu objetivo é facilitar o entendimento sobre o funcionamento da empresa, ou seja, tornar mais ágil a percepção das lideranças, áreas e obrigações.
Investir em um planejamento eficiente simplifica o andamento da rotina interna, traz mais harmonia e engajamento para todas as equipes e permite uma melhor gestão do negócio. Além disso, o organograma garante uma visão mais abrangente para todos na companhia.
A partir disso, o setor de RH e a gestão podem identificar os setores que precisam ser aprimorados, as falhas de comunicação e as interferências indevidas da liderança. Também podem criar um plano de carreira para os colaboradores, tomar decisões mais certeiras, conectar a equipe ao propósito da empresa e facilitar o processo de integração.
Para implementar o organograma, basta respeitar as posições e relações nas quais os profissionais foram inseridos. Para isso, uma boa opção é utilizar formas geométricas para representar os cargos e funcionários e linhas para criar a conexão entre eles.
Quais os principais tipos de Organograma Empresarial?
Existem vários tipos de organograma empresarial e cada um deles apresenta características e objetivos diferentes. A escolha do melhor modelo varia em cada empresa, considerando suas necessidades e expectativas.
Conheça os principais tipos!
Organograma clássico ou vertical
O organograma clássico é o modelo mais comum dentro das organizações. Ele é organizado por grau de importância, colocando no topo da pirâmide o presidente e, em seguida, aparecem os diretores, gerentes e suas equipes.
Nele, as posições são estruturadas de maneira hierárquica, facilitando o entendimento dos fluxos de comunicação entre cada setor. Essa é uma alternativa comum a empresas com modelos de gestão com a tomada de decisão centrada nas lideranças.
Organograma horizontal
Esse tipo de organograma empresarial também é organizado por nível hierárquico. Porém, a estruturação é feita para a lateral, onde os cargos de liderança ficam à esquerda, enquanto os operacionais seguem para à direita.
As empresas que adotam esse modelo acreditam que a hierarquização não é o mais importante e que todos os profissionais têm autonomia e responsabilidade compartilhada.
Organograma circular
O organograma circular tem o formato mais leve e fluído. Afinal, o seu objetivo é reforçar a colaboração entre os setores, impulsionando o trabalho em equipe.
Nesse tipo, o presidente ou CEO é colocado no centro do círculo, enquanto o restante das funções aparece ao redor dele.
Organograma funcional
O organograma funcional segue a mesma estrutura do modelo vertical. No entanto, em vez de focar no nível atribuído a cada cargo, ele busca representar as relações funcionais dentro do negócio.
Dessa forma, as demandas de cada setor são destacadas, contribuindo para o entendimento do fluxo de trabalho.
Organograma matricial
Esse modelo é utilizado em alguns casos específicos, na qual as atividades de cada departamento não precisam ser bem definidas. Isso porque o seu objetivo é mostrar quais grupos irão trabalhar juntos em um determinado projeto.
Assim, o organograma matricial é ideal para empresas mais flexíveis e dinâmicas ou para atividades temporárias.
Organograma linear de Responsabilidade (OLR)
O organograma linear de responsabilidade tem como foco apresentar as obrigações e atividades de cada cargo. Para isso, ele é estruturado igual a uma planilha ou tabela, relacionando os setores as suas responsabilidades.
Esse tipo de organograma empresarial, além de facilitar a compreensão do esquema de trabalho, permite identificar o responsável por cada etapa dos processos.
Organograma em barras
O organograma em barras é o modelo menos usual, pois busca apenas estruturar a hierarquia da empresa. Ou seja, não mostra as relações entre os setores ou funções.
Dessa forma, é organizado por barras na vertical, em que cada uma apresenta um tamanho de acordo com a relevância do cargo.
Como criar um modelo de organograma? Confira 5 passos!
Agora que você já sabe como funciona um organograma empresarial e conhece os principais modelos, chegou a hora de criar um para a sua empresa. Confira o passo a passo abaixo e saiba como! Mas lembre-se: para garantir sua eficiência, ter o apoio de uma consultoria de RH pode ser fundamental.
1° passo: Escolha o modelo
Antes de tudo, é preciso identificar um modelo que esteja de acordo com os objetivos e a gestão do seu negócio.
2° passo: Mapeie os cargos e funções
Depois de escolher o tipo de organograma empresarial ideal, é necessário realizar o mapeamento de todos os cargos e funções da empresa.
Nesse momento, também é importante fazer a estruturação da hierarquia. Aqui, não é necessário citar o nome de cada colaborador, apenas a lógica de funções.
3° passo: Selecione a ferramenta
Com as informações detalhadas, é hora de selecionar a ferramenta que irá utilizar na montagem. Hoje, existem tantas tecnologias que podem auxiliar no processo que fica até difícil definir uma, concorda? Excel, Word e Trello são alguns programas disponíveis.
4° passo: Faça a organização
Após definir qual programa será utilizado, chegou o momento de estruturar as informações. Para facilitar o entendimento, é possível separar os níveis ou cargos por cores ou formatos, por exemplo.
5- Valide as informações e apresente-o para a empresa
Por fim, o organograma empresarial deve ser avaliado pelos líderes de cada setor e, após a confirmação dos dados, apresentado para toda a empresa.
Como vimos, ele garante que os funcionários entendam o funcionamento da companhia, o que facilita os relacionamentos e a fluidez dos procedimentos.
Quais as vantagens de investir em um organograma para a sua empresa?
Ao investir em um organograma empresarial, todos os processos serão simplificados – seja do RH, das lideranças ou das equipes. Afinal, a ferramenta é uma estratégia inteligente que facilita toda a rotina do negócio.
Dentre as suas principais vantagens, estão:
- facilidade no entendimento da hierarquia corporativa;
- melhora na comunicação interna;
- aumento da produtividade no trabalho e da motivação dos colaboradores;
- auxílio na criação de planos de carreira;
- facilidade no onboarding;
- identificação de gaps nos times;
- mais transparência e organização nas decisões.
Chegamos ao final deste artigo e, agora, você sabe tudo o que é preciso sobre organograma empresarial. Se quiser descobrir como guiar sua equipe rumo aos melhores resultados, leia também nosso blog post sobre RH estratégico. Até a próxima!