Organograma Empresarial: o que é, como fazer e principais tipos

Organograma Empresarial: o que é, como fazer e principais tipos

Ter uma empresa organizada é fundamental para alcançar bons resultados e se destacar no mercado. Para isso, um dos métodos usados pelo setor de Recursos Humanos é o organograma empresarial.

A partir dele, é possível saber qual a hierarquia e a responsabilidade de cada pessoa na organização. Além disso, se torna mais fácil criar estratégias para o crescimento do negócio e da equipe.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é organograma empresarial, como ele funciona, quais os principais tipos e como criar um modelo para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Organograma Empresarial?

O organograma empresarial é a representação gráfica da estrutura interna de uma empresa. Por meio dele, é apresentado o nível hierárquico de todos os cargos e funções do negócio, indicando com quem cada setor deve se comunicar e prestar contas.

Dessa forma, trata-se de uma ferramenta fundamental para a área de Gente e Gestão, pois demonstra como a organização funciona. Além disso, ele pode ser montado de várias formas, desde gráficos e linhas até planilhas e tabelas, a depender das necessidades de cada instituição.

Como funciona um Organograma Empresarial e como implementar nas empresas?

A função do organograma empresarial é demonstrar a estrutura de uma organização. Com isso, seu objetivo é facilitar o entendimento sobre o funcionamento da empresa, ou seja, tornar mais ágil a percepção das lideranças, áreas e obrigações.

Investir em um planejamento eficiente simplifica o andamento da rotina interna, traz mais harmonia e engajamento para todas as equipes e permite uma melhor gestão do negócio. Além disso, o organograma garante uma visão mais abrangente para todos na companhia.

A partir disso, o setor de RH e a gestão podem identificar os setores que precisam ser aprimorados, as falhas de comunicação e as interferências indevidas da liderança. Também podem criar um plano de carreira para os colaboradores, tomar decisões mais certeiras, conectar a equipe ao propósito da empresa e facilitar o processo de integração.

Para implementar o organograma, basta respeitar as posições e relações nas quais os profissionais foram inseridos. Para isso, uma boa opção é utilizar formas geométricas para representar os cargos e funcionários e linhas para criar a conexão entre eles.

Quais os principais tipos de Organograma Empresarial?

Existem vários tipos de organograma empresarial e cada um deles apresenta características e objetivos diferentes. A escolha do melhor modelo varia em cada empresa, considerando suas necessidades e expectativas.

Conheça os principais tipos!

Organograma clássico ou vertical

O organograma clássico é o modelo mais comum dentro das organizações. Ele é organizado por grau de importância, colocando no topo da pirâmide o presidente e, em seguida, aparecem os diretores, gerentes e suas equipes.

Nele, as posições são estruturadas de maneira hierárquica, facilitando o entendimento dos fluxos de comunicação entre cada setor. Essa é uma alternativa comum a empresas com modelos de gestão com a tomada de decisão centrada nas lideranças.

Organograma horizontal

Esse tipo de organograma empresarial também é organizado por nível hierárquico. Porém, a estruturação é feita para a lateral, onde os cargos de liderança ficam à esquerda, enquanto os operacionais seguem para à direita.

As empresas que adotam esse modelo acreditam que a hierarquização não é o mais importante e que todos os profissionais têm autonomia e responsabilidade compartilhada.

Organograma circular

O organograma circular tem o formato mais leve e fluído. Afinal, o seu objetivo é reforçar a colaboração entre os setores, impulsionando o trabalho em equipe.

Nesse tipo, o presidente ou CEO é colocado no centro do círculo, enquanto o restante das funções aparece ao redor dele.

Organograma funcional

O organograma funcional segue a mesma estrutura do modelo vertical. No entanto, em vez de focar no nível atribuído a cada cargo, ele busca representar as relações funcionais dentro do negócio.

Dessa forma, as demandas de cada setor são destacadas, contribuindo para o entendimento do fluxo de trabalho.

Organograma matricial

Esse modelo é utilizado em alguns casos específicos, na qual as atividades de cada departamento não precisam ser bem definidas. Isso porque o seu objetivo é mostrar quais grupos irão trabalhar juntos em um determinado projeto.

Assim, o organograma matricial é ideal para empresas mais flexíveis e dinâmicas ou para atividades temporárias.

Organograma linear de Responsabilidade (OLR)

O organograma linear de responsabilidade tem como foco apresentar as obrigações e atividades de cada cargo. Para isso, ele é estruturado igual a uma planilha ou tabela, relacionando os setores as suas responsabilidades.

Esse tipo de organograma empresarial, além de facilitar a compreensão do esquema de trabalho, permite identificar o responsável por cada etapa dos processos.

Organograma em barras

O organograma em barras é o modelo menos usual, pois busca apenas estruturar a hierarquia da empresa. Ou seja, não mostra as relações entre os setores ou funções.

Dessa forma, é organizado por barras na vertical, em que cada uma apresenta um tamanho de acordo com a relevância do cargo.

Como criar um modelo de organograma? Confira 5 passos!

Agora que você já sabe como funciona um organograma empresarial e conhece os principais modelos, chegou a hora de criar um para a sua empresa. Confira o passo a passo abaixo e saiba como! Mas lembre-se: para garantir sua eficiência, ter o apoio de uma consultoria de RH pode ser fundamental.

1° passo: Escolha o modelo

Antes de tudo, é preciso identificar um modelo que esteja de acordo com os objetivos e a gestão do seu negócio.

2° passo: Mapeie os cargos e funções

Depois de escolher o tipo de organograma empresarial ideal, é necessário realizar o mapeamento de todos os cargos e funções da empresa.

Nesse momento, também é importante fazer a estruturação da hierarquia. Aqui, não é necessário citar o nome de cada colaborador, apenas a lógica de funções.

3° passo: Selecione a ferramenta

Com as informações detalhadas, é hora de selecionar a ferramenta que irá utilizar na montagem. Hoje, existem tantas tecnologias que podem auxiliar no processo que fica até difícil definir uma, concorda? Excel, Word e Trello são alguns programas disponíveis.

4° passo: Faça a organização

Após definir qual programa será utilizado, chegou o momento de estruturar as informações. Para facilitar o entendimento, é possível separar os níveis ou cargos por cores ou formatos, por exemplo.

5- Valide as informações e apresente-o para a empresa

Por fim, o organograma empresarial deve ser avaliado pelos líderes de cada setor e, após a confirmação dos dados, apresentado para toda a empresa.

Como vimos, ele garante que os funcionários entendam o funcionamento da companhia, o que facilita os relacionamentos e a fluidez dos procedimentos.

Quais as vantagens de investir em um organograma para a sua empresa?

Ao investir em um organograma empresarial, todos os processos serão simplificados – seja do RH, das lideranças ou das equipes. Afinal, a ferramenta é uma estratégia inteligente que facilita toda a rotina do negócio.

Dentre as suas principais vantagens, estão:

  • facilidade no entendimento da hierarquia corporativa;
  • melhora na comunicação interna;
  • aumento da produtividade no trabalho e da motivação dos colaboradores;
  • auxílio na criação de planos de carreira;
  • facilidade no onboarding;
  • identificação de gaps nos times;
  • mais transparência e organização nas decisões.

Chegamos ao final deste artigo e, agora, você sabe tudo o que é preciso sobre organograma empresarial. Se quiser descobrir como guiar sua equipe rumo aos melhores resultados, leia também nosso blog post sobre RH estratégico. Até a próxima!

Autora
Organograma Empresarial: o que é, como fazer e principais tipos
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support