Gestão Humanizada: o que é, quais os benefícios e como colocá-la em prática
Cada vez mais, as empresas têm se preocupado com a qualidade de vida dos seus funcionários. Dessa forma, elas têm buscado otimizar o ambiente de trabalho e torná-lo mais agradável, por meio da gestão humanizada.
Essa abordagem visa tirar o foco da produção acima de tudo e busca valorizar as pessoas que fazem parte do negócio, sem deixar de alcançar bons resultados. Para adotá-la, é preciso trabalhar a mudança cultural e entender as necessidades dos profissionais.
Neste post, você vai entender o que é gestão humanizada, sua importância para a organização, o papel do RH nessa estratégia e como colocá-la em prática. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Gestão Humanizada e como ela funciona?
A gestão humanizada é uma abordagem para a administração focada no bem-estar da equipe. Ela considera as subjetividades de cada colaborador, ou seja, seus desejos, dificuldades e expectativas, para oferecer o suporte necessário.
O objetivo é desenvolver um ambiente mais agradável e saudável nas organizações, para que as metas estabelecidas sejam alcançadas sem perder o foco nas pessoas. Afinal, as organizações que adotam esse modelo de gestão acreditam que a satisfação dos colaboradores é primordial para o crescimento do negócio.
Além disso, a gestão humanizada busca melhorar as relações dentro da companhia, aproximando cada vez mais os líderes dos liderados. Para isso, a área de Gente e Gestão precisa conhecer a fundo quem trabalha ao seu redor, criando um elo de confiança e entendendo a compatibilidade de propósitos entre empresa, profissionais e seus líderes.
Nesse contexto, é preciso avaliar a estratégia e cultura organizacional, adaptar os processos às necessidades das equipes e realizar mudanças nas políticas internas de negócio quando necessário. Com isso, é possível aumentar a produtividade, sem prejudicar a felicidade dos funcionários no trabalho.
Qual a importância de implementar a Gestão Humanizada nas empresas?
Investir na gestão humanizada é importante para fazer da sua empresa um bom lugar para se trabalhar. No médio e longo prazo, isso auxilia na retenção de talentos, no incentivo ao engajamento e no senso de pertencimento dos profissionais.
Isso porque, quando o clima é “pesado” e tomado pela “pressão”, a saúde mental das equipes pode ser afetada, causando ansiedade, depressão ou até mesmo a síndrome de burnout. Assim, pode também prejudicar a qualidade das entregas e elevar o índice de turnover.
Por outro lado, quando o meio é mais leve, os resultados são melhores, uma vez que os gestores priorizam as demandas dos colaboradores nos projetos. Isso faz com que eles se sintam mais valorizados e se envolvam com suas atividades e com o time.
Logo, buscar maneiras de impulsionar esse sentimento nos funcionários é indispensável para formar uma equipe de alta performance, que veja significado no trabalho que desempenham.
Qual o papel do RH na gestão humanizada?
É responsabilidade do setor de Recursos Humanos zelar pelo bem-estar das pessoas na organização. Por isso, investir em uma atuação humanizada pode ser um grande diferencial competitivo. Afinal, um colaborador satisfeito é a peça-chave para o desenvolvimento de qualquer corporação.
Nesse cenário, cabe aos profissionais de RH propor ações para aumentar a satisfação e melhorar os relacionamentos internos. Assim, será possível transformar o clima organizacional, deixando-o mais prazeroso e harmônico.
Para isso, a gestão de pessoas precisa manter uma comunicação aberta e estar sempre atenta às necessidades das equipes. Outro ponto importante é o acompanhamento do RH das lideranças, para garantir que as orientações sejam passadas de forma mais cuidadosa.
Inclusive, a gestão humanizada pode ser aplicada nos processos do setor, como o recrutamento e seleção, e gerar ótimos resultados!
Quais os principais benefícios de uma Gestão Humanizada?
São vários os benefícios relacionados à valorização do capital humano. Eles vão desde a melhora na qualidade das entregas até a atração de novos talentos para o negócio.
Confira, a seguir, as principais vantagens da gestão humanizada:
- aumento da produtividade e engajamento;
- melhora na satisfação dos colaboradores;
- redução do absenteísmo e rotatividade;
- melhora no clima organizacional;
- maior assertividade no recrutamento;
- melhora no employer branding;
- ambiente mais ético e empático;
- mais inovações e qualidade nos processos.
Como colocar a Gestão Humanizada em prática? Confira 6 dicas!
Implementar a gestão humanizada pode ser um desafio. Antes de tudo, é necessário realizar adequações na cultura organizacional. Afinal, as iniciativas impactam todos os setores da empresa. Dessa forma, lideranças e colaboradores precisam estar preparados para se ajustarem a essas transformações.
Veja, abaixo, algumas dicas práticas para adotar na sua rotina!
1. Foque na saúde mental dos colaboradores
Cada vez mais, doenças relacionadas ao excesso de trabalho têm afetado a vida dos profissionais e, consequentemente, o seu desempenho. Por essa razão, para construir uma gestão humanizada é necessário focar na saúde mental e no bem-estar do time.
Para isso, o RH precisa estar atento ao comportamento das equipes e avaliar periodicamente sua satisfação com o espaço corporativo. Além disso, é importante oferecer plano de saúde e programas de cuidado psicológico e físico para as pessoas contratadas. Em muitas organizações, isso pode ser um grande diferencial competitivo!
2. Invista em políticas de incentivo e em pacotes de benefícios
Esse, talvez, seja um dos pontos mais importantes para humanizar as ações da administração. Isso porque, para elaborar pacotes de benefícios e políticas de incentivo, é preciso adaptar as estratégias a realidade de cada funcionário.
Nesse sentido, oferecer remuneração compatível com o mercado, premiações por metas atingidas, descontos em viagens e auxílio combustível são boas opções.
3. Faça treinamento com as lideranças
Os líderes são figuras fundamentais para a gestão humanizada. Afinal, serão eles os responsáveis por guiar seus liderados rumo ao desenvolvimento contínuo.
Por essa razão, precisam ser treinados para adotar com eficiência o novo formato de coordenação. Aqui, é importante pensar além das habilidades técnicas e manter o foco nas soft skills. Uma excelente forma de fazer isso é aplicando programas de desenvolvimento de liderança na organização.
4. Estimule o engajamento das equipes
Um dos objetivos da humanização é melhorar o engajamento. Somente a partir disso é que será possível gerar bons resultados e aperfeiçoar a qualidade das relações, colocando todos os membros da instituição no mesmo caminho.
Para isso, a gestão de pessoas pode realizar dinâmicas em grupo e ações que ajudem a manter um bom clima organizacional.
5. Incentive uma comunicação mais aberta e transparente
Considerar os feedbacks e as sugestões dos colaboradores é a melhor forma de valorização e engajamento. Além de trazer uma visão mais criativa e inovadora para a companhia, fortalece as relações internas e aumenta a motivação.
Isso sem falar que, por meio de uma boa cultura de feedback, líderes e liderados conseguem manter uma troca de percepções sobre expectativas e novos projetos. Aqui, a área de Gente e Gestão é responsável por oferecer um canal de escuta.
6. Promova diversidade e inclusão
Como vimos, faz parte da gestão humanizada estabelecer um ambiente de trabalho onde os profissionais se sintam seguros e confortáveis. Para isso, promover a diversidade e inclusão social é fundamental.
Tenha sempre em mente que quando a instituição demonstra respeito pelas diferenças e fortalece a troca de experiências entre as pessoas, os funcionários tendem a ser mais produtivos e engajados com suas funções.
Agora que você já entende melhor sobre gestão humanizada, que tal entender como identificar satisfação, motivação e engajamento no trabalho? Boa leitura!