Power Skills: o que são, benefícios e exemplos
O mundo está em constante mudança e as organizações precisam acompanhar as transformações vividas pela sociedade.
Em meio às novas tecnologias, visões sobre o processo de aprendizagem e competências necessárias para o bem-estar e realização, surgiu o conceito de Power Skills.
Essa nova interpretação das competências existenciais tem ganhado grande espaço no corporativo. Afinal, ela impacta na maneira como é feita a gestão de talentos e no potencial de sucesso de uma equipe.
Continue a leitura e entenda o que são Power Skills, como elas se relacionam com as hard e soft skills, quais são os principais tipos e como beneficiam o desenvolvimento pessoal e profissional.
O que são Power Skills?
Power Skills são, em tradução literal, habilidades poderosas, que impactam positivamente a performance dos profissionais no trabalho e fora dele.
Elas dizem respeito às características únicas e inerentes a cada ser humano. Em outras palavras, cada pessoa nasce com talentos e habilidades específicas que só precisam ser descobertos.
Quando identificadas e ativadas, o contato e aprofundamento nessas características internas colabora para um sentido de realização e bem-estar no trabalho, uma vez que as conexões afetivas são valorizadas nesse processo.
Além disso, o conhecimento sobre elas pode ser estratégico: conhecendo as características das pessoas de cada time, é possível combiná-las de forma potente em atividades e funções.
Em nosso entendimento, as Power Skills buscam compreender as pessoas em sua totalidade, indo além das definições já conhecidas no mercado, que as veem como a soma entre hard e soft skills.
Essas competências têm ganhado espaço no mercado de trabalho, se tornando essenciais para que as organizações conheçam suas pessoas e saibam como valorizar suas características mais potentes, favorecendo o engajamento.
Qual é a diferença entre Hard, Soft e Power Skills?
As hard skills são as competências técnicas, que podem ser adquiridas por meio de cursos, formação universitária e workshops, por exemplo.
Normalmente, elas constam no currículo e contemplam aspectos como o domínio de outro idioma, de um método ou de uma ferramenta.
Por outro lado, as Power Skills são os talentos naturais de cada ser humano, que, quando descobertos e ativados, trazem uma série de benefícios para o seu bem-estar e realização.
Já as soft skills são competências interpessoais e se relacionam com a maneira como cada pessoa interage com o ambiente, com o grupo e com situações diversas.
Elas podem ser aprimoradas por meio de cursos e treinamentos, mas principalmente por meio de experiências de vida.
Soft Skills e Power Skills são a mesma coisa?
Em função de seu grande valor para o desenvolvimento pessoal, não é incomum que as soft skills sejam chamadas de Power Skills por muitos profissionais.
No entanto, a diferença entre as duas é visível. Enquanto as soft skills são habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa, as Power Skills são as competências existenciais. Portanto, elas já nascem conosco.
Embora seja bastante difundido no mercado de Gestão de Pessoas, o conceito de Power Skills ainda é lido de diferentes maneiras pelas instituições.
Por meio da nossa Wellness Tech Holi Connection, nós da Selpe propomos uma nova visão para o conceito, buscando ampliar a leitura tradicionalmente feita.
Quais são as principais aplicações das Power Skills na Gestão de Pessoas?
A jornada de Power Skills da Holi nos mostra 9 tipos de Power Skills (competências existenciais).
Elas são apresentadas às pessoas conforme a sua jornada na plataforma, podendo ser combinadas ou isoladas. Isto é, cada pessoa pode ter uma ou mais Power Skills, variando de resultado para resultado.
São elas: Autoconfiança, Empatia, Entusiasmo, Visão Lógica, Expressão, Intuição, Audácia, Autoridade e Visão Integral.
Veja, a seguir, como utilizar as competências existenciais no dia a dia da gestão de pessoas!
Desenvolvimento humano
O objetivo de Holi é olhar para cada pessoa com humanidade e desvendar quem está atrás do crachá profissional, identificando seus poderes únicos que, quando ativados, trarão um sentimento de bem-estar que contribuirá efetivamente para o sucesso do negócio.
Dessa forma, a jornada de Power Skills te ajuda a conhecer os potenciais de líderes e suas equipes, formando lideranças mais conscientes e efetivas, além de otimizar o potencial de realização de cada colaborador e colaboradora.
Tudo isso porque bem-estar, realização e performance são consequências naturais da expressão da sua essência — e as Power Skills são o impulso para isso.
Portanto, olhar para as competências existenciais de cada pessoa significa identificar e aprimorar suas características mais poderosas.
Retenção de talentos
Reter talentos em um contexto de gestão humanizada, positiva e efetiva fica muito mais fácil. Afinal, é o que acontece quando se conhece e valoriza os potenciais únicos dos colaboradores de uma empresa.
Um profissional devidamente valorizado pelos seus talentos naturais no trabalho se conecta com suas lideranças, o que possibilita melhores relações interpessoais, além de um ambiente de segurança psicológica.
Equipes motivadas e engajadas
Equipes conectadas afetivamente e expressando suas Power Skills tendem a ser mais motivadas e, por consequência, engajadas.
Afinal de contas, a motivação está ligada ao que está presente em nosso interior, ao que acreditamos e ao que faz sentido para nós enquanto seres humanos.
O engajamento, por sua vez, acontece quando estamos em contato com nossas motivações no dia a dia do trabalho. Quando isso acontece, nos engajamos nas atividades de que participamos de forma mais ativa.
Work-life balance
Um ambiente de trabalho positivo e motivador é um espaço acolhedor e balanceado. Por isso, trabalhar as Power Skills no cotidiano das empresas também é uma forma de proporcionar uma boa work-life experience.
Conheça a jornada de Power Skills da Holi Connection
Agora que você já sabe o que são Power Skills e como elas podem ser usadas na gestão de pessoas, deve estar se perguntando sobre como é possível desenvolvê-las, certo?
Isso pode ser feito por meio da plataforma Holi Connection, nossa inteligência conversacional que guia pessoas e times em uma jornada de autoconhecimento.
A jornada Holi é dividida em três grandes etapas:
- Descobrir as Power Skills;
- Aprofundar o conhecimento sobre essas competências existenciais identificadas;
- Ativar as Power Skills por meio de práticas e experiências no mundo. Nessa última etapa, a plataforma propõe atividades personalizadas para cada usuário, visando potencializar as habilidades descobertas.
Além da jornada Holi, também é possível contratar nossa consultoria estratégica personalizada para as necessidades de suas pessoas e do seu negócio.
Nela, nossos consultores dão apoio em todo o processo de implementação no ecossistema de gestão de pessoas. Para saber mais sobre as soluções e processos da plataforma, acesse o site Holi!