Intraempreendedorismo nas empresas: 5 benefícios!
Você já ouviu falar em intraempreendedorismo? Essa prática tem como objetivo fomentar a inovação nas empresas. Para isso, as organizações são incentivadas a aproveitar as habilidades e competências dos colaboradores na busca por novas soluções e serviços.
Isto é, quando o profissional desenvolve uma boa ideia, mas não tem condições para criar o próprio negócio, ele consegue empreender dentro da companhia em que atua.
Assim, adotar uma cultura organizacional intraempreendedora é benéfico para ambas as partes. Além de estimular o desenvolvimento do funcionário, ela permite que as organizações construam vantagens competitivas no mercado.
Neste artigo, você entenderá melhor o que é intraempreendedorismo e como incentivá-lo na sua empresa, além de conferir 5 benefícios dessa estratégia. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Intraempreendedorismo?
Intraempreendedorismo significa empreender dentro da organização. Isto é, a capacidade de estimular a criatividade e inovação dos colaboradores a fim gerar novas ideias para o negócio.
Para isso, as empresas dão mais liberdade aos funcionários na hora de executar um projeto. Pois, unindo suas habilidades empreendedoras com os recursos da instituição, é possível desenvolver uma cultura de inovação e, naturalmente, criar serviços ou produtos.
Além disso, o intraempreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho devido às características associadas ao perfil empreendedor. Afinal, ele tem aptidões para resolver problemas, propor soluções e identificar melhorias.
Quer saber como identificar um intraempreendedor? Continue a leitura e veja as particularidades desse talento!
Quais as principais características do Intraempreendedor?
O intraempreendedorismo de sucesso depende de encontrar profissionais com alguns fatores comportamentais. Por isso, é preciso desenvolver algumas características essenciais para a função. Confira a seguir as principais!
- Proatividade: ter atitude para tirar as ideias do papel, prever os problemas e criar soluções.
- Inovação: ter potencial para empreender e buscar novas ideias.
- Criatividade contínua: ter o desejo de procurar sempre novas formas de melhorias, bem como para criar novos produtos ou serviços para a companhia.
- Perfil colaborativo: ter a capacidade de engajar a equipe e atuar de forma colaborativa na hora de implantar novos projetos.
- Pensamento crítico: ter uma visão ampla dos desafios da empresa e saber utilizar os dados nas tomadas de decisões.
- Capacidade de comunicação: saber falar e escrever de forma clara e objetiva com todos os setores ou grupos envolvidos no processo.
Por que o Intraempreendedorismo é importante para as empresas?
As organizações que incentivam o intraempreendedorismo estão mais propícias a alcançar o sucesso em um curto prazo. Afinal, uma equipe com um perfil empreendedor é mais criativa e inovadora, o que melhora a sua performance e fortalece a imagem da marca.
Além disso, esses profissionais têm a habilidade de prever os problemas e criar soluções, impedindo que eles se tornem contratempos ainda maiores. E quando percebem uma autonomia maior para aplicarem suas competências e proporem novas ideias, o senso de pertencimento aumenta, tal como, o engajamento e a motivação.
Assim, podemos dizer que, com essas características, as corporações passam a ter diferenciais para se destacarem no mercado e ampliar a competitividade. Por isso, o intraempreendedorismo é tão importante. Mas, vale ressaltar que a falta desse incentivo pode elevar o índice de turnover e prejudicar o desempenho da companhia.
Quais os principais benefícios do Intraempreendedorismo?
São vários os benefícios do intraempreendedorismo para as empresas e seus colaboradores. Além de impulsionar o crescimento do negócio, também favorece o desenvolvimento profissional dos talentos, aumentando sua força no mercado. Conheça as 5 principais vantagens dessa estratégia!
1. Retenção de colaboradores
A retenção de talentos é um dos principais benefícios do intraempreendedorismo. Isso porque, a estratégia possibilita que a instituição valorize o potencial de seus funcionários, o que faz com que eles se sintam parte da organização e queiram permanecer nela.
Por outro lado, a ausência desse mecanismo pode levar o profissional a buscar uma nova oportunidade, compatível com os seus desejos e expectativas.
2. Fomento à inovação
Com o intraempreendedorismo, a companhia consegue implementar a cultura da inovação sem precisar aumentar o quadro de funcionários. Isso é vantajoso, pois, além de diminuir os custos, ela ainda lança no mercado novas soluções de produtos ou serviços, diferenciando-se dos concorrentes e atingindo bons resultados.
3. Aumento da satisfação dos talentos
O intraempreendedorismo contribui para que a empresa consiga conectar o seu propósito com o dos colaboradores e, por conseguinte, aumentar as suas satisfações. Por meio dele, é possível realocar os funcionários com perfil empreendedor a um cargo que requeira inovação e criatividade.
Essa ação tem um impacto direto na motivação, produtividade e felicidade no trabalho, sendo vantajoso para todos os envolvidos.
4. Atendimento aos clientes e diversificação das fontes de receita
Ao montar uma equipe com esse perfil, a corporação consegue criar novos projetos, serviços ou produtos que atendam às necessidades de seus clientes e, até mesmo, dos stakeholders. Além disso, essa variedade de soluções diversifica as fontes de receita da empresa, aumentando seus lucros e a segurança financeira.
5. Aumento da vantagem competitiva
Por fim, investir no intraempreendedorismo aumenta a vantagem competitiva da organização. Afinal, esses profissionais atuam de forma rápida para planejar e tirar as ideias do papel e tornar a companhia cada vez mais inovadora.
Qual a diferença entre Intraempreendedorismo e empreendedorismo?
Apesar de terem características similares como proatividade e criatividade, os significados e estratégias dos conceitos ‘intraempreendedorismo’ e ‘empreendedorismo’ são diferentes. Enquanto o primeiro atua de forma empreendedora dentro da empresa, o segundo busca transformar suas ideias em uma iniciativa independente.
Ou seja, o empreendedorismo consiste em identificar oportunidades para montar a sua própria empresa. Isto é, criar soluções e assumir toda a responsabilidade do projeto, seja financeira ou de gestão de pessoas e processos.
Já o intraempreendedorismo é a oportunidade de atuar dentro da companhia em que trabalha. Nesse conceito, a instituição incentiva esse lado empreendedor do funcionário e, também, gerencia todas as suas ações.
Como incentivar o Intraempreendedorismo no seu negócio?
Implementar o intraempreendedorismo nas organizações não é uma tarefa simples. Além de incentivar o colaborador com perfil empreendedor, é importante estender essa ação para todo o time. Dessa forma, a instituição consegue montar uma equipe de sucesso e conquistar os melhores resultados.
Para isso, existem algumas ações que podem te ajudar nesse processo. Confira o passo a passo!
1. Faça uma pesquisa de clima organizacional
Antes de desenvolver uma nova estratégia na sua companhia, é importante avaliar o seu clima organizacional. Entender qual a visão geral dos colaboradores em relação ao ambiente e a empresa, além de compreender como eles se sentem e quais são as suas expectativas para o trabalho no futuro.
Com isso, vai ser possível identificar quais pessoas estão abertas à mudança, com desejo de desenvolvimento e um olhar inovador.
2. Encoraje a inovação
Outra ação importante é estimular a inovação e adequar a cultura organizacional a essa nova perspectiva. Afinal, para aplicar o intraempreendedorismo é preciso investir em condições favoráveis para encorajar os talentos. Para isso, brainstorms e competições saudáveis são alguns exemplos de incentivo.
3. Crie um espaço abertos às novas ideias
É comum alguns profissionais não apresentarem ideias inovadoras por falta de abertura e espaço. Por isso, é fundamental criar um canal no qual os funcionários possam manifestar suas visões de negócio, sugestões de melhoria e gaps a serem trabalhados.
Aqui, o brainstorming também pode ser interessante, assim como, outras reuniões voltadas para soluções, seja em equipe ou one a one.
4. Desenvolva as lideranças
Investir em programa de desenvolvimento de líderes também é uma ótima maneira de fomentar o intraempreendedorismo na sua empresa. Isso porque, é papel deles manter os colaboradores engajados com suas demandas.
Ademais, a liderança é essencial para qualquer mudança. Afinal, ela deve ser capaz de identificar o potencial de cada talento e, na implantação da cultura da inovação, tem a função de estabelecer metas e dar autonomia aos seus liderados.
5. Reconhece e recompensa os colaboradores
Além dessas ações, é primordial que as instituições reconheçam as boas ideias e o esforço dos talentos. Isso servirá para que eles se sintam valorizados e continuem investindo na organização. Para tal, forneça feedbacks e adote uma boa política de remuneração e benefícios.
Quer conhecer alguns exemplos de Intraempreendedorismo? Confira 3 cases de sucessos!
Agora que você já sabe tudo o que é preciso sobre o intraempreendedorismo, que tal conhecer 3 grandes exemplos dessa prática? Vamos lá!
1. Gmail do Google
O Google é uma das empresas mais renomadas em relação ao intraempreendedorismo. Isso porque, ela permite que os profissionais dediquem 20% do seu tempo de trabalho a projetos pessoais. Essa iniciativa já rendeu ótimos resultados para a companhia, entre eles o surgimento do Gmail.
Lançada em 2004, a plataforma de e-mail é fruto de uma ideia desenvolvida pelo então funcionário Paul Buchheit. E, atualmente, é uma das ferramentas mais usadas no mundo.
2. Botão de curtir do Facebook
Você provavelmente conhece o recurso de curtir uma publicação no Facebook, não é mesmo? Esse botão é a opção de interação mais famosa da plataforma, servindo de inspiração até para outras redes sociais.
Ele foi criado em um programa de ideias interno da empresa e teve origem em uma maratona de hackathon. Bacana, né?
3. Post-its da 3M
Por fim, quem nunca usou um post-its para se lembrar de uma reunião ou organizar uma atividade? Essa nota adesiva também é um exemplo de sucesso do intraempreendedorismo, que foi criada a partir da ideia do Art Fry, ex-cientista da 3M.
Com isso, a empresa continuou investindo nessa prática, adotando um modelo de inovação parecido com o da Google. Atualmente, ela permite aos funcionários que dediquem 15% do seu tempo para o desenvolvimento de projetos pessoais.
Chegamos ao final deste artigo e espero que tenha entendido a importância do intraempreendedorismo para o seu negócio! Se quiser ficar por dentro de todas as novidades no universo de Gente e Gestão, assine a nossa newsletter!