Processo seletivo no metaverso: o que é e como fazer?
As inovações tecnológicas têm transformado o mundo como conhecemos – inclusive, criando realidades alternativas. Nesse cenário repleto de mudanças, as empresas precisam se adaptar diariamente à inovação. E um ótimo exemplo disso é a realização de processos seletivos no metaverso!
Esse universo digital permite que as pessoas reproduzam comportamentos em um mundo online que, se bem aproveitado, pode apresentar vários benefícios. Afinal, ainda que não exista uma total aderência a ele, esse espaço possibilita a criação de modelos sociais e experiências 100% remotos.
Para as organizações, isso significa avaliar talentos e potencializar a sua performance em um ambiente dinâmico, inovador e interativo. Continue a leitura e descubra o que é preciso para realizar um processo seletivo no metaverso! Aqui, você vai entender:
- O que é metaverso?
- Como funciona um processo seletivo no metaverso?
- Quais são os benefícios e os desafios de investir no metaverso?
- Como começar a implementar o modelo de processo seletivo no metaverso?
O que é metaverso?
O metaverso é um universo virtual paralelo à nossa realidade e constitui um espaço compartilhado que permite às pessoas reproduzirem aspectos da vida cotidiana. Para isso, usa Inteligência Artificial (I.A.), tecnologia de realidade aumentada e redes de internet.
Contudo, existem diferentes perspectivas para esse mundo, indo além da rotina conhecida por todos. Algumas possibilidades são a implementação de realidades alternativas nos jogos, em ações de marketing e, até mesmo, no mercado imobiliário e de NFTs.
Além disso, em função do seu potencial de crescimento e da interatividade atribuída ao metaverso, o setor de RH das empresas já tem investido na solução. Dessa forma, pode evoluir e inovar em ações de gamificação e na avaliação de candidatos.
Como funciona um processo seletivo no metaverso?
Realizar um processo seletivo no metaverso é uma ótima forma de otimizar o processo de recrutamento e seleção e promover uma melhor experiência para os candidatos. Além disso, por demonstrar que a companhia se mantém atualizada às novidades do mercado e zela pelo futuro do trabalho, contribui para o fortalecimento do employer branding.
Dessa forma, o uso da tecnologia e da inovação em RH favorece a atração de talentos, principalmente, para os programas de estágio e trainee. Afinal, as gerações mais jovens tendem a se adaptar melhor ao digital e já esperam essa modernidade nas empresas.
Na prática, um processo seletivo no metaverso funciona como uma alternativa às etapas presenciais, promovendo uma experiência imersiva e online. Para tal, deve ser criado um mundo único, com as seguintes características:
- manter a identidade visual e a linguagem da marca;
- ter um espaço com as principais informações sobre a cultura organizacional, valores e resultados da empresa;
- ter um ambiente exclusivo para a realização das avaliações;
- contar com um suporte para dúvidas;
- permitir a interação entre os participantes, principalmente em dinâmicas de desafio e/ou gamificação.
Nesse universo paralelo, as pessoas inscritas para a seleção serão orientadas a criar um avatar que as represente e poderão desbloquear novas áreas a cada etapa avançada. Dessa forma, o processo será mais leve, divertido e dinâmico, podendo também ser mais agradável para recrutadores, lideranças e outros profissionais envolvidos.
Quais são os benefícios e os desafios de investir no metaverso?
Como vimos, investir em projetos no metaverso pode deixar a sua companhia sempre um passo à frente da concorrência — especialmente para estágio e trainee. Afinal, apresenta vantagens como:
- melhora na atração de talentos;
- fortalecimento da marca;
- aperfeiçoamento da experiência dos candidatos;
- mais facilidade para identificar fit cultural;
- novas perspectivas e possibilidades para avaliar profissionais.
Por outro lado, é preciso entender que mudanças como essa apresentam também alguns desafios, dentre eles:
- a dificuldade de adaptação de alguns colaboradores;
- o acesso à internet, principalmente nos processos seletivos com muitos inscritos;
- ter os recursos e a inteligência essenciais para a construção do ambiente virtual;
- a necessidade de viver uma nova transformação digital, ainda mais intensa.
Como começar a implementar o modelo de processo seletivo no metaverso?
Se interessou pela solução e quer descobrir como implementar um processo seletivo no metaverso? Continue a leitura! Aqui, vou apresentar 5 passos simples e que podem fazer toda a diferença para o sucesso desse investimento!
1. Adeque a cultura organizacional
O primeiro passo é compreender quem são os colaboradores da sua empresa, como lidam com as soluções digitais e a sua interpretação sobre a cultura organizacional. Em seguida, proponha um plano de ação detalhado para, ao longo do tempo, realizar uma adequação das rotinas e dinâmicas corporativas.
A princípio, o setor mais impactado será o de atração e seleção. Então, que tal começar por ações direcionadas aos seus profissionais?
2. Invista nos recursos necessários
Para implementar o metaverso nas empresas, especialmente em processos seletivos, pode ser necessário mais do que ter um computador com acesso à internet. Afinal, os times de tecnologia deverão criar um universo do zero, o que demanda treinamento, materiais específicos e tempo para planejamento e execução.
Além disso, instrumentos diversos podem tornar essa experiência de imersão ainda mais satisfatória. Segundo uma matéria da revista Você RH, os óculos de realidade virtual serão um dos principais equipamentos para essa transição do real para o online.
3. Aposte no uso de tecnologia no RH
Antes de implementar um processo seletivo no metaverso, garanta que a sua empresa já é adepta às soluções digitais. Afinal, não é prudente realizar uma ação tão estratégica sem antes “preparar o terreno”, concorda?
Por isso, aposte na tecnologia no RH para iniciar essa transformação, além de apoiar a análise de candidatos e os programas de desenvolvimento.
4. Comece pelos programas para jovens talentos
As novas gerações estão chegando ao mercado de trabalho e, hoje, são o público-alvo para experiências online multifacetadas. Por essa razão, os processos seletivos para estágio e trainee são o espaço ideal para testar o metaverso e seus desdobramentos.
Afinal, esses profissionais já estão habituados ao contexto digital, têm curiosidade em vivenciar o novo e tendem a ser mais abertos a diferentes estímulos.
5. Insira o metaverso na rotina corporativa
Após realizar o seu primeiro processo seletivo no metaverso, certamente o RH da sua organização irá desejar aplicar esse modelo com frequência! E, para que seja realmente efetivo, é interessante que todo o quadro de pessoal faça uso de espaços semelhantes.
Então, peça ao setor de TI e desenvolvimento web para criar um universo próprio da companhia, em que poderão ser realizadas reuniões e dinâmicas de gamificação. Assim, essa não será uma estratégia de atração isolada, contribuindo também para a retenção de talentos e para o clima organizacional.
A partir disso, acompanhe os resultados obtidos, colete feedbacks e promova os ajustes necessários. Ah, e não se esqueça de continuar acompanhando as novidades da área!
Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe como realizar um processo seletivo no metaverso e quais são as suas principais vantagens. Que tal descobrir também como a Inteligência Artificial pode potencializar o desenvolvimento da sua equipe? Confira nosso infográfico e saiba mais!