Anywhere office: o que é, como funciona e quais são os seus benefícios?
O termo anywhere office, ou trabalho em qualquer lugar, é um termo cada vez mais comum na rotina corporativa.
Com a pandemia da Covid-19, que começou em 2020, muitas empresas tiveram que se adaptar às novas formas de trabalho, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para que as pessoas evitassem aglomerações, o trabalho presencial precisou ser suspenso temporariamente em várias companhias. Com isso, diferentes modelos surgiram, como o trabalho híbrido e o remoto.
Agora, mesmo que a pandemia esteja mais branda e com a vacinação acelerada, muitos profissionais e as organizações mais modernas têm preferido se manter nesses regimes. Com isso, novos conceitos surgiram, como o de anywhere office.
Continue a leitura e entenda tudo sobre o anywhere office e o seu papel nas empresas!
Quem pode adotar o Anywhere Office?
Qualquer colaborador que não tenha a necessidade de presença física na empresa ou no escritório, pode aderir ao anywhere office. Contudo, esse modelo de trabalho seja autorizado pela empresa ou já fazer parte da rotina corporativa.
O fato é que até reuniões são feitas de forma remota hoje em dia, podendo acontecer em qualquer ambiente, seja em casa, na empresa ou em um co-working.
Para os “nômades digitais”, que são as pessoas que escolhem trabalhar viajando, sem se apegar a um espaço de trabalho, essa flexibilidade na jornada faz toda a diferença para melhores entregas.
Para os gestores que escolhem o anywhere office, existe mais liberdade para montar as escalas dos colaboradores e até contratar pessoas mais diversas.
Assim, com uma boa gestão, a produtividade tende aumentar. Isso porque, as pessoas não precisam se deslocar até o local de trabalho, evitando trânsito e atrasos, por exemplo.
Qual a relação entre Anywhere Office e cultura organizacional?
O home office ou o anywhere office, para muitas pessoas, é a principal busca para mais flexibilidade no trabalho, inclusive como fator de decisão para aceitar uma proposta de emprego.
Por outro lado, esse modelo depende também da cultura organizacional de cada empresa. Algumas prezam pelo regime presencial, o que não é um problema — o importante é estar alinhado ao posicionamento da organização e ao estilo de gestão das lideranças.
Em empresas mais flexíveis, porém, o anywhere office contribui para um clima organizacional mais leve, empático e criativo. Além disso, ter o “escritório em qualquer lugar” traz mais autonomia para os funcionários — que podem ter mais liberdade de escolha, desde que de forma responsável.
Qual é o papel do RH no Anywhere Office?
Para alguns gestores e colaboradores, poder trabalhar de qualquer lugar é manter o foco na entrega de resultados, independentemente do ambiente físico.
No que diz respeito a área de Recursos Humanos, devemos ter em mente que a contratação de um funcionário é uma enorme responsabilidade para os profissionais de RH — e o modelo remoto trouxe também grandes mudanças para o processo de recrutamento e seleção.
Para que o anywhere office ou o trabalho remoto aconteçam da melhor forma, há algumas iniciativas que o setor de RH deve ficar atento. Confira!
Melhorias contínuas e flexibilidade no processo de recrutamento e seleção
Com o modelo de trabalho remoto e com a implementação do anywhere office, a atração e seleção de novos profissionais não tem mais barreiras! Afinal, é possível recrutar pessoas em diferentes cidades ou países, já que o profissional poderá trabalhar de qualquer lugar do mundo.
Nesse contexto, quanto mais as empresas aprimorarem as suas estratégias de R&S, melhores serão os resultados ao contratar uma nova pessoa.
Criação de modelos de onboarding digital
O onboarding é um processo de integração dos novos funcionários à empresa, para que conheçam a cultura organizacional, a rotina corporativa e as atividades que vão desempenhar.
Com o anywhere office, criar um onboarding digital é uma excelente forma de tornar a experiência do colaborador ainda melhor, em qualquer lugar que ele esteja.
Zelar por um RH mais humanizado
Quando se trata do trabalho à distância, é normal a sensação de se sentir longe das equipes. Por isso, saber como tornar essa experiência mais próxima é um desafio comum para as empresas que decidem implementar esse modelo de trabalho.
Nesse sentindo, manter uma comunicação aberta, facilitada e acessível para todos da organização é muito importante. Dessa forma, todos os funcionários vão ter a liberdade para conversar e solucionar dúvidas uns com os outros.
Se possível, promova encontros presenciais uma vez ao mês e outras iniciativas de integração entre os times.
Qual a diferença entre Anywhere Office e Home Office?
Apesar de serem dois termos bem parecidos e muitas vezes usados como sinônimos, há diferença entre eles.
O anywhere office, como o próprio nome indica, pode ser executado de qualquer lugar e não apenas em casa. Para algumas profissões, apenas um notebook e acesso à internet é o suficiente.
Já no home office, o objetivo é que o profissional torne sua casa o seu escritório, montando uma estrutura mais fixa e adequada para exercer seu trabalho. Muitas empresas, inclusive, oferecem como benefício um auxílio home office, em que disponibilizam um computador e apoio financeiro para o trabalho em casa.
Como a tecnologia auxilia nesse cenário?
Apesar da resistência de algumas empresas, os desafios da gestão e dos processos relacionados ao modelo remoto e ao anywhere office, a inovação e a tecnologia influenciam muito no sucesso do trabalho.
Afinal, o acesso à informação em tempo real e de qualquer lugar é perfeitamente possível por meio da internet. Até mesmo para a gestão de pessoas, vagas e carreiras é algo que é feito por meio da tecnologia no RH.
Como vimos, o anywhere office é uma tendência que veio para ficar e o RH deve estar presente para tornar a experiência do funcionário ainda mais agradável e efetiva.
Se você gosta deste tipo de conteúdo e quer receber outras dicas, assine a nossa newsletter para receber tudo em primeira mão!