Heutagogia: o que é e quais são os seus benefícios para os programas de trainee e estágio?
No mundo corporativo, é cada vez mais notável as mudanças ocasionadas pelo avanço da tecnologia. E a heutagogia, nesse meio, surge como uma inovação para os processos de desenvolvimento, principalmente para os programas de estágio e trainee.
Afinal, trata-se de um modelo de aprendizagem diferenciado, que permite ao talento mais autonomia na sua experiência de ensino. Isto é, mais liberdade para definir a metodologia e o conteúdo que será estudado, a fim de alavancar as suas competências e a performance.
Tudo isso contribui para que o colaborador exerça suas demandas com excelência e a empresa construa um time mais preparado.
Para entender melhor, continue a leitura deste artigo! Aqui, explicamos o que é heutagogia, como ela funciona na prática, suas vantagens para os programas de trainee e estágio e como aplicá-la nas empresas. Vamos lá?
O que é Heutagogia?
O termo heutagogia é derivado dos conceitos em grego heutos, que remete a auto, e agogus, que é guiar, significando o “estudo da aprendizagem autodeterminada”. Assim, é um método de conhecimento no qual os estudantes são protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado.
Diferentemente dos modelos tradicionais, em que o educador define ou predetermina o que e como será estudado, na heutagogia, essas escolhas partem do próprio aluno. Desse modo, o papel do docente é orientar e tirar as dúvidas do talento sempre que preciso.
Esse conceito foi criado por Stewart Hase e Chris Kenyon, em 2000, com o objetivo de trazer mais inovação para os processos de aprendizagem. Afinal, os teóricos consideravam que o conhecimento deve ser compartilhado, não apenas centralizado no professor, uma vez que cada pessoa aprende de uma maneira diferente.
Como funciona a Heutagogia?
Como vimos, a heutagogia é um modelo de aprendizagem que oferece mais autonomia aos estudantes na busca por conhecimento. Contudo, antes de iniciar os estudos, é comum que seja firmado um contrato entre o aluno e o docente. Isso porque, o professor manterá a função de orientador e facilitador nessa trajetória.
Em seguida, as necessidades e objetivos de estudo precisam ser definidos, em conjunto, entre as partes envolvidas, considerando as capacidades do estudante. Só depois dessa conversa, o educando terá em mente as metodologias e atividades que devem ser colocadas em prática.
Mas lembre-se: nesse processo de definições é necessário que o aluno tenha total liberdade em suas escolhas. Isso é fundamental para melhorar o engajamento com a jornada de aprendizado e, por consequência, suas competências e habilidades.
Qual a diferença entre Heutagogia e Andragogia?
Apesar de ambos os conceitos terem focos parecidos, a diferença entre eles está relacionada ao papel do aluno durante a jornada.
Enquanto na heutagogia é o talento quem decide o que e como estudar, na andragogia a sua função é definir apenas a forma como vai aprender. Isso porque, no segundo modelo ainda cabe ao professor selecionar os conteúdos que serão ensinados, atuando como orientador.
Quais são as vantagens da Heutagogia nos programas de desenvolvimento para jovens talentos?
São vários os benefícios da heutagogia em uma organização, principalmente, quando pensamos nos programas de desenvolvimento para jovens talentos. Afinal, além de simplificar o aprimoramento de hard skills e soft skills, o modelo de aprendizagem também favorece a própria capacidade de aprender.
Conheça, abaixo, outras vantagens da heutagogia nos programas de trainee e estágio!
Gestão de aprendizagem personalizada
Como vimos, a heutagogia oferece mais liberdade para o profissional. Assim, o jovem é responsável por definir os conteúdos a serem estudados, personalizando as tarefas conforme os seus interesses e necessidades.
Jornada de aprendizado flexível
Nesta abordagem de ensino, o talento pode estabelecer em quais dias e horários deseja se dedicar aos estudos. Dessa forma, considerando a rotina dos trainees e estagiários, a jornada poderá ser encaixada em um momento mais oportuno, sem gerar sobrecarga.
Mais motivação na busca por conhecimento
Outra vantagem interessante é a melhora na motivação. Como a trilha de aprendizagem é guiada pelos interesses do aluno, os seus níveis de satisfação e motivação aumentam, melhorando a qualidade das entregas.
Aprimoramento de habilidades subjetivas
Por fim, além de aprimorar as competências técnicas do profissional, a heutagogia também favorece as habilidades subjetivas, como gestão de tempo, organização e senso de responsabilidade.
Como aplicar a Heutagogia nas empresas?
Para que a heutagogia funcione no ambiente de trabalho, é necessário que a companhia adote uma cultura organizacional que favoreça o aprendizado contínuo. Para isso, a empresa pode elaborar ações que estimulem os funcionários na busca por conhecimentos.
Ademais, as trilhas de aprendizagem podem ser aplicadas dentro de uma plataforma de ensino, facilitando o progresso dos talentos e o acompanhamento da liderança. Isso porque, essas ferramentas costumam ter vários recursos, como a evolução de tarefas, definição de cronogramas, treinamentos e um painel com métricas e resultados.
Vale ressaltar que, assim como qualquer nova metodologia ou tecnologia, a heutagogia precisa ser implantada com calma e planejamento para alcançar os objetivos esperados. Tudo isso fará com que os profissionais se sintam motivados para adquirir e renovar suas habilidades e competências, contribuindo com o crescimento da organização.
Agora que você já sabe tudo o que é preciso sobre heutagogia, que tal aprender a planejar programas de desenvolvimento para o seu negócio? Para isso, basta conferir nosso e-book – “Trainee e Estágio: por que implementar um programa de desenvolvimento na sua empresa”. Espero que goste!