Feedforward: o que é e como aplicar na gestão de pessoas?
Uma empresa de sucesso deve olhar sempre adiante, criando uma cultura de foco no futuro. Para isso, pensar em desenvolvimento de carreira e em potencializar talentos é essencial — e é aí que o feedforward entra como estratégia para gestão de pessoas!
O conceito, criado pelo coach e líder executivo Marshall Goldsmith, tem como objetivo otimizar o processo de aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais. Assim, além de contribuir para a formação de profissionais mais completos e autônomos, favorece os resultados do negócio.
Continue a leitura deste artigo e entenda o que é feedforward, como ele funciona, quais são os seus benefícios e como implementá-lo nas empresas!
O que é feedforward?
Feedforward é um termo em inglês que pode ser traduzido como “alimentar adiante”, remetendo a uma percepção visionária sobre desenvolvimento de pessoas. No Brasil, está associado à expressão “olhar para frente”, sendo uma ferramenta para a construção de resultados no futuro.
Contudo, para que essa estratégia seja bem sucedida, é preciso que exista uma análise individual dos colaboradores da companhia. Dessa forma, será possível adaptar os mecanismos utilizados para cada pessoa, considerando seu perfil comportamental, estilo de aprendizagem e habilidades.
Afinal, aqui, o objetivo é olhar para o atual momento do profissional, entendendo quais são as suas expectativas no médio e no longo prazo e quais competências precisam ser desenvolvidas. Isto é, consiste em uma antecipação de necessidades e no investimento para o aprendizado contínuo.
Como funciona o feedforward?
Como vimos, o feedforward é uma ferramenta centrada nos funcionários de uma empresa e em seu desenvolvimento, atuando no aprimoramento de habilidades e competências. Na prática, consiste em promover alinhamentos com a liderança e/ou com a equipe, em busca de apoio mútuo e do estreitamento de laços.
Tal qual em uma troca de feedbacks, no feedforward deverá ser realizada uma avaliação do desempenho de cada talento, observando também o seu plano de carreira. Com isso, se terá um panorama realista de como guiar o aprendizado e quais habilidades interpessoais e técnicas priorizar.
Mais adiante neste artigo, veremos como implementar essa prática nas empresas e quais são os seus benefícios. Continue a leitura!
Qual a diferença entre feedback e feedforward?
Embora pareçam semelhantes, os termos ‘feedback’ e ‘feedforward’ caminham em direções quase opostas: enquanto o primeiro se refere ao passado, o segundo fala sobre o futuro. Isso fica mais evidente quando olhamos para as raízes de cada uma dessas ferramentas.
O feedback, ou o retorno sobre uma ação, observa acontecimentos recentes, falhas ou padrões para guiar um comentário positivo, negativo ou construtivo sobre a performance. Já o feedforward atua nas expectativas para o médio e longo prazo e no que deve ser aprimorado para alcançar esses objetivos.
Quais são os benefícios de aplicar o feedforward? Veja os 7 principais!
O feedforward traz diversos benefícios tanto para as empresas, quanto para os seus colaboradores. Veja os 7 principais a seguir!
- Melhora no desenvolvimento de talentos e na construção de planos de carreira.
- Melhora no clima e na satisfação das equipes.
- Acompanhamento próximo do comportamento organizacional.
- Diminuição no turnover (rotatividade de pessoal).
- Fortalecimento da marca e da cultura da empresa.
- Aumento no engajamento e na produtividade no trabalho.
- Favorece uma cultura colaborativa.
Como implementar o feedforward na gestão de pessoas?
1. Realize um mapeamento comportamental
Conhecer os talentos da sua companhia é o primeiro passo para qualquer ação estratégica — inclusive para elaborar projetos de desenvolvimento. Por isso, antes de aplicar o feedforward e torná-lo parte da cultura da sua empresa, busque identificar as potencialidades de cada profissional.
Isso pode ser realizado por meio de um mapeamento comportamental, em que o perfil e os padrões de cada pessoa são avaliados, bem como as suas competências e o estilo de aprendizagem.
2. Promova avaliações de desempenho
A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para analisar a performance e os resultados de um profissional ou equipe, a partir das necessidades do negócio.
Esse recurso pode ser um aliado do feedforward, uma vez que possibilita a realização de um diagnóstico corporativo preciso e a projeção de habilidades necessárias para o futuro. Assim, guia a construção de planos de ação e a atuação da liderança e do RH no processo de desenvolvimento.
3. Pratique a escuta ativa
O feedforward traz os colaboradores para o centro da estratégia. Então, ouvi-los e ter empatia com os seus desafios e as suas demandas é essencial, concorda?
Para isso, treinar os profissionais envolvidos no projeto para que consigam praticar a escuta ativa é fundamental! Com isso, as ações não serão vazias, trazendo a essência de cada indivíduo nas iniciativas propostas.
4. Faça uso do feedback
O feedback e o feedforward podem ser poderosos se usados em conjunto. Isso porque, com o feedback, o funcionário entenderá o que precisa aprimorar no presente; já com o feedforward, verá o que deve aperfeiçoar para o futuro.
Com o tempo, inclusive, o feedback poderá ser um retorno sobre as habilidades desenvolvidas a partir da análise do feedforward. Assim, haverá um ciclo de retroalimentação positivo para a evolução na carreira.
5. Incentive o autoconhecimento
Para identificar pontos de desenvolvimento, é preciso ter um conhecimento profundo sobre si mesmo, reconhecendo dificuldades, gatilhos e forças. Por esse motivo, empresas que valorizam seus talentos devem também guiar e incentivar o autoconhecimento.
Afinal, por meio do processo de autoanálise, uma pessoa é capaz de impulsionar em si aquilo que vê como mais relevante, bem como trabalhar o que pode ser um dificultador. Assim, se torna apta também a prever quais competências pode precisar aperfeiçoar no futuro e como ser mais reconhecida por seus feitos.
6. Foque no planejamento estratégico
O feedforward não pode ser uma prática isolada e, por isso, deve acompanhar o planejamento estratégico do negócio. Dessa forma, os colaboradores seguirão o ritmo da organização, aprimorando o que pode ser mais tático para as metas estabelecidas.
Além disso, quando há um objetivo compartilhado, os profissionais tendem a se engajar ainda mais com as ações propostas, beneficiando a si próprios e à empresa.
7. Invista em treinamento e desenvolvimento (T&D)
Por fim, para cumprir com o real objetivo do feedforward, invista em treinamento e desenvolvimento organizacional, por meio de cursos, palestras e workshops, por exemplo. Com isso, seus colaboradores terão o incentivo e os recursos necessários para aprimorar as competências e habilidades mapeadas, favorecendo o engajamento e a satisfação.
Chegamos ao final deste artigo e, aqui, você descobriu o que é o feedforward, como ele funciona e como implementar na sua empresa. Se quiser saber mais sobre o universo de Gente e Gestão e as principais novidades para RH, aproveite para nos seguir no LinkedIn. Lá, você receberá os melhores conteúdos todos os dias!