Desenvolvimento de Competências na prática: saiba como fazer
As pessoas são o principal ativo para o sucesso de um negócio. Afinal, é delas que parte toda a criatividade, estratégia e dedicação essenciais para a conquista de bons resultados. Por isso, investir no desenvolvimento de competências desses talentos pode ser um grande diferencial competitivo.
Por meio de ações direcionadas para o aprimoramento de aptidões técnicas e comportamentais, as empresas conseguem ir além. Isso porque, criar oportunidades de aprendizado para os talentos é construir também possibilidades para o futuro da companhia.
Para entender melhor o que é desenvolvimento de competências e como impulsioná-lo na sua equipe, continue conosco! Neste artigo, você encontrará tudo o que é preciso sobre o assunto. Boa leitura!
O que é desenvolvimento de competências?
O desenvolvimento de competências é um processo robusto e contínuo, que envolve o mapeamento de habilidades, a análise de perfil e o incentivo ao aprendizado.
Por ajudar a solucionar desafios e a potencializar talentos, é um pilar estratégico para o sucesso das iniciativas corporativas.
Esse estímulo ao aperfeiçoamento de habilidades e competências pode vir por meio de bonificações, plano de benefícios ou oferta de cursos, por exemplo.
Além de ser positivo para a empresa, que terá uma equipe ainda mais qualificada, esse processo é vantajoso para os colaboradores, que poderão se dedicar à própria evolução profissional.
Vale ressaltar que esse investimento em conhecimento pode ser necessário devido a diferentes necessidades.
Dentre elas, o retorno sobre uma entrega com falhas, a construção de planos de carreira ou uma nova demanda institucional.
Por que é importante desenvolver as competências dos talentos de uma empresa?
Como vimos, desenvolver as competências dos talentos de uma empresa pode ser uma ótima estratégia para construir equipes de sucesso e impulsionar resultados.
Na prática, podem ser percebidos diferentes benefícios, já que esse investimento:
- incentiva a valorização dos colaboradores;
- contribui para a efetividade das avaliações de desempenho;
- colabora para o aumento da satisfação e da produtividade no trabalho;
- melhora a retenção de talentos.
Como ajudar uma equipe no desenvolvimento de competências? Veja 7 boas práticas!
1. Analise o momento das equipes
O primeiro passo para apoiar o desenvolvimento da sua equipe é entender o momento em que ela se encontra, quais são as suas necessidades atuais e as expectativas para o futuro.
Além disso, faça um mapeamento de competências para conhecer quais aptidões já estão presentes no time, o seu nível de maturidade e como aprimorar o que for preciso.
2. Invista em projetos de treinamento e desenvolvimento
A partir dessa avaliação inicial, estruture um plano de ação estratégico focado em projetos de treinamento e desenvolvimento.
Dessa forma, os colaboradores da sua companhia terão diretrizes claras para o aprimoramento das competências, bem como os recursos necessários para o aprendizado.
3. Aposte na estratégia de feedforward
O feedforward é uma ferramenta focada no zelo pelo futuro. E, para tal, projeta quais habilidades podem ser necessárias no médio e longo prazo.
Assim, orienta o profissional em seu desenvolvimento de competências, para estarem sempre preparados para novos desafios e sigam um bom plano de carreira. Em troca, a empresa terá ganhos em resultados, qualidade e eficiência.
4. Estruture uma cultura de feedback
O diálogo aberto e transparente é um dos pilares para o desenvolvimento de competências. Por isso, contar com uma cultura de feedback pode ser um diferencial ao orientar e incentivar talentos.
Afinal, a prática deve acontecer sempre em tom construtivo, seja para apontar uma falha ou para elogiar uma entrega.
A partir de dados e fatos, quem oferece o feedback tem a chance de mostrar para quem o recebe qual é o melhor caminho a seguir.
5. Construa planos de carreira
Construir planos de carreira individuais e coletivos é uma excelente aposta para potencializar o desenvolvimento das competências de uma pessoa ou time. Isso porque, ele funciona como um guia para que cada colaborador identifique os seus pontos fortes e a melhorar para alcançar seus objetivos profissionais.
6. Use a tecnologia a favor dos talentos
Dentro do processo de desenvolvimento existe um espectro muito grande de habilidades a serem observadas, indo além dos fatores técnicos.
Por isso, conhecer o potencial dos talentos, suas principais características e o seu perfil comportamental podem ser fatores-chave para o sucesso.
E é aí que entra o uso da tecnologia no RH para favorecer o desenvolvimento de competências! Com as soluções certas, a gestão de pessoas consegue identificar as soft skills de um indivíduo, seus motivadores, estilo de aprendizagem e o cenário em que mais se destaca.
Com essas informações, é possível direcionar com mais efetividade os treinamentos a serem realizados e as etapas de carreira.
7. Acompanhe os avanços conquistados
Por fim, lembre-se de acompanhar periodicamente os avanços conquistados, observando o nível de maturidade de cada pessoa nas habilidades essenciais ao trabalho.
Para isso, podem ser avaliados alguns indicadores de desempenho específicos, bem como a performance do profissional.
Essa etapa é fundamental para entender quais projetos têm dado certo e o que pode ser melhorado. Além disso, ajuda a compreender quem são os talentos de alto desempenho e reconhecê-los por sua dedicação.
Como mapear o desenvolvimento de competências?
Para acompanhar o processo de desenvolvimento das competências de uma pessoa ou equipe é preciso ter três dados em mente: o ponto de partida, o progresso alcançado e a meta proposta.
Com isso, será mais fácil mapear a evolução do talento, bem como pontos de atenção nessa jornada.
Além disso, é possível mensurar o aprimoramento das habilidades as classificando por nível de maturidade, o que oferece um panorama mais claro sobre o profissional. Entenda!
Básico
Se encontrar no nível básico de uma competência significa ter conhecimentos iniciais sobre o assunto, mas ainda não conseguir colocar em prática sem o apoio de outra pessoa. É comum quando um profissional tem seus primeiros contatos com um tema, demanda ou projeto.
Médio
Já um colaborador de nível médio tem conhecimentos básicos sobre a área e consegue desenvolver demandas simples sozinho. Porém, tem dificuldades com novos desafios e precisa de suporte eventualmente.
Alto
O talento com alto nível de maturidade em uma competência tem conhecimentos mais aprofundados sobre o assunto e autonomia para realizar demandas. No geral, consegue solucionar desafios, mas pode buscar o apoio de alguém mais experiente.
Avançado
Por fim, no nível avançado estão os especialistas que já passaram por uma longa trajetória de desenvolvimento de competências e são referências naquela área do conhecimento. Embora possam continuar estudando e se adaptando às novidades que surgem com o tempo, já têm total domínio sobre o tema.
Para entender em que nível de maturidade um profissional está, é preciso observar a sua performance e evolução. Como vimos, o feedback pode ser uma ótima alternativa para isso.
Agora que você já sabe o que é desenvolvimento de competências e como apoiar a sua equipe nesse processo, que tal saber mais sobre essa ferramenta? Confira nosso Guia Completo do Feedback!