eNPS: saiba o que é, qual a importância e como calcular
Manter os funcionários comprometidos e engajados com a empresa é um dos maiores desafios do setor de RH, concorda? Por isso, existem alguns métodos e ferramentas que ajudam a gestão de pessoas a identificar o nível de engajamento dos profissionais. E uma dessas alternativas é o eNPS.
Essa metodologia tem como objetivo medir a “lealdade” dos talentos para com o negócio e, a partir disso, facilitar o entendimento em relação às suas experiências.
A partir desses resultados, as empresas podem desenvolver estratégias mais direcionadas para a satisfação e motivação interna. Afinal, colaboradores engajados são a chave para o sucesso de qualquer negócio.
Quer entender melhor o que é e como funciona o eNPS, qual a sua importância e como calculá-lo na sua empresa? Continue a leitura e saiba mais!
O que é eNPS?
O eNPS é a abreviação de Employee Net Promoter Score, uma importante métrica para mensurar o nível de satisfação e lealdade dos colaboradores para com a organização.
Essa pesquisa surgiu no Marketing e foi incorporada e adaptada pelo setor de Recursos Humanos, com o objetivo de compreender ainda mais os talentos.
Para isso, é avaliado o quanto o funcionário está engajado com a companhia em que atua a ponto de recomendá-la como um bom lugar para se trabalhar.
Além disso, busca-se entender a percepção em relação aos produtos e serviços oferecidos, os processos e as operações internos.
É importante lembrar que o eNPS não é a única maneira de medir a satisfação dos profissionais, mas pode ser considerada uma excelente escolha, já que é mais fácil de ser aplicada e, geralmente, traz bons retornos.
Qual a importância do eNPS para as organizações?
A metodologia oferece insights valiosos para a manutenção do capital humano, o que ajuda a fortalecer o employer branding, o clima organizacional e, consequentemente, as entregas e resultados.
Por meio dos dados, é possível criar ações para melhorar a experiência dos colaboradores, aumentando sua satisfação, motivação e engajamento no trabalho. Afinal, são as empresas que apresentam um alto índice de satisfação dos funcionários que mais crescem e se destacam no mercado.
É importante ressaltar que essa métrica também contribui para outros indicadores de RH relevantes, como produtividade e retenção.
Por ser um método simples e confiável, pode ser usado em diferentes períodos, como avaliar a probabilidade de os talentos falarem bem ou recomendarem os produtos e serviços da companhia para outras pessoas.
Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios do eNPS!
- Fácil de usar e aplicar.
- Confere agilidade aos processos de avaliação interna.
- Melhora o clima organizacional.
- Auxilia na tomada de decisão.
- Garante o anonimato.
- Reduz o turnover.
- Favorece o benchmarking.
Como o eNPS funciona na prática?
Em geral, o eNPS é composto por duas perguntas, sendo a primeira quantitativa, trazendo os resultados mensuráveis, e a segunda qualitativa, apresentando os pontos de melhoria. Por exemplo:
- Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa como um bom lugar para se trabalhar? (Pergunta fechada)
- O que motivou você a dar essa nota/resposta? (Pergunta aberta)
Desde que não perca o sentido, essas perguntas podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada negócio. Com base nessas notas, o profissional é classificado, como:
- detratores (nota 0-6): colaboradores insatisfeitos, que podem influenciar negativamente a equipe, a produtividade e a marca empregadora;
- neutros (nota 7-8): funcionários que não estão nem motivados, nem desmotivados. Isto é, que não fala mal da instituição, mas também não a recomenda;
- promotores (nota 9-10): profissionais leais à organização, que podem influenciar positivamente o engajamento dos outros colaboradores e fortalecer o employer branding.
Para garantir que o resultado da avaliação seja fiel ao sentimento do talento, é importante garantir o anonimato nas respostas.
Assim, o funcionário se sente mais confortável para responder e o RH consegue identificar as necessidades e propor soluções. Para saber como mensurar esses dados, continue a leitura!
Como calcular o eNPS?
Com as respostas na mão, é hora de calcular o eNPS. Para isso, é preciso subtrair a taxa percentual (%) de promotores pela taxa de detratores, multiplicando por 100 — as pessoas consideradas neutras não são incluídas no cálculo.
eNPS = (% Promotores – % Detratores) x 100
A média pode variar de -100 a + 100, sendo classificada por zonas de qualidade, que pode mudar de país para país. Confira, a seguir, a qualificação no Brasil:
- zona crítica: abaixo de +10.
- zona positiva: entre +10 e +50.
- zona excelente: acima de +50.
Quando o número do eNPS é positivo, principalmente acima de 50, significa que o nível de lealdade dos profissionais com a empresa é alto. Esse número fortalece o modelo de gestão e as condições de trabalho.
Por outro lado, quando o resultado é negativo ou próximo ao zero, quer dizer que a companhia precisa tomar decisões o mais rápido possível. Ou seja, elaborar um plano de ação estratégico, focado em melhorar o engajamento dos colaboradores.
Qual a diferença entre eNPS e NPS?
O eNPS é uma adaptação do NPS (Net Promoter Score), uma das métricas mais usadas no mundo corporativo. Embora esses conceitos estejam interligados, existe uma grande diferença entre eles: o objetivo da avaliação.
Enquanto o eNPS foca na análise dos colaboradores, o NPS busca mensurar a experiência do consumidor.
Como vimos, o primeiro permite que o setor de RH calcule o nível de lealdade dos funcionários para com a instituição. Isso contribui com a criação de planos de ações voltados para os talentos e para a qualidade das entregas.
Já o NPS tem como objetivo medir a satisfação do cliente em relação a um determinado negócio. Isto é, avaliar a probabilidade de um consumidor recomendar a organização para outras pessoas, bem como os seus produtos e serviços.
O que é perguntado nos eNPS de uma empresa de RH?
A avaliação de eNPS, quando usada de forma estratégica, pode ser um grande diferencial para a atuação da área de Gente e Gestão.
Por meio dela, é possível acrescentar algumas perguntas na qual os profissionais de RH consigam compreender mais a fundo a satisfação dos colaboradores e aplicar as soluções necessárias.
A seguir, conheça exemplos de perguntas que podem ser inseridas no eNPS de uma empresa de RH.
- Você se sente feliz trabalhando na nossa empresa?
- O que podemos fazer para sermos uma organização melhor?
- Como você se sente em relação às oportunidades de carreira e crescimento?
- Considerando o seu esforço, competências e experiência, você acredita que é remunerado de forma justa?
- Como você avalia a sua relação com o líder e/ou o time que trabalha?
- Seu líder dá feedbacks construtivos sobre o seu desempenho regularmente?
- Você recomendaria o nosso processo seletivo para um amigo ou familiar?
Como vimos, o eNPS é uma excelente métrica que oferece ao RH um entendimento mais significativo das percepções e dificuldades dos colaboradores.
Esse processo permite uma atuação mais humanizada e próxima a equipe, além de ser um grande propulsor da imagem da empresa no mercado.
Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe tudo o que é preciso sobre o eNPS! Se quiser receber os melhores conteúdos sobre Gente e Gestão, Recrutamento e Seleção e Tecnologia no RH, assine nossa newsletter.