Como construir relações de confiança no trabalho?
Confiar no próximo e ser confiável são aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer relação, seja pessoal ou profissional. Além disso, pessoas que acreditam e confiam no trabalho do outro conseguem construir elos saudáveis e mais produtivos. É por isso que estimular a confiança no trabalho é um dos segredos para o bom funcionamento de uma empresa.
As relações de confiança contribuem para o clima organizacional, para a união entre as equipes e para a conquista de melhores resultados. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil essa construção. E foi por isso que preparamos este artigo!
Para entender melhor o que é confiança no trabalho, porque incentivar esse valor no seu negócio e como construir relações de confiança nas equipes, continue a leitura.
Por que incentivar a confiança no trabalho?
Confiança é o sentimento de acreditar em algo ou alguém. É a base para relacionamentos de sucesso e para a pirâmide de organização de uma equipe. Podemos dizer que a confiança no trabalho é acreditar na sua própria capacidade, no potencial da equipe e no propósito da organização, criando conexões que geram excelentes resultados.
Quando as pessoas confiam umas nas outras — independentemente do cargo que ocupam — e acreditam nos valores da empresa, o ambiente e as relações profissionais se tornam mais saudáveis. No médio e longo prazo, esse sentimento contribui para a motivação e melhora na qualidade das entregas.
Como a confiança no trabalho fortalece relacionamentos e impulsiona resultados?
Como vimos, a confiança no trabalho faz parte de um negócio de alta performance. A partir dela, é possível construir um espaço mais cooperativo e aberto ao aprendizado, inovação, criatividade e troca de feedbacks.
Isso acontece porque os colaboradores se sentem mais seguros para dar opiniões e compartilhar ideias em relação aos processos e serviços da empresa.
Além disso, as relações de confiança geram um senso de pertencimento e favorecem o engajamento. Afinal, os profissionais compreendem que seus interesses e visões estão sendo levados em consideração, tornando-os mais satisfeitos e confiantes.
Para as lideranças, a confiança também ajuda no relacionamento com os liderados. Pois, assim, elas conseguem assumir o papel de exemplo, transmitindo o propósito e as expectativas da companhia. Da mesma forma, podem atuar como guia, impulsionando os talentos a darem o seu melhor.
Além do mais, a desconfiança pode prejudicar o trabalho em equipe e, ainda, prejudicar a saúde mental dos profissionais. Por isso, podemos dizer que a confiança no trabalho é fundamental para o sucesso do negócio, para a conexão entre talentos e empresa e, até mesmo, para o bem-estar do quadro de pessoal.
Quais os pilares da confiança no trabalho?
Antes de entender como podemos construir relações de confiança no trabalho é importante compreender os pilares que a fortalecem no dia a dia. Vamos lá?
1. Honestidade e coerência
Como você já sabe, confiar é acreditar. Para que uma pessoa confie na outra, é preciso ter coerência nas ações. Ou seja, transmitir credibilidade. Isso só é possível se as atitudes de cada pessoa em uma empresa estiverem de acordo com suas falas e crenças.
Quando os membros de uma equipe agem de forma consistente e demonstram integridade em suas decisões e comportamentos, eles estabelecem uma base sólida de confiança mútua. O mesmo vale para as lideranças da empresa.
2. Competências e habilidades técnicas
A confiança no trabalho também acontece quando as pessoas demonstram suas competências e habilidades para realizar suas funções. Afinal, ao contratar, a empresa acredita que o novo funcionário tem a capacidade necessária para executar suas atividades.
Por outro lado, é importante que o profissional não só confie e saiba realizar suas competências técnicas, mas também busque o aprendizado contínuo.
3. Empatia e clareza na comunicação
Ao ignorar o momento do colaborador, não se colocando no lugar dele, é natural que a relação de confiança fique estremecida. Afinal, a empatia também é uma base da confiança. Quando isso acontece, o profissional se sente seguro para expressar seus sentimentos e dificuldades para sua liderança.
Prezar por uma comunicação clara e aberta também é essencial. Isso significa ter a habilidade de expressar ideias e opiniões de forma honesta e respeitosa, assim como ouvir ativamente as contribuições dos outros. Uma comunicação eficaz contribui para evitar mal-entendidos, construir relacionamentos sólidos e promover a transparência no ambiente de trabalho.
4. Comprometimento com prazos e processos
A confiança no trabalho está atrelada às ações uns dos outros. Dessa forma, quando um funcionário demonstra comprometimento com suas tarefas, isto é, empenho ao realizá-las da melhor forma e no prazo combinado, ele desperta o sentimento de confiança em quem o observa. Assim, as pessoas passam a acreditar que podem contar com a sua entrega.
Como construir relações de confiança no trabalho?
As relações de confiança no ambiente corporativo não são estabelecidas de um dia para o outro, é preciso um trabalho contínuo para que elas sejam construídas de forma efetiva. Especialmente quando falamos de algo que precisa fazer parte da cultura de uma empresa, é preciso conhecer boas práticas e estratégias para criar ou potencializar esse ambiente.
Pensando nisso, separamos 7 dicas que vão ajudar o seu negócio a desenvolver confiança no trabalho. Veja a seguir!
1. Trabalhe a autoconfiança
Não tem como uma pessoa confiar em você, se você mesmo não confia, concorda? Por isso, trabalhar a autoconfiança e o autoconhecimento dos colaboradores é um passo importantíssimo nesse processo. Dessa forma, a companhia estimula a convicção de cada talento em seu próprio potencial, fazendo-o demonstrar mais segurança no trabalho e, com isso, criar vínculos confiáveis.
Além disso, a autoconfiança permite que o profissional desenvolva bem a sua função e assuma mais desafios, com foco e motivação.
2. Reforce a confiança na cultura da empresa
Os funcionários só vão entender a importância da confiança no trabalho se ela for praticada pela empresa e fizer parte da cultura organizacional. Por essa razão, crie estratégias e promova dinâmicas em grupos que reforcem esse valor e fomentem as relações de confiança entre os colaboradores.
3. Construa um ambiente colaborativo
Outra dica é desenvolver um ambiente colaborativo, afinal, a união dos funcionários é uma das bases da confiança no trabalho. Sabendo que podem contar uns com os outros, sejam líderes ou liderados, as relações tendem a ser construídas de forma saudável e confiável.
Quando os colaboradores têm a oportunidade de trabalhar em conjunto, compartilhar conhecimentos, experiências e ideias, eles se sentem valorizados e reconhecidos como parte de um time.
Além disso, a colaboração entre a equipe é fundamental para o alcance de melhores resultados — por meio da diversidade de pensamentos que pode levar a novas soluções.
4. Invista na comunicação transparente
A quebra de confiança no trabalho pode estar ligada às falhas na comunicação. Por isso, investir em uma comunicação aberta e transparente é um caminho para criar elos de confiança. Estimule os diálogos honestos e compartilhe com transparência todas as informações para os profissionais interessados.
5. Compartilhe as metas organizacionais
Outro passo importante é manter o quadro de pessoal sempre atualizado sobre as estratégias e metas do negócio, expressando o valor de cada um deles. Isso aumenta o senso de pertencimento, o engajamento dos funcionários e fortalece a conexão da equipe.
6. Aposte na flexibilidade
Com as constantes mudanças no mercado corporativo, apostar na flexibilidade também é crucial para fortalecer relações interpessoais no trabalho. Dessa forma, o colaborador acredita que a companhia confia na sua capacidade e entrega, mesmo diante das adaptações na rotina de trabalho.
7. Crie uma cultura de feedbacks
Por fim, reconheça os pontos fortes de cada talento e apresente os aspectos que podem ser melhorados de forma construtiva. Assim, é possível construir relações mais confiáveis, pois os funcionários se sentem valorizados e acreditam que o grupo pode o ajudar no desenvolvimento profissional.
É válido lembrar, neste ponto, que os feedbacks positivos ou negativos devem ser oferecidos tanto pelos líderes quanto pelos liderados.
Chegamos ao final do artigo e, como vimos, a confiança no trabalho é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Ela fortalece a conexão dos colaboradores com o negócio, lideranças e equipe, o que influencia em grandes resultados.
Quer saber como oferecer bons feedbacks para criar relações de confiança na sua organização? Aproveite a visita e confira também o nosso guia completo do feedback. Lá você confere dicas práticas para uma comunicação sincera e construtiva. Até a próxima!