Como utilizar a Análise de Dados no RH?
A sua empresa já investe no uso de dados no RH? A partir da coleta, análise e tratamento de dados, as organizações podem adaptar processos, de forma a tomar decisões ainda mais estratégicas. Tudo isso utilizando tecnologias e ferramentas de Gente e Gestão.
Essa tendência estratégica permite também acompanhar indicadores de performance e traçar planos de desenvolvimento, além de entender quando é preciso realizar mudanças corporativas.
Com isso, o uso de dados no RH contribui para que haja mais segurança, agilidade e precisão em diversos processos de gestão de pessoas.
Neste conteúdo, explicamos como e quando apostar na análise de dados no RH e quais as principais vantagens desse investimento. Continue a leitura e saiba mais!
People Analytics e uso de dados no RH
Uma das principais ferramentas de análise de dados no RH é o People Analytics. Essa metodologia permite a coleta e gestão de dados referentes a pessoas, que são recolhidos de variadas fontes e utilizados para mapeamento de perfil.
Dessa forma, os Softwares de People Analytics podem ser usados em vários projetos de Gente e Gestão. Um exemplo é o uso no recrutamento e seleção de pessoas, na etapa de triagem de currículos e na aplicação de modelos preditivos, por exemplo.
Outro uso de People Analytics está nos processos de desenvolvimento e de melhoria de clima organizacional. Isso porque ao tornar a tomada de decisão baseada em dados, é possível atrair talentos com mais precisão, suprir as necessidades da empresa e até melhorar a satisfação dos colaboradores.
Existem diferentes soluções de People Analytics que podem ser aplicadas nos processos de RH das empresas. Dentre as principais, estão aquelas de recrutamento inteligente e de análise preditiva. A seguir, entenda outras possibilidades e vantagens da análise de dados no RH!
Como utilizar dados para a gestão de talentos
Quando a empresa consegue combinar a coleta e tratamento de dados com a rotina corporativa, é possível revolucionar processos. Afinal, essa estratégia permite entender o comportamento dos profissionais em uma escala nunca antes vista.
A partir disso, consegue-se compreender também quais aspectos no local de trabalho tornam as pessoas mais satisfeitas, comprometidas, engajadas e autônomas. Isso, inclusive, auxilia na definição de um perfil ideal para cada função na organização.
Dessa forma, com a coleta, análise e tratamento de dados, torna-se viável traçar padrões, propor mudanças, avaliar fit cultural e definir perfis compatíveis com cada posição dentro da empresa.
Todas essas informações e oportunidades são fundamentais para realizar uma boa gestão de talentos. Isso porque os insumos podem ser utilizados em processos de seleção, planos de carreira e ações de sucessão.
Entenda como tomar decisões mais estratégicas no RH
A análise de dados no RH contribui de várias maneiras para melhorar a efetividade do setor, potencializando resultados. A seguir, você vai saber quais são as três principais áreas de Gente e Gestão que podem ser beneficiadas pelo uso de dados. Confira!
Recrutamento e seleção
As novidades em recrutamento e seleção de pessoas e as novas tecnologias para o setor transformaram a forma como o Recursos Humanos gerencia o processo de contratação.
Como resultado, tem-se mais agilidade e eficiência na avaliação e seleção de candidatos. Isso porque você pode inserir nas ferramentas as informações que precisa e analisar perfis e currículos disponíveis.
Existe também a possibilidade de realizar essas demandas de forma automatizada. Ou seja, a partir dos filtros selecionados, o próprio software já exclui ou evidencia candidatos.
Assim, identificar as pessoas que têm o perfil mais adequado para um cargo se torna mais fácil e rápido.
Motivação e retenção de talentos
Com a análise de dados, uma empresa pode fazer mais do que reconhecer a taxa de rotatividade ou de retenção de talentos. Ao observar o comportamento dos colaboradores e os indicadores de RH, você consegue determinar perfis com maior tendência de desligamento.
Esse tipo de insight permite que você compreenda o que faz com que profissionais permaneçam ou não na sua organização. Baseando-se nesses dados, você pode tomar decisões para melhorar a retenção, reduzir o turnover e aumentar o engajamento das equipes.
Desempenho do colaborador
A análise de dados oferece a você a oportunidade de identificar lacunas nas equipes e, com isso, trabalhar treinamentos mais certeiros.
Além disso, o uso de dados no RH permite acompanhar o desempenho dos colaboradores, auxiliando no planejamento de programas de desenvolvimento.
Ao investigar as informações por meio da análise de dados, você também pode identificar lacunas e a necessidade de novas contratações. Isso ajudará você a entender como envolver as equipes e melhorar a gestão de pessoas.
Veja 5 principais vantagens do uso de dados no RH
Como vimos, o uso de dados no RH pode trazer benefícios para o recrutamento e seleção, a retenção de talentos e o desempenho dos profissionais. Mas, além dos pontos já mencionados, há ainda diversas vantagens em apostar na análise de dados. Veja só!
1. Análise preditiva
A partir da coleta e análise de dados e do uso de softwares de Inteligência Artificial (I.A.), algumas ferramentas são capazes de realizar análises preditivas.
Com isso, são gerados relatórios apresentando o perfil comportamental, as competências e o potencial de cada profissional. Além disso, com esses insumos, é possível traçar modelos de previsão sobre atitudes, pensamentos e comportamentos em variadas situações.
Esse recurso pode transformar e otimizar muito os processos de recrutamento da sua empresa, identificando candidatos com fit cultural e grande potencial de performance.
2. Melhora na performance
Outra vantagem do uso de dados no RH é a tomada de decisões com mais segurança, baseadas em informações mais sólidas. Isso vale tanto para processos de recrutamento, quanto para ações de desenvolvimento profissional e de fortalecimento da cultura.
Com isso, é possível observar uma melhora na performance das equipes, que tem suas lacunas e forças melhor mapeadas e trabalhadas.
3. Promoção da cultura de dados
Quando o setor de Gente e Gestão adota uma cultura de decisões baseadas em dados, essa prática é disseminada por toda a empresa. Por isso, investir no uso de dados no RH é uma maneira de promover a cultura de dados nos diferentes setores da organização.
Isso contribuirá para uma maior assertividade, agilidade e eficiência em todas as áreas da empresa, que vão executar suas atividades de forma mais estratégica.
Mas lembre-se: é preciso que todas as ações estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para não ter problemas, viu? Se quiser saber como fazer isso, assista ao vídeo abaixo!
4. Assertividade nas decisões
Como já mencionamos algumas vezes ao longo deste artigo, a cultura de dados no RH traz mais insumos para as decisões do negócio. Com isso, um grande benefício percebido, além da segurança em si, é a agilidade nas escolhas.
Como consequência, há a redução de custos operacionais, menor retrabalho e melhores resultados nas tarefas desenvolvidas.
5. Investimento no futuro
Por fim, é importante ressaltar que o futuro é tecnológico e baseado em dados! Por isso, investir em plataformas e metodologias próprias para a análise de dados corporativos aproxima o setor de Gente e Gestão das empresas e o futuro do RH.
Entenda qual é o papel do RH na resolução de problemas
O setor de Recursos Humanos está muito ligado com a gestão de pessoas e dados nas empresas. Por essa razão, é também uma área responsável por solucionar diversas situações-problema no dia a dia do trabalho.
Esses desafios, contudo, podem ser facilmente resolvidos com o suporte da análise de dados e de ferramentas específicas. Caso contrário, alguns impactos negativos poderão ser percebidos, como:
- piora no clima organizacional;
- menor retenção de talentos (aumento do turnover);
- aumento da tensão entre colaboradores (e, consequente, diminuição da satisfação e do engajamento);
- diminuição na produtividade das equipes;
- desequilíbrio nas funções do RH;
- investimento pouco estratégico do capital humano nas áreas de Gente e Gestão.
Para evitar esse quadro na empresa, o RH deve, então, agir ativamente no gerenciamento de crises e na manutenção do clima, cultura e rotina internos.
Um bom primeiro passos nesses casos é investir na análise de indicadores, no acompanhamento de desempenho e no planejamento de novas estruturas e práticas para a organização.
Saiba como implementar a análise de dados na empresa
Agora você já conhece as principais vantagens do uso de dados no RH! Que tal conferir agora um passo a passo para já colocar em prática na sua empresa?
Comece formando um time de dados
Um dos primeiros passos para implementar a análise de dados no RH é criar uma equipe responsável por esse processo. Para isso, invista na diversidade de perfis e avalie quais são as habilidades necessárias para a função.
Além disso, tenha em mente aspectos como fit cultural e a complementariedade ou similaridade de perfis.
Outro ponto importante é promover cursos e capacitações para que o time entenda a fundo a LGPD, promovendo ações em conformidade com ela.
Tenha como foco os objetivos do negócio
Para implementar a análise de dados na estratégia da empresa, é fundamental ter como foco os objetivos do negócio. Isso servirá como guia para o entendimento do porquê e como realizar a mudança. Mais do que isso, irá evidenciar quais setores e demandas devem ser priorizados.
Elabore um plano de ação
Toda iniciativa de um negócio deve começar por um plano de ação bem estruturado. Principalmente aquelas que vão para além da teoria e afetam o aspecto prático do dia a dia.
Nesse sentido, o plano de ação será um guia para a definição de tarefas, objetivos e resultados esperados.
Invista na mudança cultural
A adaptação da cultura organizacional é parte importante da mudança de mentalidade na empresa. Afinal, é preciso que todos os colaboradores se sintam imersos e se identifiquem com as novas práticas do uso de dados no RH.
Defina como e por que os dados serão usados
Definir como e por que os dados serão usados é essencial para identificar quais tipos de plataformas devem ser adquiridas e como devem ser inseridas na rotina corporativa.
Para tal, observar os objetivos do negócio e se aprofundar na cultura da empresa é essencial!
Defina metas e expectativas de desempenho
A partir do entendimento sobre o uso de dados no RH, é interessante definir metas e expectativas de desempenho.
Para isso, é possível analisar indicadores e métricas do negócio, os motivos para a coleta e análise de dados e o que a empresa espera no médio e longo prazo.
Crie indicadores que façam sentido
Mais do que promover uma mudança cultural baseada em dados, é preciso analisar os resultados obtidos. Contudo, cada organização tem objetivos próprios e, por isso, o ideal é que sejam criados indicadores que façam sentido para o momento do negócio.
Dessa forma, serão avaliados aspectos que realmente impactam na rotina e resultados da empresa, tornando as ações mais objetivas.
Agende reuniões de resultados
Mensurar resultados e avaliar o impacto do uso de dados no RH é essencial. Afinal, como em qualquer ação corporativa, o foco deve ser no alcance de metas e no aprimoramento de demandas.
Por isso, além de acompanhar os indicadores criados, é importante realizar reuniões de resultados com as equipes. Assim, todos os colaboradores estarão por dentro das métricas do negócio, podendo comemorar conquistas e planejar mudanças necessárias.
Invista nas plataformas certas
Além de todo o esforço, estratégia e capital humano investidos no processo de implementação de dados no RH, é preciso apostar nas plataformas certas.
Com a definição do porquê e como utilizar ferramentas de RH, será mais fácil investir nas soluções adequadas. Dessa forma, o armazenamento e tratamento de dados será mais seguro, além de existir a possibilidade de automatizar processos.
Mudança de mindset no setor de RH
As práticas de Gente e Gestão vem sendo aprimoradas nos últimos anos e, para acompanhar o futuro, devem, cada vez mais, perpassar o uso de soluções tecnológicas.
Usar softwares de gerenciamento de dados é apenas o primeiro passo para as decisões estratégicas dentro do RH. É preciso criar uma cultura analítica junto aos profissionais da área e as lideranças da empresa.
Nesse sentido, é necessário apostar em capacitações e treinamentos para reforçar a mudança de mindset entre esses profissionais. Afinal, só com uma nova mentalidade, a análise de dados será realmente eficiente, trazendo os resultados esperados pela organização.
Como vimos, o uso de dados no RH pode ser positiva para diversos processos de Gente e Gestão, apresentando várias vantagens para as empresas. E, neste processo, é fundamental apostar no uso de tecnologias e soluções inovadoras.
Se quiser saber mais sobre o assunto, que tal aproveitar sua visita ao blog para conferir o artigo “Tecnologia no RH: quais os benefícios e a importância para o setor?”? Esperamos que goste!