ROI: aprenda a mensurar resultados do RH da sua empresa!
Para estruturar um RH estratégico dentro das organizações é preciso acompanhar seus indicadores e mensurar periodicamente os resultados alcançados. O ROI, que é a sigla para Return On Investment, ou em tradução literal Retorno Sobre Investimento, pode ser a ferramenta ideal para isso.
O método, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de calcular a porcentagem de retorno sobre uma determinada aplicação financeira. Isto é, os lucros, as melhorias e as vantagens obtidos a partir de um curso, aquisição ou mudança.
Assim, o ROI colabora para otimizar os recursos direcionados para qualquer setor, inclusive o de Recursos Humanos. Afinal, contribui para a redução de custos e riscos, impactando em tomadas de decisão mais estratégicas.
Continue a leitura e saiba tudo o que é preciso sobre o ROI e a importância de mensurar os resultados do RH da sua empresa. Neste artigo, você entenderá:
- O que é ROI?
- Como fazer o cálculo do Retorno Sobre Investimento (ROI)?
- Qual é a importância do ROI para mensurar resultados no RH?
- Como mensurar resultados e avaliar o retorno em treinamento e desenvolvimento?
- Como avaliar as métricas após o cálculo do ROI em RH?
- Como criar relatórios e interpretar o retorno sobre investimentos?
O que é ROI?
ROI é a abreviação para Retorno Sobre Investimento, uma importante métrica para as empresas. Ele permite compreender a relação entre o recurso empregado (ou o dinheiro investido) em uma ação e o que foi efetivamente visto como resultado.
Assim, ao realizar esse cálculo é possível verificar se uma nova ferramenta, curso ou campanha cumpriu com as expectativas. Ou seja, se tendeu ao lucro, à estabilidade ou ao prejuízo.
Esse acompanhamento possibilitará à companhia entender em quais iniciativas apostar, o que tem dado certo e o que pode não ser tão estratégico. Veja, em seguida, como calcular o ROI de uma atividade ou área!
Como fazer o cálculo do Retorno Sobre Investimento (ROI)?
O primeiro passo para calcular o ROI é criar métricas que sejam aceitas por todos os departamentos. Além disso, é importante considerar todos os benefícios indiretos e intangíveis trazidos por projeto.
Em seguida, basta seguir a fórmula:
ROI = (receita gerada – custo do investimento) / custo do investimento
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo prático? Suponha que o RH da sua empresa tenha comprado um treinamento por R$4 mil. Ao final do mês, com as habilidades e competências adquiridas, houve um retorno de R$16 mil, além da redução de R$6 mil em custos operacionais. Isso revela um aumento de R$22 mil na receita.
Na fórmula, teríamos o seguinte:
ROI = (22.000 – 4.000) / 4.000
ROI = 4,5 ou 450%
Um ótimo retorno, não acha? Mas lembre-se de que, para avaliar a relevância desse número, é necessário definir um indicador de desempenho a ser observado. Assim, você terá outros parâmetros para além do lucro, por exemplo.
Como aplicar esse cálculo no RH?
Para o setor de RH, o ROI deve ser calculado em 4 passos, veja!
- Mensure um benefício recebido.
- Subtraia dele o total aplicado.
- Divida o resultado pelo investimento.
- Multiplique o valor final por cem.
Esse processo pode ser aplicado em qualquer iniciativa do departamento, principalmente aquelas que contribuem para o sucesso da área de Gente e Gestão. Isso porque, além de se tratar de investimentos estratégicos, seu retorno será um potencializador de todo o sucesso do negócio.
Qual é a importância do ROI para mensurar resultados no RH?
Criar mecanismos para medir resultados e garantir uma boa gestão de processos é essencial para conseguir espaço no plano orçamentário empresarial. Por isso, o RH, assim como os demais departamentos, deve se manter atento para conquistar o capital necessário para manter um bom funcionamento.
Em linhas gerais, isso significa provar que suas atividades trazem retorno para a organização, aumentando seu lucro e produtividade. É por essa razão que o ROI é uma excelente ferramenta para mensurar os resultados do RH!
Afinal, além de índices, ele também fornece uma justificativa aos gestores sobre os investimentos feitos em prol dos talentos da companhia.
Lembre-se de que, no RH, é importante medir, além dos benefícios diretos, aspectos mais abstratos. Dentre eles, as ações de treinamento e desenvolvimento organizacional.
Como tudo isso impacta o RH?
A Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos EUA (SHRM) publicou estudos com empresas que utilizam o ROI em seus processos. Para tal, foram aplicadas avaliações nas áreas de aprendizagem, desenvolvimento e mudança, seleção, integração e retenção de talentos.
Além disso, foram avaliados sistemas de recompensa, remuneração e gestão de desempenho. Como também, relacionamento entre colaboradores, engajamento, segurança, saúde e bem-estar.
As empresas que calculam o ROI nesses tipos de atividade estão conquistando bons retornos. Isso porque a mensuração dos resultados ajuda na obtenção de investimentos e amplia o comprometimento das organizações com o setor de RH.
Como mensurar resultados e avaliar o retorno em treinamento e desenvolvimento?
Quanto mais alinhadas as ações de treinamento e desenvolvimento com os resultados da organização, mais relevante se torna o setor de Recursos Humanos.
Afinal, um fator muito importante para a negociação interna de investimentos é a reputação de uma área e de seus profissionais. Então, sendo comprovado que essas iniciativas trazem um retorno significativo para a empresa, o setor de RH ganha autoridade para seus projetos.
Ademais, o RH, por meio da mensuração de resultados, está assumindo uma nova posição. Agora, ele é um impulsionador de negócios, não mais uma área onerosa para as companhias.
Como avaliar as métricas após o cálculo do ROI em RH?
Para compreender com mais profundidade o cálculo de ROI em RH, é interessante ter como base as considerações de Jack Phillips, presidente do ROI Institute. Ele acredita que existem 5 níveis a serem observados e que são guias de uma boa aplicação desse cálculo.
Segundo Phillips, para cada projeto de Recursos Humanos, é analisada a reação a ele (nível 1: reação). O segundo passo é considerar o aprendizado que foi preciso para o projeto acontecer (nível 2: aprendizado).
Em seguida, é necessário medir a forma como os funcionários desenvolveram o programa (nível 3: aplicação e execução).
Viabilizando a realização, surge o impacto nos negócios da organização (nível 4: impacto). Para finalizar, é calculado o ROI, transformando as medidas em capital (nível 5: ROI).
Uma curiosidade é que esse método é o mesmo utilizado por gerentes da área financeira para fazer o cálculo de ROI nas finanças das empresas.
Como criar relatórios e interpretar o retorno sobre investimentos?
Para interpretar os resultados do cálculo de ROI e divulgá-los para as partes interessadas, é fundamental construir um relatório completo e objetivo. Para isso, siga esses 5 passos!
- Defina quem vai ler o material e adeque a linguagem.
- Entenda os objetivos da apresentação e como ela vai impactar a empresa.
- Estabeleça uma periodicidade para a coleta e análise de dados.
- Construa um template base, que será padrão para os relatórios.
- Anote feedbacks e otimize, cada vez mais, as suas entregas.
Ter em mãos um relatório de ROI será um grande diferencial na interpretação dos dados obtidos, além de servir como registro da evolução de cada projeto. Por isso, tenha o cuidado de documentar todas as informações sobre a área, as ações desenvolvidas e seus resultados.
Se quiser saber como isso pode impulsionar o sucesso do seu negócio na prática, leia também nosso artigo sobre planejamento estratégico! Nele, você entenderá como criar diretrizes para a sua companhia e guiá-la rumo à sua melhor performance.