Processos seletivos: confira 6 dicas essenciais para ter assertividade nas contratações
Ter sucesso durante a contratação de um novo talento para a sua a equipe é o grande objetivo de gestores e empresas. Mas, como sabemos, recrutar profissionais qualificados e com fit cultural não é uma tarefa simples. Por isso, é necessário ter um planejamento estratégico e assertividade nos processos seletivos.
Afinal, realizar projetos de recrutamento e seleção demanda investimentos financeiros e de pessoal, movimentando recursos e equipes para o sucesso na contratação. Além disso, promover um bom processo seletivo que atraia os melhores talentos pode contribuir para a melhora de diversas ações e resultados corporativos.
Neste artigo, você irá entender melhor porque investir em um recrutamento estratégico e quais as consequências de contratações pouco assertivas. Além disso, trouxemos também 6 dicas práticas para o sucesso em processos seletivos. Continue a leitura e saiba mais!
Saiba porque investir em processos seletivos estratégicos
Realizar bons processos de seleção é fundamental para formar equipes de alta performance, que conquistam resultados estratégicos para o negócio.
Isso porque ao contratar pessoas qualificadas para a sua função, compatíveis entre si, com fit cultural e propósito alinhado ao da empresa, é possível perceber inúmeros benefícios. Dentre eles, o aumento em satisfação, motivação e engajamento, bem como em criatividade, produtividade e inovação.
Outro ponto positivo de investir em processos seletivos bem planejados e executados está na otimização de tempo e recursos com a seleção e o onboarding. Assim, com o uso das metodologias adequadas, tecnologias de Gente e Gestão e suporte de equipes com expertise em recrutamento e seleção, é possível contratar de forma mais ágil e assertiva.
Conheças as principais consequências da baixa assertividade nas contratações
Alto índice de turnover
É comum que a falta de assertividade em processos seletivos ocasione na contratação de pessoas pouco aderentes ao perfil da vaga ou que não estão alinhadas com os valores, a cultura e o propósito da empresa.
Isso resulta em um aumento das taxas de turnover. Ou seja, traz como consequência o crescimento da rotatividade de pessoal em determinado cargo, setor ou até mesmo na organização como um todo.
Essa rotatividade prejudica a produtividade das equipes e gera custos operacionais e jurídicos com a realização de novos processos seletivos, desligamentos e contratações.
Aumento de custos
O aumento de custos é a segunda principal consequência da baixa assertividade nas contratações. Afinal, não são poucos os encargos jurídicos envolvidos no desligamento de um colaborador e na contratação de uma nova pessoa para a função.
Além disso, existem prejuízos associados à queda na produtividade gerada por contratações pouco acertadas e pelas mudanças de time. Outro ponto de atenção é o tempo, energia e esforço envolvidos na atividade das equipes de RH responsáveis pelo recrutamento, seleção e desenvolvimento desses profissionais.
Comprometimento da imagem da empresa
Cada vez mais, é importante para as empresas manter uma boa imagem sobre sua cultura, rotina, valores e resultados. Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e com ofertas ainda mais competitivas de mercado.
Por esse motivo, manter uma boa imagem da marca é fundamental como argumento de venda e como estratégia de atração, pensando no employer branding. Para isso, é preciso considerar o que a organização veicula para seu público interno e externo, tanto em informações quanto em experiência corporativa.
Em função disso, as pessoas recrutadoras, hoje, buscam mais do que habilidades técnicas: priorizam pessoas com verdadeiro fit cultural e competências comportamentais bem desenvolvidas. Afinal, quanto mais compatível uma pessoa for com a sua empresa, maior é a chance de que propague uma boa imagem da marca.
Mais do que isso, quando um processo seletivo desconsidera esses aspectos, existe uma grande possibilidade de acontecer atritos entre equipes, piora no clima organizacional, comentários negativos sobre a empresa para o público externo e o aumento no número de desligamentos.
Isso irá prejudicar a imagem da marca, sua confiabilidade e o desejo das pessoas de se relacionarem com seus produtos e serviços.
Agora que você já entende a importância de planejar e executar bons processos seletivos, que tal conferir algumas dicas para obter os melhores resultados no recrutamento e seleção da sua empresa?
6 dicas para alcançar assertividade em processos seletivos
1. Entenda de forma detalhada a vaga oferecida
Ao abrir uma nova vaga, a empresa espera solucionar algum gargalo operacional e/ ou estratégico, certo? Por isso, antes de realizar a divulgação da oportunidade e investir em estratégias de atração, é preciso entender a fundo o perfil da vaga.
Para isso, estude as necessidades do setor, as funções a serem desempenhadas e quais são as habilidades e competências desejadas em um candidato. Além disso, avalie a proposta da organização em relação a benefícios, modelo de trabalho e cultura.
Para esse entendimento, uma boa dica é conversar com a pessoa responsável pela abertura da vaga, buscando compreender todas as suas expectativas e detalhes a observar na seleção.
Assim, será possível construir uma boa descrição da oportunidade, bem como definir um perfil de candidato ideal junto à liderança da equipe. Ter essas informações bem definidas será importante para ter assertividade ao planejar as etapas do processo seletivo.
2. Faça o planejamento de todo processo seletivo
É preciso planejar todo o processo de seleção de forma estratégica, dinâmica e objetiva. Para isso, alguns pontos devem ser observados, como o número de etapas, quantidade de pessoas recrutadas, formas de avaliação e prazo de fechamento da vaga.
Estabelecer quais metodologias e ferramentas serão utilizadas, o prazo para a conclusão de cada fase e quais serão as etapas da seleção é um bom começo. Todas essas informações servirão de base para que as equipes de R&S, junto à gestão, construam um processo seletivo realmente eficiente.
3. Anuncie a vaga corretamente
Na hora de divulgar a vaga é preciso evidenciar todas as informações essenciais sobre a função a ser preenchida, como cargo, local de trabalho, requisitos necessários e habilidades desejáveis.
Além disso, é necessário definir uma estratégia de atração clara e direcionada para o perfil profissional procurado. Para isso, é interessante observar se é um caso de hunting ou search, se a divulgação será mais efetiva nas redes sociais ou nas ruas e qual linguagem utilizar, por exemplo.
Afinal, esse anúncio será o primeiro contato entre o profissional e a organização. Então, quanto maior o número de informações importantes e mais detalhes sobre a posição, a equipe e a empresa, maior será a assertividade na atração e, portanto, na seleção.
4. Tenha cuidado com a triagem de currículos
Essa é uma etapa de suma importância para o sucesso de um processo seletivo. Isso porque, após todas as definições iniciais e estratégias de recrutamento, vários candidatos foram alcançados. E esta é a primeira fase para a escolha de quais são verdadeiramente aderentes aos pré-requisitos estabelecidos.
Por essa razão, a triagem de currículos deve ser feita de forma minuciosa, buscando o match entre o candidato e a empresa. Nesse momento, é importante levar adiante apenas os profissionais que apresentam as características necessárias para a vaga.
Além disso, algumas informações como geolocalização e experiências prévias devem ser observadas nessa etapa, a fim de garantir uma seleção mais certeira.
Para facilitar esse processo, existem ferramentas de recrutamento inteligente, que realizam tarefas de forma automatizada e com base na análise e cruzamento de dados. Assim, a partir das informações fornecidas pelo talento e a descrição da vaga, a tecnologia é capaz de mapear pontos de congruência e de divergência.
5. Elabore entrevistas eficientes
O objetivo das entrevistas é conhecer melhor o candidato, como ele pensa e se comporta. Por isso, é fundamental estabelecer um roteiro de perguntas compatível com a rotina de trabalho e a cultura da equipe.
Evite questões óbvias, que podem ser respondidas de forma simplista ou que já fazem parte dos manuais de entrevista padrão. Pense em questões que permitam ao profissional expor suas experiências prévias, características comportamentais, raciocínio lógico, conhecimento sobre a sua empresa e compatibilidade de propósitos.
Afinal, as entrevistas servem para avaliar conhecimentos, traços de personalidade e objetivos de vida do candidato. Então, é preciso usar a criatividade para observar o potencial de performance daquele profissional e como ele se encaixa nos objetivos de negócio.
6. Use testes e provas técnicas
Testes e provas técnicas são excelentes ferramentas para avaliar as hard skills do candidato e garantir a assertividade em processos seletivos. Isso porque, com essas avaliações, é possível perceber o nível de domínio daquele profissional sobre determinado assunto, área do conhecimento ou plataforma.
Para esses testes, o indicado é desenvolver, em parceria com a liderança da área, um roteiro que possibilite ao talento mostrar na prática como iria desempenhar algumas atividades do dia a dia do setor.
Por exemplo, é possível solicitar a um profissional de automação de marketing que desenvolva um fluxo de nutrição para avaliar seus conhecimentos. Ou pedir a um candidato à vaga no setor comercial que demonstre como realiza abordagens com possíveis clientes.
Bônus: entenda como a tecnologia pode revolucionar os processos seletivos da sua empresa
A tecnologia se faz presente em demandas de diversos segmentos e setores, otimizando processos e auxiliando na tomada de decisões baseadas em dados. E, pensando no universo de Gente e Gestão, existem soluções que podem transformar os processos seletivos da sua empresa, trazendo mais agilidade e eficiência.
Essas ferramentas podem ser utilizadas desde a atração de candidatos até em projetos de desenvolvimento profissional, auxiliando a liderança e o RH na gestão de pessoas.
Afinal, a partir da coleta e análise de dados, do armazenamento de informações, de mapeamentos preditivos e do uso de plataformas de gerenciamento de processos, obter os melhores resultados se torna muito mais fácil, não é mesmo?
Então, se quiser saber mais sobre como a tecnologia no RH pode ajudar a sua empresa a ter mais assertividade em processos seletivos e de desenvolvimento, não pare por aqui! Que tal aproveitar a sua visita ao blog para entender melhor quais são as vantagens de usar tecnologia na gestão de pessoas?