Autonomia no trabalho é positivo para a empresa? Entenda!
Como deixar talentos mais confortáveis no ambiente profissional e, ao mesmo tempo, melhorar as entregas da sua empresa? Promover a autonomia no trabalho pode ser a resposta para isso!
Quando os colaboradores se sentem independentes, eles tendem a se engajar mais com o que fazem e a sentir maior realização no espaço laboral. Naturalmente, o engajamento acelera o alcance de metas e impulsiona os resultados que eles trazem para o negócio.
Neste artigo, esperamos explicar tudo o que você precisa saber para despertar a autonomia no trabalho nos talentos da sua empresa. Continue a leitura!
O que a autonomia no trabalho representa?
A autonomia no trabalho é a capacidade de encontrar mais liberdade e proatividade no cotidiano profissional. Isso significa assumir responsabilidades e decisões de um cargo sem a necessidade de supervisão ou microgerenciamento.
Essa habilidade pode ser percebida naqueles colaboradores que se destacam em tomar iniciativas, encontrar soluções inovadoras e gerenciar projetos nas equipes.
No entanto, alguns gestores ainda acreditam que a autonomia no trabalho é um risco para a entrega dos times, mas isso é uma ideia equivocada.
Segundo a Amcham Brasil, a autonomia no trabalho incentiva a satisfação dos funcionários. Isso, por sua vez, fortalece o employer branding e aumenta a produtividade dos profissionais — que quanto mais felizes na empresa, mais se empenham em seus afazeres.
A autonomia no trabalho é positiva para os negócios?
Uma equipe que tem autonomia pode levar impactos positivos para a empresa. A seguir, confira alguns deles.
Fortalece o senso de responsabilidade
Com independência em suas atribuições, talentos desenvolvem mais consciência do impacto que trazem para os resultados da empresa.
Por isso, com autonomia no trabalho eles fortalecem o senso de autorresponsabilidade e demonstram ainda mais comprometimento com a posição que ocupam.
Melhora o desempenho
Colaboradores satisfeitos e envolvidos fazem o que está ao seu alcance para apresentar boas entregas, concorda?
Por isso, a autonomia no trabalho também é benéfica para o desempenho individual e coletivo.
Com mais liberdade nas suas tarefas, profissionais se sentem mais confortáveis no ambiente de trabalho e engajados com suas atividades diárias.
Atrai talentos para a sua organização
Como vimos, com autonomia no trabalho os funcionários se sentem mais realizados.
Isso fortalece a imagem pública da marca e torna as oportunidades oferecidas pela empresa mais atrativas.
Consequentemente, a atração e seleção de novos colaboradores ocorrem de maneira mais ágil e estratégica, despertando o interesse de candidatos em potencial.
Como despertar autonomia no trabalho?
Agora que você já conhece os benefícios da autonomia no trabalho para a sua empresa, é hora de colocá-la em prática!
1. Divida o seu objetivo em etapas
O primeiro passo é entender quais ações precisam ser realizadas, refletindo sobre o perfil dos profissionais da sua equipe.
Para isso, pense sobre o que pode representar maior liberdade na empresa para seus colaboradores, considerando a individualidade de cada time.
Esse entendimento pode ser obtido por meio dos programas de desenvolvimento de carreira e mentorias reversas, por exemplo.
Com suas conclusões feitas, divida a meta de tornar os colaboradores da sua organização mais independentes em atividades menores, como os exemplos mencionados.
Isso vai facilitar a qualidade das iniciativas que serão feitas e o acompanhamento dos processos.
2. Faça um planejamento claro
Após o mapeamento dessas ações, é importante planejar como e quando as etapas serão realizadas.
Sendo assim, distribua os passos que considerar relevantes em um cronograma e defina as pessoas responsáveis e envolvidas em cada um deles.
Além disso, é relevante pontuar os custos que serão utilizados para evitar imprevistos no processo. Um bom plano orçamentário é muito estratégico para esse momento.
3. Preze pelo equilíbrio nas relações
Além das etapas anteriores, prezar pela autonomia dos funcionários no dia a dia é fundamental.
Para isso, é interessante evitar autoritarismo no ambiente profissional, garantindo espaço para que colaboradores continuem com independência em suas atribuições.
Mas isso não quer dizer deixar a liderança de lado!
Busque sempre o equilíbrio na relação com os colaboradores, supervisionando o andamento das equipes, ao mesmo tempo em que se oferece liberdade para que eles possam se dedicar às entregas de maneira autônoma.
4. Inspire confiança
A palavra-chave para se ter times autônomos é confiança!
É essencial inspirar colaboradores a desenvolverem mais autonomia, demonstrando no cotidiano que se confia na capacidade de cada um. Essa postura empodera os funcionários e os incentiva a ter mais segurança em cada entrega.
Como resultado, profissionais se sentem mais autoconfiantes para tomar decisões, otimizando processos e alavancando o desempenho.
Agora que você já sabe o que a autonomia no trabalho representa e como despertá-la nos funcionários, o que acha de conhecer outras estratégias de Gente e Gestão? Siga o perfil da Selpe no LinkedIn e confira nossas publicações por lá. Até mais!