Capital intelectual nas empresas: como desenvolvê-lo?
O conceito de capital intelectual tem sido, cada vez mais, difundido nas organizações e valorizado pelas lideranças. Isso porque, ao reconhecer o potencial de aprendizado dos talentos, impulsiona-se também seu desempenho e performance, o que favorece os resultados da instituição.
Ademais, empresas que acreditam em seus colaboradores e gerenciam suas potencialidades estão mais propensas a construir equipes de sucesso. Afinal, conhecimento nunca é demais, concorda?
Continue a leitura e entenda o que é o capital intelectual, como gerenciá-lo e como ele pode ajudar o seu negócio a elevar o seu diferencial competitivo no mercado. Vamos lá?
O que é capital intelectual?
O capital intelectual de uma empresa é composto pelo conjunto de conhecimentos, raciocínio, criatividade, habilidades e competências de seus funcionários. Além disso, é construído a partir da sabedoria coletiva e da boa gestão da informação ao longo dos anos e entre os diferentes setores, bem como do incentivo ao desenvolvimento.
Dessa forma, constitui um recurso intangível, que perpassa o conceito de propriedade intelectual e é inerente à organização, sendo absorvido por seus talentos. Assim, favorece desde a gestão de pessoas até a capacidade de promover a inovação e de se relacionar com clientes e stakeholders.
Em resumo, o capital intelectual se traduz em ações, ideias e soluções que vão contribuir para o dia a dia de trabalho, a produtividade dos setores e a conquista de bons resultados.
Em linhas gerais, pode-se dizer que ele deriva de três pilares principais:
- capital humano: são as pessoas que fazem parte do negócio, considerando seus conhecimentos, talentos e experiências anteriores. Ele pode ser potencializado a partir de ações de treinamento e desenvolvimento;
- capital estrutural: são as ferramentas, processos e tecnologias utilizados na empresa. Além disso, contempla a missão, visão e valores da companhia, sua cultura e seu potencial transformador;
- capital relacional: consiste na essência que guia os relacionamentos internos e externos do negócio. Assim, impacta colaboradores, clientes, fornecedores, stakeholders e admiradores da marca.
Quais elementos podem ser entendidos como capital intelectual?
Como vimos, o capital intelectual de uma empresa é robusto e de grande complexidade, já que engloba diversos aspectos da vivência corporativa. Veja, abaixo, alguns de seus elementos!
- Cultura organizacional e propósito do negócio.
- Hard e soft skills individuais e coletivas.
- Organograma empresarial e processos realizados.
- Cursos, palestras, mentorias e incentivos ao aprendizado.
- Gestão de RH.
- Produtos desenvolvidos e o escopo de serviços.
- Patentes e direitos sobre recursos e projetos.
- Estudos e pesquisas feitas.
Por que investir no capital intelectual dos colaboradores de empresa?
Investir no capital intelectual dos colaboradores é criar meios para que aprimorem suas competências e adquiram novos conhecimentos. E isso pode ser muito estratégico para o negócio! Afinal, toda a inteligência e as habilidades de suas equipes se transformam em resultados corporativos, em uma tendência de constante melhoria.
Outro ponto fundamental é que, além da sabedoria armazenada pelos times, a busca contínua por aprendizado favorece o alcance de metas e a inovação. Mas não para por aí! Como você já deve imaginar, essa valorização contribui também para a gestão de pessoas, o clima organizacional, a eficiência nos processos e a retenção de talentos.
Como gerenciar e desenvolver esse ativo nas empresas? Confira 9 ações!
Desenvolver o capital intelectual nas empresas perpassa aspectos que vão muito além da oferta de cursos e treinamentos. Veja, abaixo, 9 iniciativas!
- Faça o mapeamento do perfil comportamental dos profissionais e busque criar equipes compatíveis entre si e com fit cultural, que vão trabalhar em conjunto para alcançar sua melhor versão.
- Contrate pessoas com as aptidões necessárias para preencher lacunas na empresa. Assim, elas poderão também treinar outros funcionários.
- Trabalhe o employer branding e se torne uma marca atrativa para grandes talentos.
- Busque otimizar sempre recursos e processos, aumentando a eficiência e promovendo uma gestão de qualidade.
- Crie uma estrutura de recompensas para projetos inovadores e pesquisas realizadas.
- Ofereça benefícios que oportunizem o estudo e a especialização do seu quadro de pessoal.
- Invista em uma estratégia de gestão do conhecimento, como uma plataforma de cursos internos ou uma pasta compartilhada com insights sobre assuntos variados.
- Permita que o aprendizado se torne aplicável. Para tal, aposte no intraempreendedorismo ou em competições internas para criação de novas soluções.
- Ouça seus funcionários e use seus feedbacks para aprimorar as iniciativas já propostas.
Bom, de pouco adianta criar soluções de desenvolvimento se o processo não for acompanhado de perto, concorda? Continue a leitura e saiba como medir o capital intelectual de uma equipe!
Como mensurar o capital intelectual?
O capital intelectual é intangível, uma vez que ele é fruto dos conhecimentos, aptidões e potencialidades de cada pessoa do grupo, sendo algo vivo e em constante evolução.
Contudo, ele pode ser medido indiretamente por meio de diferentes ferramentas usadas, principalmente, pelos departamentos de Recursos Humanos, financeiro e de experiência do cliente. Dentre esses métodos de análise, cabe destacar:
- indicadores de desempenho e performance;
- pesquisa de clima organizacional;
- balanço financeiro;
- NPS;
- índice de participação em cursos e treinamentos;
- tempo médio de promoção dos talentos;
- método Balanced Scorecard.
Agora que você já sabe o que é capital intelectual, quais elementos fazem parte dele e os benefícios desse investimento, coloque já em prática estratégias para desenvolvê-lo! Isso trará resultados estratégicos para a sua companhia no médio e longo prazo.
Se quiser saber mais sobre o universo de Gente e Gestão e entender como potencializar o sucesso do seu negócio, aproveite para nos seguir no LinkedIn. Lá, você receberá em primeira mão as principais novidades sobre RH!