11 Características comportamentais mais valorizadas pelas empresas

Avaliar somente as hard skills não é suficiente para garantir bons resultados. É essencial que os profissionais também desenvolvam características comportamentais — as soft skills.
Essas competências representam um conjunto de traços individuais que refletem a forma como uma pessoa pensa, sente e age. No contexto corporativo, revelam muito sobre sua maturidade e estilo de trabalho.
Embora cada empresa tenha demandas específicas e busque talentos alinhados aos seus valores, objetivos e fit cultural, algumas habilidades comportamentais se destacam por trazer diversas vantagens para a gestão organizacional.
Descubra agora quais são elas!
Principais características comportamentais valorizadas em candidatos
As soft skills dizem muito sobre o desempenho de um colaborador e sua compatibilidade com as expectativas e cultura do negócio.
Por isso, conhecer as competências mais valorizadas pelo mercado ajuda a aprimorar os processos seletivos e a desenvolver equipes de alta performance.
A seguir, confira 11 características comportamentais que fazem diferença em qualquer organização:
1. Relacionamento interpessoal
Dificilmente um profissional consegue exercer atividades em uma empresa sozinho. Por isso, é essencial que todos os colaboradores mantenham uma boa interação entre si e saibam trabalhar em equipe.
Ao selecionar um novo talento, é importante verificar se ele possui boa capacidade de relacionamento interpessoal e sabe gerenciar suas interações.
Ele precisa compreender as necessidades dos colegas para construir vínculos positivos e produtivos no dia a dia corporativo, além de ser capaz de colaborar efetivamente em grupo.
2. Capacidade de comunicação e negociação
Um funcionário que tem boas ideias, mas não consegue comunicá-las, enfrenta mais dificuldades para colocá-las em prática.
Por isso, independentemente da função, é crucial que ele tenha habilidade para organizar conceitos, transmitir informações de forma clara e defender suas propostas com argumentos consistentes.
Além disso, especialmente em cargos C-level e executivos, o profissional deve consegui dar repasses sobre o trabalho dos outros colaboradores de maneira eficaz, gerando impactos positivos para a companhia.
Essa característica comportamental pode ser desenvolvida por meio de treinamentos e feedbacks, desde que seja posta em aplicação.
3. Aptidão em lidar com feedbacks
O talento deve ser capaz de receber feedbacks de líderes e colegas de trabalho, utilizando essas orientações para seu próprio desenvolvimento.
Dessa forma, consegue aprimorar competências, ajustar sua postura e alinhar seu desempenho aos objetivos e expectativas da organização.
Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de iniciativas de capacitações que reforcem o papel da avaliação, incluindo como oferecer retornos de qualidade e a melhor maneira de reagir a eles.
Em algumas consultorias, há programas totalmente focados na cultura de feedbacks das empresas.
4. Busca por capacitação e troca de conhecimentos
O mercado exige que os profissionais aprimorem suas qualidades e conhecimentos constantemente. Desse modo, todos podem contribuir de maneira mais efetiva para o crescimento do negócio a longo prazo.
Essa característica comportamental é percebida em pessoas que realizam cursos e treinamentos corporativos de forma contínua, assim como naquelas que buscam desafios que promovam desenvolvimento pessoal e profissional.
Além disso, é importante que os colaboradores estejam dispostos e preparados para compartilhar seus aprendizados com as equipes.
O aperfeiçoamento colaborativo, afinal, potencializa tanto os resultados individuais quanto os da empresa.
5. Visão sistêmica
Colaboradores qualificados não se limitam a conhecer profundamente somente suas funções específicas.
Para alcançar entregas efetivas, é essencial que o talento tenha uma visão sistêmica do impacto do seu trabalho dentro da companhia.
Isso envolve compreender como suas ações influenciam os propósitos da empresa, assim como a atuação dos outros times.
Conhecer também o mercado em que a organização atua e entender seu diferencial estratégico ajuda a fortalecer ainda mais esse olhar.
6. Flexibilidade
Para manter a competitividade, os negócios precisam realizar mudanças internas periodicamente. Rever e ajustar processos e demandas faz parte da estratégia organizacional.
Por isso, é crucial que os funcionários sejam flexíveis e capazes de se adaptar a essas transformações, atuando em diversos cenários sem comprometer a qualidade dos resultados.
Desenvolver a adaptabilidade da equipe também contribui para que a empresa se torne mais dinâmica e preparada para diferentes contextos.
Nesse sentido, é importante mostrar aos profissionais os efeitos positivos de cada evolução organizacional proposta.
Além disso, estabelecer metas e propor desafios coerentes permite que as equipes treinem a flexibilidade em situações variadas.
7. Autoconhecimento
É essencial que os profissionais desenvolvam o autoconhecimento e compreendam suas principais qualidades, pontos de melhoria e o que impulsiona sua produtividade.
Dessa forma, o colaborador passa a ter mais coerência entre suas falas, sentimentos e ações.
A autopercepção, portanto, contribui para melhorar a performance individual e, consequentemente, os resultados das equipes.
Para desenvolvê-lo, é essencial realizar atividades que incentivem os talentos a se conectarem consigo mesmos, refletirem sobre os feedbacks recebidos e identificarem suas aspirações pessoais e profissionais.
Temos um vídeo que explica um pouco mais sobre como é possível desenvolver o autoconhecimento. Assista a seguir!
8. Resiliência
Obstáculos, imprevistos e desafios são comuns a todas as empresas. Por isso, as pessoas precisam estar preparados para enfrentar essas adversidades com otimismo e capacidade de superação.
Para garantir que os times mantenham a persistência em seus objetivos, mesmo diante das dificuldades, é importante desenvolver a resiliência.
Pessoas resilientes, além de se dedicarem à busca de soluções para os problemas, inspiram e motivam seus pares a persistirem em suas metas e no propósito da companhia.
9. Criatividade
Profissionais criativos conseguem identificar soluções inovadoras para problemas dentro e fora de sua área de atuação, tornando-se um diferencial para qualquer negócio.
Além disso, eles têm mais facilidade para perceber oportunidades no mercado, fortalecendo o ponto forte da organização.
Com isso, as entregas da empresa aumentam e seu crescimento a longo prazo é potencializado. Portanto, é essencial valorizar a criatividade além das hard skills nos processos seletivos.
10. Liderança
A liderança é frequentemente associada a cargos executivos e de gestão. No entanto, ser um líder vai muito além de ocupar uma posição estratégica.
Trata-se de uma característica comportamental que geralmente resulta da combinação de outros traços de personalidade.
Ela envolve a aptidão para assumir riscos, a busca por inovação, visão sistêmica, boa comunicação e a habilidade de motivar e engajar outras pessoas.
11. Equilíbrio emocional
Um equilíbrio emocional bem desenvolvido está diretamente relacionado ao autoconhecimento.
Compreender o que provoca determinados sentimentos (positivos ou negativos), controlar reações extremas e expressar emoções de maneira adequada é crucial para uma boa convivência em grupo.
Para isso, os colaboradores precisam investir no entendimento próprio, desenvolver a inteligência emocional e ser capazes de separar a vida pessoal da profissional.
Dessa forma, torna-se mais fácil manter um bom clima organizacional, a produtividade e o engajamento das equipes.
Saiba como desenvolver características comportamentais
As competências comportamentais são essenciais para que os profissionais gerem resultados e atuem alinhados à cultura e ao planejamento estratégico da organização.
Por isso, é importante que as empresas invistam no desenvolvimento das soft skills dos colaboradores, promovendo soluções individuais e em equipe e valorizando tanto o capital humano quanto o desempenho do time.
Um ponto central nesse desenvolvimento é estimular a autopercepção. É necessário identificar suas principais habilidades e compreender como aplicá-las de forma estratégica.
Promover treinamentos, palestras e capacitações também faz diferença. Investir em conhecimento e incentivar a reflexão pessoal contribui para transformar pensamentos, atitudes e comportamentos.
As características comportamentais são determinantes para a performance e a cultura organizacional. Quer se aprofundar no tema? Conheça também a metodologia Big Five e descubra como aplicá-la no seu negócio.