ChatGPT e RH: como usar a IA na sua rotina?
A gestão eficaz de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. No entanto, os profissionais de RH muitas vezes enfrentam desafios que consomem tempo, como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e respostas a perguntas repetitivas. É aí que entra o ChatGPT, uma revolução tecnológica que está transformando o setor de RH.
O primeiro parágrafo deste artigo foi escrito pelo ChatGPT. Você nem notou, né? Isso acontece porque a ferramenta, quando orientada corretamente por humanos, pode auxiliar em diversos processos operacionais – como na escrita de um texto como este, por exemplo. Dessa forma, ChatGPT e RH podem se unir para otimizar e agilizar processos da área com eficiência.
Este artigo vai te mostrar como a tecnologia pode facilitar o trabalho operacional dos profissionais de RH, permitindo que eles se concentrem em atividades mais estratégicas. Vamos lá?
O que é e qual a função do ChatGPT?
O ChatGPT é um chatbot online baseado em Inteligência Artificial, criado pelo laboratório de pesquisas OpenAI. A respeito da nomenclatura, “chat” remete a bate-papo e “GPT” significa Generative Pre-trained Transformer, referindo-se a um modelo de linguagem de programação.
Traduzindo a sigla, podemos ter uma ideia de como o ChatGPT trabalha – por meio de códigos e mensagens pré-treinados, gerados por um transformador. Ou seja, a partir de orientações externas, o software cria textos com base em informações já existentes na internet.
A função do ChatGPT, portanto, é transformar essas informações (sua base de dados) em respostas criativas às questões dos usuários. Nesse contexto, o algoritmo tem um poder de interpretação mais avançado, podendo adaptar os textos para diferentes formatos e contextos.
Como o ChatGPT pode ajudar o RH?
Os primeiros profissionais de Recursos Humanos surgiram para mediar as relações entre trabalhadores, sindicatos e empregadores. Por esse motivo, o RH era encarregado de tarefas operacionais que demandavam muito tempo e mão de obra.
Hoje, as empresas estão se atualizando, e devido à concorrência que só cresce no mercado a cada ano, é preciso se destacar.
Mas, como alcançar essa posição de destaque em sua gestão? É preciso acompanhar as tendências da área, adotando ferramentas, metodologias e técnicas capazes de elevar a produtividade. Exemplo disso é a colaboração entre o ChatGPT e o RH para acelerar processos manuais ou mecânicos de uma empresa.
A partir de uma soma de fatores, é possível enxergar o que chamamos de RH 5.0. Entre eles, podemos citar:
- profissionais altamente capacitados;
- otimização de processos e demandas;
- foco da gestão de pessoas em pontos estratégicos;
- desenvolvimento da cultura organizacional;
- ambiente de trabalho positivo.
Para o profissional 5.0, a tecnologia já é um instrumento de trabalho obrigatório. Independentemente da área de atuação, é possível inovar dentro dos processos já existentes – o que torna comum o surgimento de novos cargos e oportunidades (dentro ou fora da empresa).
Como usar o ChatGPT no RH?
Ao falar de ChatGPT e RH, percebemos que essa Inteligência Artificial pode auxiliar em diversos processos da área de gestão de pessoas.
Desde Recrutamento e Seleção, passando por saúde e bem-estar das pessoas até desenvolvimento e performance, é possível corrigir erros, melhorar a qualidade de textos e planejar ações. A seguir, confira como essa IA ajuda o RH na prática!
Feedbacks e avaliação de talentos
A troca de feedbacks – seja ele positivo ou negativo – é essencial para o desenvolvimento profissional e a melhoria da relação entre os funcionários.
Uma grande utilidade do ChatGPT no RH é na avaliação de desempenho de colaboradores e lideranças. Aqui, ele pode auxiliar na criação de agendas de reuniões de feedback, com etapas a serem seguidas para guiar a conversa, por exemplo.
Ainda sobre o uso da ferramenta na avaliação de talentos, também é possível utilizá-la em feedbacks para candidatos em um processo seletivo. O ChatGPT ajuda a criar mensagens pessoais e personalizadas em resposta a candidatos e candidatas que não seguem para as próximas etapas da seleção.
Atendimento a colaboradores
Assim como no auxílio aos feedbacks para pessoas candidatas ou para funcionários, o ChatGPT também pode dar suporte em informações solicitadas pelos colaboradores.
Alguns exemplos são as políticas da empresa, benefícios, férias, salário e outros assuntos relacionados à corporação.
Treinamento e desenvolvimento profissional
O ChatGPT também pode ajudar profissionais de RH na produção de conteúdos educacionais para os colaboradores, visando o desenvolvimento de cada pessoa.
Aqui, lembramos que é possível personalizar os direcionamentos para que a ferramenta crie conteúdos personalizados conforme o objetivo e necessidades de cada equipe ou funcionário.
Análise de dados
Uma das utilidades mais valiosas do ChatGPT para o RH é na análise de dados relacionados à gestão de pessoas.
Aqui, é possível apurar informações sobre o desempenho dos funcionários, absenteísmo, rotatividade, folha de pagamento, entre outros. A ferramenta fornece insights importantes para uma tomada de decisão orientada por dados.
Revisão de descrição de vagas
O ChatGPT pode auxiliar na criação e revisão de vagas abertas. A ferramenta ajuda a escolher as melhores palavras-chave para a busca efetiva de talentos.
No entanto, para que a revisão ou a escrita da descrição tenha o melhor resultado possível, é preciso passar os comandos corretos e informações detalhadas, como nome do cargo, responsabilidades e benefícios.
Criação de plano de integração
Os processos de onboarding podem ser favorecidos pelo ChatGPT durante a criação dos planos de integração dos talentos.
O software cria um planejamento personalizado para o seu negócio e focado no seu colaborador. Como citamos, quanto mais detalhes fornecer para a inteligência, mais aprimorados são os resultados.
Quais são as limitações do ChatGPT?
Como qualquer outra Inteligência Artificial, o ChatGPT deve ser utilizado com responsabilidade e ética profissional.
Isso porque, se não tivermos atenção, os algoritmos podem propagar aspectos culturais negativos – o que é chamado de preconceito algorítmico. Além disso, é preciso ter cuidado com a privacidade dos dados dos colaboradores, uma vez que essa IA pode utilizar informações pessoais para gerar conhecimento.
Quanto às informações geradas pelo ChatGPT ao RH, é essencial sempre revisar os conteúdos para evitar qualquer erro ou confirmar veracidade. Por isso, mantenha os treinamentos para o uso da plataforma em dia, tendo em vista as atualizações constantes da tecnologia.
Afinal, a ferramenta veio como um auxílio facilitador de tarefas operacionais do setor de RH, mas é preciso ter certa independência e autoridade para utilizá-la com discernimento.
Chegamos ao final deste conteúdo! Esperamos que agora você consiga agilizar as tarefas diárias e foque na parte estratégica da área, aliando ChatGPT e RH.
Para isso, te indicamos um artigo completo sobre Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção para aprofundar ainda mais no assunto. Até a próxima!