Aprenda a contratar um headhunter em 6 passos

Aprenda a contratar um headhunter em 6 passos

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber como contratar um headhunter pode ser um diferencial — sobretudo na busca pelas pessoas certas para ocupar cargos estratégicos e de alta gerência.

Afinal, esse profissional ajuda a encontrar e identificar candidatos com o perfil ideal para as vagas em aberto, garantindo contratações mais certeiras.

Contudo, contratar um caça-talentos, como também é chamado um headhunter, ainda é uma dúvida comum entre as empresas, justamente por não ser uma tarefa fácil.

Nesse processo, é preciso conhecer bem sua trajetória profissional, além de avaliar competências e habilidades cruciais para a função.

Pensando nisso, separamos 6 dicas sobre como contratar um headhunter para ajudar a sua empresa no recrutamento e seleção de executivos e especialistas. Confira!

1. Faça uma pesquisa completa sobre o headhunter

Não tem como contratar um headhunter sem antes conhecer a sua trajetória e experiências profissionais.

Dessa forma, pesquise a fundo sobre a presença desse profissional no mercado, a fim de entender suas metodologias e avaliar seus cases de sucesso e reputação.

Com o apoio de uma consultoria de executive search e uma boa conversa com gestores ou companhias que já tiveram contato com o headhunter, é possível ter acesso a essas informações.

2. Avalie o conhecimento de mercado

Um bom caça-talentos precisa conhecer o meio em que sua empresa atua, bem como as suas características e necessidades para recrutar pessoas realmente qualificadas.

Sendo assim, a partir de experiências anteriores, avalie se o headhunter tem uma compreensão ampla sobre o mercado e o segmento da sua empresa.

3. Analise as habilidades de comunicação

Outra dica importante sobre como contratar um headhunter é avaliar se esse profissional sabe se comunicar bem com os candidatos e organizações. É válido ressaltar que essa soft skill é indispensável para a função.

Portanto, certifique-se de que a comunicação é clara e compreensiva, e que o headhunter tem capacidade, também, para ouvir atentamente as demandas.

4. Verifique a rede de contatos do headhunter

O networking é a ferramenta de pesquisa mais importante para um headhunter. Por meio dessa rede de contatos, ele consegue se conectar com as pessoas qualificadas para preencher as vagas de maior complexidade e recrutá-las para a sua organização.

Logo, verificar se o caça-talentos tem um bom networking, capaz de atender às suas necessidades, é fundamental.

5. Considere o tempo médio de contratação

Saber como contratar um headhunter envolve também considerar o tempo médio que o profissional leva para realizar as contratações.

Afinal, se ele for rápido ou lento demais, corre o risco de a pesquisa ser feita sem a profundidade e dedicação necessária para encontrar os melhores talentos.

6. Avalie a habilidade com a tecnologia

Por fim, sabemos que o uso da tecnologia no RH no cenário atual é essencial, pois permite que os processos seletivos sejam mais ágeis e eficientes.

Dessa forma, ao contratar um headhunter é importante avaliar também se ele tem habilidade com boas ferramentas e plataformas de recrutamento e seleção.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, saber como contratar um headhunter pode ser a chave para ter os profissionais mais qualificados nos cargos estratégicos e de alta complexidade.

Portanto, se você precisa do apoio de um headhunter ou de uma consultoria especializada nesse tipo de contratação, entre em contato conosco!

Com a Selpe Executive, guiamos as contratações de executivos da sua empresa no caminho certo.

Autora
Aprenda a contratar um headhunter em 6 passos
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
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