Planejamento Estratégico: como implementar diretrizes nas empresas?

Planejamento Estratégico: como implementar diretrizes nas empresas?

O planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta de gestão empresarial. E, quando elaborado de forma sistematizada e com diretrizes bem estabelecidas, pode (e vai) ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio.

Isso porque, ele torna evidente a missão, a visão e os valores da empresa, sendo o ponto de partida para os seus princípios e propósito.

Assim, contribui para que as iniciativas corporativas ocorram de forma estruturada, integrada e com visão sistêmica. Tudo isso evidencia os objetivos da companhia e ajuda a guiar suas equipes rumo ao sucesso.

Neste post, você vai conhecer algumas estratégias para implementar diretrizes eficientes no planejamento estratégico da sua organização. Continue a leitura e saiba mais!

O que é planejamento estratégico nas empresas e como ele funciona?

O planejamento estratégico é um documento que reúne um conjunto de dados, metas e ações a serem utilizados como guia pelas empresas. Com isso, ele contribui para o entendimento de quais caminhos seguir e quais decisões estão mais alinhadas com o negócio.

Para tal, ele considera o cenário da companhia e do mercado, o perfil de seus funcionários, sua cultura, os recursos disponíveis e os resultados almejados.

Assim, constitui um processo sistêmico, possível e eficiente, que deve ser construído pelas lideranças junto ao RH.

Quais são os pilares dessa estratégia?

Conhecidos como “8Cs”, existem alguns pilares que sustentam um bom planejamento estratégico. Essa é uma metodologia ágil que ajuda no processo de estruturação do plano, valorizando as potencialidades da empresa e dos seus talentos. Entenda:

  1. Conhecimento: entenda o negócio.
  2. Coragem: corra riscos e saia da zona de conforto.
  3. Confiança: mantenha um diálogo aberto com os times.
  4. Competência: contrate profissionais qualificados para a função.
  5. Controle: defina prazos, acompanhe indicadores e verifique resultados.
  6. Comunicação: compartilhe as informações necessárias e solucione dúvidas.
  7. Colaboração: busque o apoio e engajamento da sua equipe.
  8. Comprometimento: se responsabilize pelos processos, proponha mudanças e entenda os impactos.

Como criar um planejamento estratégico para a minha empresa?

Agora que você já conhece os pilares para guiar um bom projeto, confira 5 etapas para criar um planejamento estratégico!

1. Realize o diagnóstico da companhia

O primeiro passo é observar as características da sua empresa, identificando pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esse processo é conhecido como análise SWOT e ajuda a conhecer a corporação e o mercado.

Para essa fase, é importante reunir as equipes de trabalho, perguntar suas percepções e avaliar contextos.

2. Entenda a cultura organizacional

A cultura organizacional constitui a identidade de uma empresa e deve refletir as crenças e o perfil de seus colaboradores. Para tal, ela define a visão, missão e valores do negócio, propagando-os para os públicos interno e externo.

Por essa razão, é também a base para a tomada de decisões e para a definição de objetivos. Afinal, impacta desde o recrutamento e seleção até a relação com os clientes e a oferta de serviços.

Então, é fundamental ter essas diretrizes bem definidas antes de realizar um planejamento estratégico corporativo. Por isso, reúna colaboradores aptos para criar ou revisar esses aspectos na sua organização.

3. Defina indicadores e metas

Depois de entender o momento da sua empresa, sua identidade e como seus funcionários a veem, chegou a hora de definir indicadores e metas.

Para isso, é preciso, primeiro, definir um objetivo geral para a companhia, que será desdobrado em metas para todos os setores. Lembre-se de que é importante sair da zona de conforto, propondo desafios, mas sem deixar de ser realista. Para tal, utilizar a metodologia OKR pode ajudar.

Essas metas devem servir como guia para o cumprimento do propósito macro definido pelo planejamento estratégico. Além disso, é a partir delas que serão definidos KPIs (métricas de performance) para os times.

Isso ajudará a mensurar o desempenho e os resultados alcançados, sendo essencial que todos os colaboradores entendam essas definições.

4. Proponha um plano de ação

Tendo como referência as etapas anteriores, proponha um plano de ação que contemple todos os passos necessários para alcançar os objetivos.

Nele, considere cronogramas, pessoas responsáveis por cada tarefa, atividades a serem realizadas, recursos disponíveis e ordem de prioridades. Ter essas diretrizes claras que guiará o dia a dia dos profissionais, viabilizando o sucesso corporativo.

5. Acompanhe métricas e resultados

Por fim, acompanhe as métricas e resultados periodicamente, a fim de mapear pontos que tem dado certo e aqueles que precisam ser aprimorados.

Além disso, é interessante que as lideranças realizem reuniões semanais e/ou mensais com suas equipes, para alinhar processos e expectativas.

Quais as vantagens de implementar um planejamento estratégico?

Você já questionou se as metas estabelecidas pela gestão estão de acordo com os objetivos da sua empresa? Ou se os líderes estão aplicando os indicadores certos para avaliar o desempenho dos colaboradores?

O planejamento estratégico pode ser a solução que você busca para essas e outras perguntas. Além disso, ele pode auxiliar você e sua equipe a alcançar os melhores resultados e evitar os principais riscos do seu segmento.

Mas existem vários outros benefícios em implementar um planejamento estratégico na sua organização. Dentre os principais estão:

  • elaboração de metas mensuráveis e acessíveis;
  • criação de planos de ação;
  • definição de objetivos alcançáveis;
  • melhora no direcionamento das iniciativas de gestão de pessoas;
  • otimização dos processos de gestão, entre outras.

Além dessas vantagens, o planejamento estratégico, tático e operacional impede que sua companhia perca de vista os seus objetivos no médio e longo prazo.

Porém, é preciso se atentar para possíveis empecilhos, como a centralização da tomada de decisões e a burocratização de demandas.

Meu planejamento estratégico não está saindo como esperado. O que fazer?

Embora apresente muitos benefícios, implementar um planejamento estratégico pode ser um desafio e nem sempre será bem sucedido. Afinal, podem surgir contratempos, novas prioridades, falhas de atuação e mudanças de última hora.

Nesses casos, o primeiro passo é reconhecer os erros para redirecionar o que é necessário. Aqui, uma dificuldade pode ser a centralização do conhecimento e da tomada de decisões, que compromete a troca de ideias e percepções.

Por isso, é fundamental contar com a visão de diversas pessoas, que viveram diferentes experiências e têm habilidades complementares. E, para tal, é necessário construir um ambiente seguro e estimular a participação efetiva de todo o time.

Por que contar com a expertise de uma consultoria externa?

Como vimos, implementar um planejamento estratégico tático e operacional pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. Porém, muitas organizações não contam com um time apto para coordenar esse processo.

Afinal, por ser de alta complexidade, demanda conhecimentos, soluções e repertório que só uma consultoria de RH pode oferecer. Na prática, ela irá contribuir para:

  • o desenho e a implantação de processos completos para Gente e Gestão;
  • a elaboração de estratégias e estruturação de dados para People Analitycs;
  • o alinhamento entre análise de desempenho e busca por resultados;
  • a estruturação de programas de desenvolvimento para potencializar os resultados da empresa.

Tudo isso irá favorecer o planejamento, execução e acompanhamento das diretrizes estabelecidas, bem como a atuação da liderança e a gestão de pessoas.

Chegamos ao final deste conteúdo e agora você já sabe o que é preciso para construir um planejamento estratégico coerente com a realidade do seu negócio.

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Autora
Planejamento Estratégico: como implementar diretrizes nas empresas?
Autora convidada
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
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