Como liderar uma equipe? Dicas para ser um líder
Nenhum gestor ou gestora nasce sabendo como liderar uma equipe. A liderança, ainda que seja uma habilidade mais fácil para algumas pessoas, pode ser desenvolvida com o tempo.
Ainda assim, a busca por profissionais com perfil sólido para liderar uma equipe ainda é desafiadora. Por isso, dominar as nuances da liderança é um ponto-chave para se destacar no mercado.
Ser referência para o time vai além do cargo: diz sobre saber solucionar problemas, intermediar conflitos, ter equilíbrio emocional e ser um facilitador para abrir caminhos.
Esteja você a procura de líderes para a sua empresa ou mesmo querendo desenvolver essa habilidade, este conteúdo é importantíssimo para a sua estratégia.
Continue a leitura e descubra como é o perfil de um líder que o mercado deseja.
O que é liderança?
Liderança é ter a capacidade para guiar, motivar, orientar e ser exemplo, incentivando o desenvolvimento de seus liderados.
Para isso, é preciso saber se conectar com as pessoas, transmitir ideias e promover a inovação. Assim, será possível alcançar os melhores resultados.
A habilidade de liderar está associada ao desenvolvimento de diversas soft skills e pode ser percebida em profissionais vivenciando diferentes momentos na carreira.
Portanto, é importante que gestores e diretores estejam atentos aos seus times.
Afinal, qualquer um de seus colaboradores pode ter intrinsecamente um espírito de liderança aguçado e boa visão sistêmica para atingir resultados mais que satisfatórios no trabalho em equipe.
Profissionais com esse perfil costumam ser facilitadores e sabem como promover o bom clima organizacional.
À medida que os gestores reconhecem e investem nesses talentos, a tendência é que se tornem ainda mais valiosos para o negócio.
O que caracteriza boas lideranças?
Um líder precisa estar alinhado com os valores e cultura organizacionais. Nesse contexto, sua conduta deve ser um exemplo.
Assim, é crucial evitar qualquer desconexão com a cultura de uma empresa, pois isso pode refletir no comportamento e desempenho da equipe.
Outras características destacam as boas lideranças, como:
- autoconfiança;
- capacidade de transmitir segurança para equipe;
- comunicação clara, constante e objetiva;
- aptidão para gerenciamento e organização de tarefas;
- desenvolvimento de uma liderança positiva;
- propensão para tomada de decisões;
- responsabilidade para assumir desafios;
- visão estratégica mesmo em momentos de turbulência.
Quais os benefícios de uma liderança estratégica?
Contar com líderes estratégicos traz vantagens para a sua empresa, resultando em agilidade e assertividade na tomada de decisões, manutenção da cultura corporativa, entre outros benefícios destacados a seguir:
- valorização da cultura organizacional;
- bom clima entre os colaboradores;
- redução do turnover;
- maior motivação, satisfação e engajamento;
- melhores ações de desenvolvimento;
- mais inovação e criatividade, resultando em melhores entregas.
Quando a equipe é orientada por um profissional compreensivo, que sabe se comunicar e incentivar seus colegas, suas ações são espelhos para a performance dos colaboradores.
Como liderar uma equipe e ser um líder de destaque?
A capacitação para o cargo está ligada ao contexto em que o colaborador atua. Apesar disso, algumas características e boas práticas são essenciais para distinguir uma liderança promissora. Confira!
1. Aprenda a ser flexível e tenha empatia
O ‘saber ouvir’ envolve tanto a troca de feedbacks sobre a empresa e o setor quanto a preocupação com o bem-estar individual.
Com essa postura, a liderança demonstra cuidado e valorização com o time, criando relações de confiança e respeito.
A flexibilidade complementa a habilidade de empatia, afinal, é preciso saber promover mudanças e concessões a partir das informações trazidas em um diálogo.
É por isso que é tão importante manter o canal de comunicação com a equipe aberto, para que a troca de insights seja contínua.
Nesse cenário, os momentos de 1on1 e devolutivas de desempenho entre líderes e liderados devem ser incentivados.
2. Demonstre sinceridade e motivação
Para garantir resultados e boas relações de trabalho, é essencial que a comunicação seja aberta, objetiva e sincera.
Quando líderes se comunicam de maneira eficiente, a equipe se sente segura para expressar suas opiniões e sugerir novas iniciativas e soluções para o negócio.
No médio e longo prazo, essa habilidade de liderança aumenta o engajamento, favorece a retenção e fortalece o senso de pertencimento genuíno.
Isso acontece porque além de entenderem as necessidades e objetivos estratégicos, os colaboradores passam a querer contribuir ainda mais para os resultados entregues pela liderança do setor, como uma retribuição pela confiança e sinceridade.
Um aspecto importante é que essa comunicação seja direcionada ao incentivo. Por isso, demonstrar segurança e entusiasmo ao se comunicar é importante.
3. Seja um exemplo
A liderança desempenha um papel fundamental ao orientar e inspirar os comportamentos, ações e desempenho da equipe, bem como ao influenciar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Portanto, para orientar uma equipe da maneira correta, é essencial ser um modelo a ser seguido e estar envolvido de perto na rotina do time.
4. Valorize a sua equipe
Uma das grandes habilidades dos bons líderes é a de saber identificar e valorizar os principais talentos e habilidades de cada membro.
Isso faz com que saibam delegar tarefas com mais efetividade e promover ações de desenvolvimento mais efetivas.
Muitas das competências profissionais podem ser identificadas com o uso de People Analytics e análise preditiva.
Contudo, há aspectos que demandam observação atenta e diálogo e, novamente, a comunicação aberta e a empatia são primordiais.
A liderança estratégica também é capaz de entender os motivadores coletivos, reconhecendo e valorizando as entregas e aprendizados da equipe.
5. Tenha visão estratégica
A visão estratégica está relacionada a diversos elementos, como o profundo entendimento do negócio, o conhecimento do mercado, a sólida base teórica e prática acumulada com a experiência e a capacidade de se adaptar.
Dessa forma, é essencial para liderar equipes e apresentar soluções eficazes.
Afinal, é somente com essa rica bagagem que a liderança será capaz de ter uma perspectiva bem fundamentada das ações do time no curto e no longo prazo.
6. Tenha inteligência emocional
A inteligência emocional é considerada uma das competências interpessoais fundamentais para um líder, pois a capacidade de gerenciar as emoções tem um impacto importante no ambiente de trabalho.
Portanto, é recomendável que se busque desenvolver essa habilidade para lidar com conflitos, assuntos complexos e diversidade dentro da equipe.
Assim, é possível melhorar os resultados do time além de tomar decisões mais acertadas.
7. Invista na cultura do feedback
Um bom líder orienta sua equipe na direção adequada e demonstra preocupação com o desenvolvimento profissional de cada membro.
Esse objetivo pode ser alcançado por meio da prática de feedback contínuo.
Durante essa interação, é possível identificar pontos positivos e de desenvolvimento de cada colaborador, oferecendo soluções para o progresso profissional.
Nesse processo, é essencial estar aberto a receber feedbacks do grupo sobre seu próprio desempenho e conduta, visando uma evolução conjunta e o alcance das metas estabelecidas.
Atenção: não cometa esses erros ao liderar uma equipe
Para ter sucesso como líder, é preciso compreender também quais erros evitar, principalmente se a posição for nova para você.
Isso porque a falta de preparação e experiência podem contribuir para que eles sejam cometidos de maneira inconsciente, prejudicando todo o desempenho da equipe.
Embora sejam falhas comuns de gestores iniciantes, isso não quer dizer que lideranças mais experientes não possam cometê-las.
Por isso, atenção aos erros que devem ser evitados na sua gestão:
- não buscar conhecer os seus liderados;
- subestimar a própria equipe;
- propor mudanças sem entender o momento da empresa;
- evitar conversas e decisões difíceis;
- prometer muito e criar expectativas irreais;
- não saber ouvir ou dar feedbacks;
- não apoiar o desenvolvimento do time;
- ser mais chefe do que líder.
Para saber mais sobre a formação de líderes e como criar um plano de carreira para esse objetivo, aproveite para baixar o nosso guia completo sobre desenvolvimento de lideranças.
Até a próxima!