Como recrutar pelo LinkedIn? Confira 8 dicas!
Encontrar profissionais qualificados pode ser um grande desafio para o setor de Recursos Humanos. Isso porque, com o fácil acesso à internet e às redes sociais, o comportamento dos candidatos mudou, exigindo das companhias novas estratégias de recrutamento.
Por isso, entender como recrutar pelo LinkedIn deve ser umas das prioridades das empresas. Essa plataforma é uma rede social voltada para o mundo corporativo, que oferece várias ferramentas que conectam talentos e organizações.
Por meio dela, é possível trocar experiências, compartilhar e avaliar currículos, bem como realizar contratações mais certeiras.
Além disso, o LinkedIn é a rede social que fornece os candidatos com mais alta qualidade, segundo o Jobvite Recruiter Nation Report 2021. E quando utilizado de forma correta, ela também ajuda a elevar a posição e a competitividade da empresa no mercado de trabalho.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira 8 dicas de como recrutar pelo LinkedIn. Vamos lá?
Como recrutar profissionais pelo LinkedIn?
Para utilizar o LinkedIn nos processos de recrutamento e seleção é preciso ir além da divulgação de uma vaga. Existem outras estratégias que podem facilitar e potencializar a busca por profissionais qualificados. Veja a seguir!
1. Tenha um perfil atraente na plataforma
Antes de tudo, é necessário trabalhar o perfil, tornando-o mais interessante e chamativo. Afinal, ele costuma ser o cartão de visitas da empresa.
É por meio dele que o candidato procura entender a cultura, o propósito e o posicionamento da organização no mercado, e, a partir disso, definir se deseja atuar nela.
Imagem de capa e descrição atraentes, vídeos cativantes, depoimentos e conteúdos relevantes são alguns itens para deixar o perfil da sua companhia atrativo.
2. Participe de grupos relevantes
Ao recrutar pelo LinkedIn, é importante se preocupar também com as conexões e interações dentro da rede.
Isso facilita o networking e aumenta as chances de contratação alinhadas às necessidades do negócio. Portanto, participe de grupos relevantes, contribuindo com as discussões e publicando conteúdos que conversam com os tópicos comentados.
3. Invista na estratégia de hunting
A estratégia de hunting é fundamental para quem deseja recrutar os melhores talentos no LinkedIn. Por isso, você não pode deixar de considerá-la.
Afinal, esse método realiza uma busca ativa por candidatos e otimiza o tempo do processo a partir de um estudo cauteloso de mercado e do perfil desejado.
4. Divulgue as vagas de forma estratégica
A maneira como as vagas são divulgadas também conta muito na hora de recrutar as pessoas certas. Dessa forma, faça descrições completas e instigantes, que chamem a atenção dos profissionais.
Além disso, opte por imagens ricas e reais, valorizando a diversidade do seu pessoal.
5. Utilize palavras-chave nos anúncios
Outra dica importante sobre como recrutar pelo LinkedIn é utilizar bem as palavras-chave nos anúncios. Como sabemos, eles aumentam a visibilidade sobre a empresa e a vaga disponível.
E quando essas palavras são usadas de forma estratégica, os recrutadores conseguem associar o conteúdo ao perfil ideal. O que permite que a divulgação chegue apenas aos candidatos compatíveis à função.
6. Aproveite as conexões dos seus colaboradores
Para alcançar e atrair mais profissionais qualificados, aproveitar as conexões dos colaboradores no LinkedIn pode ser uma ótima alternativa.
Para tal, peça aos funcionários que auxiliem na divulgação, compartilhando a vaga em seu próprio canal da rede. Como forma de incentivo, a organização pode oferecer, até mesmo, uma bonificação.
7. Avalie o perfil dos candidatos
Outra possibilidade de obter sucesso ao recrutar pelo LinkedIn é usar a plataforma para avaliar o perfil dos possíveis candidatos.
Nela, os recrutadores têm acesso a informações relevantes, como comportamento dos talentos em uma rede profissional, suas preferências de conteúdos e experiências no mercado.
8. Solicite indicações
Por fim, ao recrutar no LinkedIn, é possível solicitar indicações sobre os profissionais selecionados. Isso porque, a plataforma permite que os recrutadores acessem o perfil do candidato e tenha conhecimento sobre a empresa em que trabalha ou que já atuou e das pessoas conectadas com ele.
Assim, basta procurar aquelas que já tiveram alguma ligação profissional com os talentos e solicitar mais informações e qualificações sobre eles.
O que NÃO fazer ao recrutar pelo LinkedIn?
Além de conhecer as melhores dicas de como recrutar pelo LinkedIn, é importante saber também o que não fazer ao realizar essa prática. Pois, tais ações podem impactar de forma negativa no sucesso das suas contratações. São elas:
- ignorar as conexões compatíveis com a empresa;
- não deixar claro as informações da vaga;
- não mapear o perfil comportamental do futuro profissional;
- entrar em contato com vários candidatos sem antes avaliar o perfil;
- não interagir na rede e demorar para responder mensagens;
- usar uma única ferramenta do LinkedIn;
- não pensar nos anúncios de forma estratégica.
Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, a plataforma é uma estratégia eficaz para encontrar profissionais qualificados e alinhados com o fit cultural.
E agora que você já sabe como recrutar pelo LinkedIn, que tal se conectar ao nosso perfil e ficar por dentro das melhores novidades de Gente e Gestão? Para isso, basta nos seguir no Linkedin. Até a próxima!