Competências e Habilidades: conheça as 5 mais valorizadas pelas empresas hoje

Competências e Habilidades: conheça as 5 mais valorizadas pelas empresas hoje

Atualmente, o que temos comprovado é que não basta ter ótimas qualificações técnicas para se destacar no mercado.

É preciso ir além, se conhecer de maneira profunda e construir uma trajetória que contemple competências e habilidades notáveis.

Mas você sabe diferenciar essas qualidades? E mais importante, conhece os comportamentos e atitudes em alta no ambiente corporativo?

Neste artigo, você descobrirá como identificar e desenvolver essas competências e habilidades, além de entender a importância do lifelong learning para lideranças e equipes.

Fique conosco!

Como diferenciar competências e habilidades no ambiente de trabalho?

As competências e habilidades são fundamentais para o sucesso profissional e o alcance de objetivos corporativos.

Embora os termos sejam frequentemente usados como sinônimos, há diferenças entre eles.

Habilidades

As habilidades representam tudo o que aprendemos a desempenhar, desde a construção de bons relacionamentos interpessoais até a comunicação assertiva em projetos, por exemplo. Elas englobam:

  • hard skills: aprendizado adquirido por meio de cursos e experiências práticas, como conhecimento de software, ferramenta ou idiomas;
  • soft skills: associadas às competências socioemocionais, como colaboração, flexibilidade e resiliência.
  • power skills: referem-se às habilidades existenciais, presentes em uma pessoa desde o nascimento, como empatia e criatividade.

Competências

Já as competências são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para desempenhar atividades.

Elas envolvem a capacidade de integrar:

  • conhecimentos (C): dominar a teoria fundamental para a função;
  • habilidades (H): aplicação prática do conhecimento adquirido;
  • atitudes (A): disposição para realizar as tarefas necessárias.

Um profissional pode ter habilidades em comunicação assertiva, utilização de ferramentas de gestão online e um ótimo relacionamento interpessoal.

Entretanto, a competência “liderança” integra todas essas qualidades na vivência prática para solucionar desafios de maneira eficaz.

Qual a importância de desenvolver habilidades e competências?

Competências e habilidades se complementam na vida pessoal e profissional. Desenvolvê-las pode ajudar os talentos a se tornarem mais completos e confiantes, favorecendo a felicidade no trabalho e promoções internas.

Quando identificamos conhecimentos em gestão de pessoas, aptidões técnicas e visão estratégica em um gestor, por exemplo, percebemos que algumas qualificações podem ser naturais, enquanto outras são desenvolvidas ao longo do tempo.

Por isso, uma cultura organizacional que valoriza o desenvolvimento de competências e habilidades não apenas capacita os profissionais a se tornarem protagonistas em sua evolução, como também impulsiona o crescimento do negócio.

Quais as competências e habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho?

Para Tatiana Sarmento, headhunter na Selpe, mais do que as competências técnicas, são as comportamentais que ditam as decisões nos processos de recrutamento, seleção e efetivação.

“Relacionamento interpessoal, adaptabilidade, flexibilidade, autogestão e disciplina são o que definem um profissional estratégico”, ela destaca.

  • Autonomia e autogestão: assumir responsabilidades e tomar decisões sem a necessidade de supervisão ou microgerenciamento.
  • Adaptabilidade: habilidade de ajustar-se a novas condições e aprender com mudanças inesperadas, incertezas e desafios.
  • Flexibilidade: disposição para ajustar-se a diferentes aspectos do trabalho, como horários, locais, ou funções, e equilibrar as necessidades pessoais e profissionais.
  • Disciplina: garantir que as tarefas sejam realizadas de maneira organizada, com responsabilidade e dentro dos prazos estabelecidos.
  • Relacionamento interpessoal: colaborar ativamente com colegas, clientes e lideranças, buscando harmonia e objetivos comuns.

A seguir, confira outros comportamentos fundamentais para uma boa performance no trabalho.

  • Pensamento crítico: analisar informações com objetividade, avaliar argumentos e tomar decisões fundamentadas.
  • Inteligência emocional: reconhecer, compreender e gerenciar emoções.
  • Criatividade e inovação: pensar de maneira criativa, apresentando novas ideias e soluções para desafios.
  • Gestão de tempo: priorizar tarefas, gerenciar prazos e manter o equilíbrio entre diferentes responsabilidades.
  • Comunicação: expressar opiniões e sugestões com clareza, seja de maneira verbal ou escrita.

Qual é o papel do RH no desenvolvimento de competências e habilidades?

Desenvolver competências e habilidades é um processo contínuo e faz parte da trajetória de todo profissional.

Nesse sentido, o setor de Gente e Gestão desempenha um papel crucial na implementação de metodologias estratégicas para impulsionar esse avanço.

Confira, a seguir, algumas iniciativas direcionadas para lideranças, equipes e talentos.

Para equipes:

Mapeamento de Competências

O mapeamento de competências é um ponto de partida fundamental para aprimorar as equipes, proporcionando uma visão clara das capacidades de cada membro.

Esse processo pode incluir pesquisas, tecnologia em RH e ações voltadas para o autoconhecimento dos profissionais, identificando pontos fortes na performance e oportunidades de desenvolvimento.

Perfil Comportamental

Para analisar o perfil comportamental dos colaboradores, as ferramentas de assessment são a solução ideal.

Entender como cada funcionário se comporta no cotidiano é estratégico tanto para avaliar as entregas do time quanto para fornecer insumos para tomadas de decisões, como em um pipeline de lideranças.

Para cada colaborador:

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Investir na construção de um Plano de Desenvolvimento Individual demonstra o comprometimento da empresa com o crescimento dos profissionais.

Ao alinhar as expectativas dos talentos com as necessidades do negócio, é possível direcionar o desenvolvimento de competências e habilidades específicas.

Job Rotation

A prática de job rotation, ou rotação de atividades, é uma abordagem eficaz para a aquisição de conhecimentos, especialmente para trainees.

Essa troca proporciona novos desafios e a oportunidade de desempenhar funções diferentes das habituais, resultando na conquista de saberes multidisciplinares e em uma melhor integração entre as áreas.

Devolutiva Comportamental

A devolutiva comportamental apoia líderes e RH na apresentação de tendências sobre as práticas dos talentos, servindo também para orientar atitudes e ações que podem ser aprimoradas para elevar o potencial de cada colaborador.

Para lideranças:

Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL)

Os programas de desenvolvimento de lideranças são uma excelente maneira de engajar e desenvolver líderes em potencial.

Com esse método, é possível criar parâmetros de desenvolvimento de competências conforme as necessidades do colaborador e os objetivos organizacionais.

Treinamento e networking

Os treinamentos para lideranças, aliados a um networking relevante com outros profissionais, criam um ambiente propício para o aprimoramento de qualificações diversas.

Por meio desses relacionamentos, os executivos e colaboradores de alta senioridade identificam estilos de liderança, como o e-leadership, aprendem e se motivam na descoberta de habilidades e competências.

Leituras sobre liderança e gestão

Os livros sobre liderança também são ótimas fontes de inspiração e aprendizado. Assim, talentos e equipes se inspiram na experiência de outros gestores e obtém insights sobre comportamentos e atitudes de alto valor.

Hoje vimos que líderes, gestores e profissionais de RH têm um papel crucial nessa jornada de evolução constante no ambiente corporativo.

Contudo, o sucesso também depende da disposição dos talentos em buscar conhecimentos de forma ativa, aprender e enfrentar desafios.

Esperamos ter ajudado você a compreender a importância das competências e habilidades profissionais e como desenvolvê-las na prática.

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Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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