Comunicação interna e RH: como impacta o engajamento?
A comunicação interna é um conjunto de estratégias que visam facilitar e otimizar a troca de informações dentro de uma empresa. Isso significa que ela está diretamente relacionada ao quadro de funcionários, assim como a área de Recursos Humanos, que tem as pessoas como foco.
Uma comunicação interna eficaz é essencial para que todos na organização estejam alinhados em relação ao propósito, valores, estratégias e cultura organizacionais. Além disso, ela é fundamental para evitar conflitos e, consequentemente, baixa produtividade.
Quer saber mais sobre a comunicação interna e entender a importância de integrá-la com o RH? Continue a leitura!
Por que trabalhar a comunicação interna dentro do RH?
Apesar de não ser muito comum em algumas empresas, o setor de RH pode ser o responsável por essa comunicação, uma vez que é incumbido pela gestão de pessoas. E assim, tende a saber a melhor maneira de comunicar e de engajar os colaboradores e lideranças com a mensagem.
Essa integração possibilita não só transmitir informações para diferentes áreas, perfis e pessoas, como também influencia o modo como eles agem no trabalho. Quando bem estruturada, a comunicação interna potencializa o senso de pertencimento e o engajamento dos profissionais.
Isso porque o RH conhece o contexto atual do negócio e as particularidades de cada funcionário. O que melhora a relação entre os colaboradores e empresa, facilitando o alinhamento de estratégias empresariais, bem como a troca de ideias e sugestões.
Quais os benefícios da comunicação interna para o negócio?
Como vimos, a comunicação interna e o RH têm como foco de suas ações o capital humano. Logo, quando trabalhadas de forma conjunta, podem gerar diversos benefícios para a companhia, além de engajar as pessoas aos objetivos do negócio. Veja a seguir!
Traz alinhamento organizacional
As organizações que investem em uma boa comunicação conseguem fazer com que todos os talentos estejam cientes sobre os seus valores, missão e estratégias e, ainda, atuem em função disso. O que garante resultados, entregas e engajamento ainda melhores.
Aumento de produtividade
Uma comunicação interna eficaz favorece também o alinhamento entre setores e empresa como um todo, permitindo o trabalho em equipe e um melhor aproveitamento de cada colaborador. O resultado de tudo isso é o aumento de produtividade.
Reduz conflitos
Muitos conflitos dentro das organizações surgem devido a uma falha ou um mal-entendido na comunicação. Dessa forma, apostar em mensagens bem trabalhadas e conectadas à postura do negócio, pode reduzir esses desentendimentos.
Favorece um bom clima organizacional
Vários fatores contribuem para um clima organizacional leve e agradável — e a comunicação interna, quando bem feita, é um deles. Afinal, como vimos, ela aumenta o senso de pertencimento, reduz as divergências e foca nas pessoas.
Reduz a rotatividade de pessoal
Com tudo o que já citamos, a tendência é que os profissionais fiquem mais satisfeitos nas companhias que investem em comunicação interna integrada com a gestão de pessoas. Logo, há uma tendência na redução da taxa de turnover.
Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing?
É comum algumas pessoas confundirem esses dois conceitos, já que estão relacionadas. No entanto, a comunicação interna e o endomarketing apresentam papéis e objetivos diferentes.
Como vimos, a comunicação visa a troca de informações em si, para que todos da empresa estejam alinhados e possam colaborar efetivamente com o seu crescimento. Por outro lado, o endomarketing é parecido com o marketing tradicional, porém, com o foco nos colaboradores.
Esse termo vai além do compartilhamento de objetivos e estratégias — ele busca conhecer as necessidades e desejos de cada funcionário para envolvê-los e motivá-los no trabalho. E, assim, promover a marca e potencializar bons resultados.
Quais canais o RH pode usar para a comunicação interna?
Além dos tradicionais meios, como e-mail e mural, o RH pode contar com diversos outros canais para fazer uma boa comunicação interna. Entre eles, estão:
- intranet: espaço digital exclusivo para os colaboradores da empresa, na qual é possível compartilhar comunicados estratégicos e importantes para as equipes;
- rede social corporativa: uma rede social fechada para funcionários, destinada para os comunicados e informativos sobre o negócio;
- chat interno: ferramenta de mensagens que permite trocar informações com mais agilidade e facilidade, como Teams e Slack;
- newsletter: tipo de e-mail informativo que pode ser estruturado e programado para sair com periodicidade definida;
- reuniões presenciais ou online: as conversas presenciais ou à distância também são ótimos canais de comunicação interna. Elas permitem o olho no olho e uma troca mais clara e de fácil entendimento.
Como o RH pode fazer uma comunicação interna de forma eficaz?
Para fazer uma comunicação interna eficiente, não existe segredo! O importante é ter um bom planejamento estratégico para que as mensagens consigam transmitir o propósito da companhia e engajar os talentos.
Pensando em te ajudar nisso, separamos algumas dicas que o seu RH pode usar para fazer uma comunicação interna eficaz na sua empresa. Confira!
1. Defina a periodicidade dos comunicados
O ideal é que o setor de RH já conheça os objetivos e valores da organização, bem como o seu quadro de pessoal. Logo, a primeira dica é definir uma rotina de comunicados. Ou seja, a periodicidade em que as informações serão passadas, a fim de conseguir informar as estratégias e as ações importantes que acontecem na companhia.
Dessa forma, é possível manter uma comunicação bem estruturada e certeira, sem sobrecarregar nenhum profissional do setor.
2. Estabeleça os canais de comunicação
Como vimos, existem diversas opções de canais que podem ser usados para a comunicação interna.
Contudo, para garantir assertividade no processo, é preciso escolher aqueles meios que mais se adequam ao perfil do negócio e dos seus funcionários. Além disso, é válido estabelecer qual ferramenta é ideal para cada tipo de comunicado (informal ou formal).
Ainda, têm alguns softwares de gestão que podem ser adotadas na comunicação empresarial para otimizar e facilitar a troca de informações.
3. Invista em uma linguagem mais leve e próxima
Por mais que seja dentro do ambiente de trabalho, a comunicação interna não precisa ser técnica e formal. Dessa forma, as chances de afastar os colaboradores, em vez de engajá-los, são maiores. Portanto, invista em uma linguagem mais simples, leve e direta, buscando manter proximidade com a equipe e lideranças.
4. Capacite os líderes
Apesar da comunicação interna ser uma responsabilidade do setor de RH, muitas informações são passadas para os liderados pelos próprios líderes. Por isso, é importante que as lideranças estejam preparadas para se comunicar com a equipe conforme as diretrizes seguidas pelo RH.
Esse alinhamento permite que até as trocas de e-mails e reuniões de 1:1 sejam realizadas de forma eficaz e leve, facilitando o entendimento e a proximidade.
5. Abra espaço para retornos e feedbacks
Por fim, é fundamental que a comunicação interna não seja uma via de mão única, na qual só o RH ou liderança pode transmitir os comunicados e informativos. Promova um espaço onde todos possam expressar suas opiniões, sugestões e, até mesmo, um feedback sobre a comunicação do negócio.
Como o RH pode mensurar a comunicação interna?
Conhecer o ponto de vista de todas as pessoas da empresa em relação a comunicação interna é fundamental para um processo mais efetivo. Mas como mensurar isso? Continue a leitura que a gente te conta!
- Pesquisa interna de satisfação: avalia a satisfação do quadro de funcionários em relação a comunicação.
- Indicadores de desempenho: mensura as taxas de participação, engajamento e abertura dos e-mails, bem como o uso de ferramentas.
- Feedbacks: analisa a eficácia da comunicação interna, considerando tom e canais.
Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, a comunicação interna pode ser um ótimo agente para engajar os colaboradores com os objetivos, valores e visão da organização, quando integrada no RH. E, a partir disso, fazer com que eles contribuam de forma positiva com o crescimento do negócio.
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