Passo a passo para a contratação internacional de talentos
Atualmente, o leque de opções de estilos de trabalho é mais amplo do que nunca. Com a tecnologia e mudanças no mercado, a contratação internacional de talentos se tornou uma realidade para diversos negócios.
A globalização reduziu as fronteiras do mundo comercial e corporativo, facilitando o livre fluxo de produtos, serviços e profissionais.
Nesse cenário, apostar no recrutamento de candidatos estrangeiros pode ser uma excelente estratégia para preencher equipes e impulsionar a diversidade.
Para entender o passo a passo da contratação internacional e esclarecer suas dúvidas, continue a leitura!
Como fazer uma contratação internacional?
Por se tratar de um recrutamento especializado, levar contratações internacionais para uma empresa requer um bom planejamento por parte do setor de Gente e Gestão.
Conheça, a seguir, algumas das principais iniciativas que devem ser realizadas.
1. Amplie o alcance da divulgação de vagas
Para contratar talentos fora do país, é essencial ampliar o alcance das oportunidades divulgadas. Afinal, o objetivo é atrair novos colaboradores que residem além das fronteiras da empresa.
Para isso, a organização pode investir em job boards bem estruturados para atingir o público nas regiões de interesse.
Para decidir qual escolher, entenda a necessidade de cada oportunidade e pesquise sobre as opções mais utilizadas por recrutadores no exterior. Nesses casos, consultorias especializadas também podem direcionar suas decisões.
2. Utilize as redes sociais com estratégia
A internet tem o poder de fazer com que mais informações cheguem a pessoas de outros lugares com rapidez e agilidade! Por isso, pode ser um mecanismo estratégico para estrangeiros conhecerem as oportunidades oferecidas pela empresa.
Para utilizá-la da forma mais alinhada com esse objetivo, invista em redes sociais como Instagram e, principalmente, em meios de recrutar pelo LinkedIn.
Para cargos mais estratégicos e de liderança, o LinkedIn é uma excelente forma de contato com profissionais em potencial.
3. Saiba o que diz a Legislação
Para contratar pessoas estrangeiras, é importante conhecer o que a lei diz sobre os direitos desses talentos em relação à estadia deles no país e às garantias trabalhistas deles na sua empresa.
Busque entender também quais as diferenças e semelhanças entre a contratação internacional e a de brasileiros, para garantir que todos os processos aconteçam sem causar problemas jurídicos para a organização.
4. Crie uma política de diversidade
Investir na contratação internacional trará à empresa profissionais com práticas culturais e hábitos diversos. Por isso, é uma ótima prática para realizar um recrutamento inclusivo.
Para garantir que a diversidade ocorra de maneira ainda mais assertiva, alinhe com a área de Gente e Gestão medidas que possam deixar os talentos estrangeiros mais confortáveis com o novo ambiente de trabalho (ainda que de forma remota).
Esse tipo de iniciativa, quando bem trabalhada, pode fortalecer o valor da diversidade na cultura organizacional dos negócios.
5. Faça avaliações de cada etapa dos processos
Assim como na admissão regular, é crucial monitorar cada etapa do processo seletivo na contratação de estrangeiros para identificar possíveis melhorias.
Para isso, invista em indicadores de recrutamento e seleção para avaliar a experiência do RH e dos candidatos nesse tipo de contratação.
Com isso, é possível planejar ações futuras para impulsionar a entrega desse processo e recrutar os melhores talentos.
O que diz a Legislação sobre a contratação internacional?
A contratação internacional, assim como a de brasileiros, deve seguir a legislação prevista pela Consolidação de Leis no Trabalho (CLT).
Assim, é crucial que profissionais estrangeiros tenham acesso aos mesmos direitos que os demais membros da equipe.
A única exceção a essa regra é em relação ao número de pessoas que podem ser estrangeiras na mesma organização.
Para o Artigo 144, a proporção desses talentos permitida não deve exceder a proporção de 1/3 dos colaboradores no total.
Lei da Migração
Em casos em que o candidato ainda resida em outro país durante um processo seletivo para atuar no Brasil, é essencial se atentar à Lei da Migração para que a mudança aconteça de maneira legal.
A Lei, implementada em 2017, leva em consideração os princípios de igualdade regulamentados no Artigo 5° da Constituição Federal. Dessa forma, seu objetivo é garantir a cidadania plena de estrangeiros no território brasileiro.
Além do direito ao trabalho, foi essa implementação que promoveu o acesso de profissionais de outros lugares do mundo a férias remuneradas e estadia no país.
Como contratar estrangeiros para atuar em outros países?
Até então, falamos apenas sobre a contratação de pessoas estrangeiras para trabalhar no Brasil.
Mas, quando o assunto é o recrutamento de colaboradores que vão permanecer fora do país, as regulamentações são diferentes.
Para apostar nessa admissão, a empresa tem duas opções: estabelecer uma unidade de negócios no local em que o colaborador reside (para garantir sua atuação presencial) ou optar pelo home office.
Mas atenção! Ainda que um prestador de serviços atue fora do país por meio do trabalho remoto, é necessário implementar, onde ele reside, a abertura de uma entidade, seja ela uma instituição, sociedade ou pessoa jurídica.
Além disso, também é importante entender as exigências para contratar pessoas no país do colaborador.
Afinal, quando a contratação acontece fora do Brasil, a legislação que deve ser seguida já não é mais a Consolidação de Leis Trabalhistas, mas sim a regional. Então, pesquise sobre os direitos trabalhistas oferecidos no local e conheça mais sobre o mercado.
Por isso, os processos para realizar uma contratação internacional de talentos com eficiência se resumem a se atentar às leis trabalhistas que regem esse objetivo e investir no processo seletivo prezando sempre pela diversidade nas equipes!
Agora que você conhece o passo a passo para fazer uma contratação internacional, o que acha de receber outros conteúdos de Gente e Gestão?
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